Diferença e Inclusão: reflexões sobre a docência e a formação em Educação Física

Difference and Inclusion: reflections on teaching and graduation in Physical Education

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Formação, Educação Física

Resumo

Esta investigação problematiza questões sobre diferença e inclusão, percebidas e experienciadas por estudantes da graduação em Educação Física, durante a realização dos seus estágios de docência, dialogando com aspectos de sua formação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cujos dados foram obtidos por meio do envio de questionário a discentes durante seus estágios. As lentes teórico-metodológicas miram-se nos Estudos Foucaultianos, a partir dos conceitos de discurso, norma e subjetividade. Destacam-se dois focos de discussão: Escola, Educação Física e Diferença; e Educação Física e Formação. Conclui-se que há discursos que constituem verdades sobre inclusão e que, os estudantes, apesar de compreender e procurarem trabalhar com diferença e inclusão, numa busca pela normalização dos alunos, não se sentem ainda preparados e voltam-se a outros saberes como suporte à docência.

Palavras-chave: Inclusão; Formação; Educação Física.

 

Abstract

This investigation examines questions of difference and inclusion, as perceived and experienced by undergraduate Physical Education students during their teaching internships, dialoguing with aspects of their training. The study is exploratory in nature, with data collected through a questionnaire sent to students during their internships. The theoretical and methodological lenses are part of Foucaultian Studies, based on the concepts of discourse, norm and subjectivity. Two focuses of discussion stand out: School, Physical Education and Difference; and Physical Education and Training. It is concluded that there are discourses that establish truths about inclusion. Despite understanding and attempting to address difference and inclusion, the students, in their efforts to normalize students, still feel unprepared and turn to other sources of knowledge to support their teaching.

Keywords: Inclusion; Graduation; Physical Education.

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Biografia do Autor

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela ULBRA/Canoas. Pós-graduada em Biomecânica pela UFRGS. Graduada em Educação Física pela ULBRA/Canoas. Professora Adjunta no Curso de Educação Física da UFRGS e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando com pesquisas nos Estudos Foucaultianos, Inclusão, Currículo e Formação de Professores. É líder do Grupo de Pesquisa em Docência e Avaliação em Educação Física (GEDAEF/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC/CNPq).

E-mail: robelmont@yahoo.com.br    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5653-1175

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Publicado

25/11/2024
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Como Citar

BELMONTE MACHADO, R. Diferença e Inclusão: reflexões sobre a docência e a formação em Educação Física: Difference and Inclusion: reflections on teaching and graduation in Physical Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9452. Acesso em: 26 dez. 2024.