Apresentação do dossiê “Razão, filosofia, arte e cultura: a formação humana em debate”
Presentation of the dossier “Reason, philosophy, art and culture: a debate on human formation”
Palavras-chave:
Razão, Arte, Cultura, Formação HumanaResumo
O dossiê “Razão, filosofia, arte e cultura: a formação humana em debate” reúne estudos que problematizam a produção histórica do conhecimento científico e filosófico em educação e suas implicações para a formação humana na contemporaneidade. Contempla estudos teóricos, epistemológicos e empíricos que problematizam os desafios contemporâneos da racionalidade e da práxis educativa, valorizando discussões de diferentes correntes do pensamento, de forma crítica e interdisciplinar. Com participação de autores de diferentes instituições nacionais e internacionais que assumem a responsabilidade e o compromisso ético e político constituintes das pesquisas realizadas, o dossiê promove um espaço de diálogo crítico sobre as possibilidades de uma formação que concilie rigor conceitual e sensibilidade criadora, afirmando o sentido ético, político e emancipatório da educação.
Palavras-chave: Razão; Arte; Cultura; Formação Humana
Abstract
The dossier “Reason, philosophy, art and culture: a debate on human formation” gathers studies that problematize the historical production of the philosophical and scientific knowledge in education and its implications for human formation on contemporary times. It encompasses theoretical, epistemological and empirical studies that problematize the contemporary challenges of rationality and of educational praxis, giving value to discussions that stem from different currents of thought, in a critical and interdisciplinary way. Counting on the participation of authors from different national and international institutions that take responsibility and the ethical and political commitment that form the conducted research, the dossier promotes a space for a critical dialogue about the possibilities of a formation that allies conceptual rigor and creative sensibility, affirming education’s ethical, political and emancipatory meaning.
Keywords: Reason, Art, Culture, Human Formation
Downloads
Referências
-




















