A construção do pensamento e da linguagem de surdos na perspectiva vigotskiana

The construction of thought and language of the deaf in the vigotskian perspective

Autores

Resumo

Objetivamos suscitar reflexões acerca do processo da construção do pensamento e da linguagem em crianças surdas, bem como sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas. Optamos por realizar um ensaio teórico, tomando como base a obra Vigotskiana A construção do pensamento e da linguagem. Nesse ensaio entendemos que a palavra está além da emissão do som, portanto, o sinal utilizado pelo usuário da Língua de Sinais é a palavra, o microcosmo da consciência. Para tanto, o ensino da Língua de Sinais deve romper com didáticas que buscam construir significados a partir de meras associações.

Palavras-chave: Pensamento e Linguagem; Psicologia Vigotskiana; Língua de Sinais.

 

Abstract

We have as the aim of this study to reflect about the thought and language construction process by deaf children, as well the teaching of Brazilian Sign Language (Libras) in schools. We chose to carry out a theoretical essay based on the book Thought and language Vigotskinian. In this essay, we understand that words are more than just an emission of sounds, so the sign used by in Libras is the word itself, a microcosm of the consciousness. Therefore, the teaching of sign language must break with didactics which seek to build meanings from only associations.

Keywords: Thought and Language; Vigotskinian Psychology; Sign language.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Nunes Sarmento, UFAPE

E-mail: viviane.sarmento@ufape.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1594-5192

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, UFAL

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto (2001). Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas, onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e no Doutorado), do CEDU/UFAL e no curso de graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), do IEFE/UFAL. Tem experiência na área da Educação Inclusiva e Educação Física Adaptada. Tem pesquisado principalmente nos seguintes temas: Formação de professores e os desafios da inclusão de pessoas com deficiência em diferentes contextos educativos, formação docente e a escolarização de alunos com deficiência intelectual. Foi coordenadora do Curso de Formação de Professores da Educação Básica para o Atendimento do Aluno com Deficiência Intelectual, financiado pelo FNDE/MEC, Participou como subcoordenadora do PIBID-UFAL, curso de Pedagogia - UAB. Foi criadora e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Universidade Federal de Alagoas, do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI) e do Grupo de Estudos e Extensão em Atividade Motora Adaptada (GEEAMA). É pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP). Participou como subcoordenadora do PIBID-UFAL, curso de Pedagogia - UAB e foi coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Intelectual. Foi representante para a América Latina da International Association of Adapted Physical Activity (ISAPA) entre 2015 e 2020. Foi presidente da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) entre 2018-2022 e membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) entre 2018-2021. E-mail: neiza.fumes@cedu.ufal.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1913-4784

Nagib José Mendes dos Santos, UFAL

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (2008), especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas - IBESA (2009), Mestre em Educação Brasileira (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro de Educação - CEDU / UFAL, e, atualmente, é doutorando em educação pelo mesmo programa (2019...). Atua como docente no Curso Letras-Libras da Universidade Federal de Alagoas - Campus A.C. Simões, e participa como membro do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI) situado no mesmo Campus. Tem experiência na área de Educação com ênfase na Educação de Surdos, e desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: Libras, Educação bilíngue, Atendimento Educacional Especializado à pessoa com surdocegueira e formação de professores sobre surdez e surdocegueira. 

E-mail: Nagib.santos@fale.ufal.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9615-6752

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 169
  • pdf downloads: 105

Como Citar

NUNES SARMENTO, V.; FREDERICO FUMES, N. de L.; MENDES DOS SANTOS, N. J. A construção do pensamento e da linguagem de surdos na perspectiva vigotskiana: The construction of thought and language of the deaf in the vigotskian perspective. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5936. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos