Diferença e Inclusão: reflexões sobre a docência e a formação em Educação Física
Difference and Inclusion: reflections on teaching and graduation in Physical Education
Palavras-chave:
Inclusão, Formação, Educação FísicaResumo
Esta investigação problematiza questões sobre diferença e inclusão, percebidas e experienciadas por estudantes da graduação em Educação Física, durante a realização dos seus estágios de docência, dialogando com aspectos de sua formação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cujos dados foram obtidos por meio do envio de questionário a discentes durante seus estágios. As lentes teórico-metodológicas miram-se nos Estudos Foucaultianos, a partir dos conceitos de discurso, norma e subjetividade. Destacam-se dois focos de discussão: Escola, Educação Física e Diferença; e Educação Física e Formação. Conclui-se que há discursos que constituem verdades sobre inclusão e que, os estudantes, apesar de compreender e procurarem trabalhar com diferença e inclusão, numa busca pela normalização dos alunos, não se sentem ainda preparados e voltam-se a outros saberes como suporte à docência.
Palavras-chave: Inclusão; Formação; Educação Física.
Abstract
This investigation examines questions of difference and inclusion, as perceived and experienced by undergraduate Physical Education students during their teaching internships, dialoguing with aspects of their training. The study is exploratory in nature, with data collected through a questionnaire sent to students during their internships. The theoretical and methodological lenses are part of Foucaultian Studies, based on the concepts of discourse, norm and subjectivity. Two focuses of discussion stand out: School, Physical Education and Difference; and Physical Education and Training. It is concluded that there are discourses that establish truths about inclusion. Despite understanding and attempting to address difference and inclusion, the students, in their efforts to normalize students, still feel unprepared and turn to other sources of knowledge to support their teaching.
Keywords: Inclusion; Graduation; Physical Education.
Downloads
Referências
ANTUNES, Marina Ferreira. Novas DCN’s para Educação Física: implicações para a formação. In: Formação em Movimento v.3, i.2, n.6, p. 479-496,jul./dez. 2021. Disponível em: https://www.costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/798/1094. Acesso em 05 de julho de 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para Educação Básica /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
BRASIL. Resolução CNE/ CES 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física. Brasília, 2018b.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.
EWALD, François. Foucault, a norma e o direito. Lisboa: Vega, 1993.
FISCHER, Rosa Bueno. Na companhia de Foucault, multiplicar acontecimentos. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, V.29, n.1, jan./jun., 2004, p. 215- 227.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. SP: Martins Fontes, 2001.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I. 2006.
FOUCAULT, MIchel. Segurança, Território e População. Curso no Collège de France de 1977. SP: Martins Fontes, 2008a.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. SP: Loyola, 2008b.
FOUCAULT, Michel. Governo dos Vivos. Curso no Collège de France de 1980. SP: Martins Fontes, 2010.
GOMES, Gabriel Vielmo; SOUZA, Maristela da Silva. Formação de professores em Educação Física pós BNCC. In: Germinal Marxismo e Educação em Debate. Salvador, V. 13, n.2, p. 858-873, 2021. Disponível em: (PDF) Formação de professores em Educação Física pós-BNCC (researchgate.net) Acesso em 05 de julho de 2024.
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. Rio de Janeiro: Record, 2003.
KRAEMER, Graciele; MACHADO, Roseli B. A Negligência na Educação das Pessoas com Deficiência no Brasil nos últimos anos: um constructo político no desmantelamento da democracia. In: ANPED SUL, 14. Anais [...]. 2022. Disponível em: 10556-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf (anped.org.br). Acesso em 15 de março de 2024.
LOPES, M.; LOCKMANN, K.; HATTGE, M. Políticas de estado e Inclusão. Pedagogía y Saberes, 38, 41-50, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/6140/614064796005.pdf.
PAGNI, Pedro Angelo. Retratos foucaultianos da deficiência e da ingovernabilidade na escola: do governo das diferenças a outro paradigma de inclusão. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023.
MACHADO, Roseli Belmonte. A inclusão como rede: uma análise de práticas de professores
de Educação Física na Contemporaneidade. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,
RS, 2016.
MACHADO, Roseli Belmonte. Formação em Educação Física e a questão da diferença: um olhar a partir da Resolução 06/2018. Movimento, v. 28, e28027, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.116288 Acesso em 05 de julho de 2024.
SILVA, Tomaz Tadeu da. "Adeus às Metanarrativas Educacionais". In:SILVA, T.T. (Org.). O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 247-258
SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes europeias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
VEIGA-NETO, Alfredo. Incluir para excluir. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (Org.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001. p. 105-118.
VEIGA-NETO, Alfredo. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da modernidade. In: COSTA, Marisa Vorraber. A Escola tem Futuro? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e cotidiano escolar: novos desafios. In: SIMPÓSIO DIÁLOGO SOBRE DIÁLOGOS, NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, 2008, UFF. Trabalho Apresentado [...]. Rio de Janeiro, março de 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/4314806/Curr%C3%ADculo_e_cotidiano_escolar_novos_desafios Acesso em 05 de julho de 2024.
VEIGA-NETO, Alfredo. Mais uma lição: sindemia covídica e educação. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109337, 2020. Disponível em: scielo.br/j/edreal/a/FtpkV5RY3Q64nvBdvxbSXwg/?format=pdf Acesso em 01 de julho de 2024.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 8
- pdf downloads: 8