Apresentação do dossiê “Razão, filosofia, arte e cultura: a formação humana em debate”

Presentation of the dossier “Reason, philosophy, art and culture: a debate on human formation”

Autores

Palavras-chave:

Razão, Arte, Cultura, Formação Humana

Resumo

O dossiê “Razão, filosofia, arte e cultura: a formação humana em debate” reúne estudos que problematizam a produção histórica do conhecimento científico e filosófico em educação e suas implicações para a formação humana na contemporaneidade. Contempla estudos teóricos, epistemológicos e empíricos que problematizam os desafios contemporâneos da racionalidade e da práxis educativa, valorizando discussões de diferentes correntes do pensamento, de forma crítica e interdisciplinar. Com participação de autores de diferentes instituições nacionais e internacionais que assumem a responsabilidade e o compromisso ético e político constituintes das pesquisas realizadas, o dossiê promove um espaço de diálogo crítico sobre as possibilidades de uma formação que concilie rigor conceitual e sensibilidade criadora, afirmando o sentido ético, político e emancipatório da educação.

Palavras-chave: Razão; Arte; Cultura; Formação Humana

 

Abstract

The dossier “Reason, philosophy, art and culture: a debate on human formation” gathers studies that problematize the historical production of the philosophical and scientific knowledge in education and its implications for human formation on contemporary times. It encompasses theoretical, epistemological and empirical studies that problematize the contemporary challenges of rationality and of educational praxis, giving value to discussions that stem from different currents of thought, in a critical and interdisciplinary way. Counting on the participation of authors from different national and international institutions that take responsibility and the ethical and political commitment that form the conducted research, the dossier promotes a space for a critical dialogue about the possibilities of a formation that allies conceptual rigor and creative sensibility, affirming education’s ethical, political and emancipatory meaning.

Keywords: Reason, Art, Culture, Human Formation

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Biografia do Autor

Cláudio Pires Viana, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Goiás. É Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor da Rede Municipal de Educação de Goiânia e membro do Grupo de Estudos em Filosofia e Educação (GEFE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Possui experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Fundamental e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, sociedade, política, cultura, Filosofia da Educação, Fenomenologia. E-mail: claudio.viana@ueg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2936-5244.

Simone de Magalhães Vieira Barcelos, Universidade Estadual de Goiás

Profa. Dra. em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás Unidade de Inhumas. Coordenadora do Grupo de Trabalho Filosofia da Educação Anped/Regional Centro-Oeste.  Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GPEFORP) CNPq. E-mail: simone.barcelos@ueg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6763-621X.

 

Made Júnior Miranda, UEG

Doutor em Educação. Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG ESEFFEGO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado (PPGE/UEG/Inhumas). Coordenador Técnico do PNLD na área de Educação Física para as obras de 2026/2029.

E-mail: made.miranda@ueg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5236-2367.

 

Cristian Andrey Pinto Lima, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Unidade Universitária de Inhumas. Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus Capanema (2021). Ouvinte no Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão (Ruaké/UFPA); membro do GT 13 (Diferença, Inclusão e Educação Matemática) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE); membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e membro associado da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Email: cristianandrey.edu@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5711-4584.

Euzébia Oliveira Noleto, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO)

Doutoranda em Educação (PUC GO). Mestra em Educação (UEG). Especialista em Educação online e tecnologias de aprendizagem (PUC RS). Especialista em Educação Moderna (PUC RS). E-mail: email@euzebianoleto.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0003-2309-4644.

 

Elielson Ribeiro de Sales, UFPA

Docente na Universidade Federal do Pará, UFPA. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará, Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

E-mail: esales@ufpa.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6242-582X

Referências

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Publicado

12/12/2025

Como Citar

VIANA, C. P.; BARCELOS, S. de M. V.; MIRANDA, M. J.; LIMA, C. A. P.; NOLETO, E. O.; RIBEIRO DE SALES, E. Apresentação do dossiê “Razão, filosofia, arte e cultura: a formação humana em debate” : Presentation of the dossier “Reason, philosophy, art and culture: a debate on human formation”. Revista Cocar, [S. l.], n. 44, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11204. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Apresentação