Diferença e Inclusão: reflexões sobre a docência e a formação em Educação Física
Difference and Inclusion: reflections on teaching and graduation in Physical Education
Palavras-chave:
Inclusão, Formação, Educação FísicaResumo
Esta investigação problematiza questões sobre diferença e inclusão, percebidas e experienciadas por estudantes da graduação em Educação Física, durante a realização dos seus estágios de docência, dialogando com aspectos de sua formação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cujos dados foram obtidos por meio do envio de questionário a discentes durante seus estágios. As lentes teórico-metodológicas miram-se nos Estudos Foucaultianos, a partir dos conceitos de discurso, norma e subjetividade. Destacam-se dois focos de discussão: Escola, Educação Física e Diferença; e Educação Física e Formação. Conclui-se que há discursos que constituem verdades sobre inclusão e que, os estudantes, apesar de compreender e procurarem trabalhar com diferença e inclusão, numa busca pela normalização dos alunos, não se sentem ainda preparados e voltam-se a outros saberes como suporte à docência.
Palavras-chave: Inclusão; Formação; Educação Física.
Abstract
This investigation examines questions of difference and inclusion, as perceived and experienced by undergraduate Physical Education students during their teaching internships, dialoguing with aspects of their training. The study is exploratory in nature, with data collected through a questionnaire sent to students during their internships. The theoretical and methodological lenses are part of Foucaultian Studies, based on the concepts of discourse, norm and subjectivity. Two focuses of discussion stand out: School, Physical Education and Difference; and Physical Education and Training. It is concluded that there are discourses that establish truths about inclusion. Despite understanding and attempting to address difference and inclusion, the students, in their efforts to normalize students, still feel unprepared and turn to other sources of knowledge to support their teaching.
Keywords: Inclusion; Graduation; Physical Education.
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