“Expliquei como ocorre o fenômeno de reflexão da luz...”: contribuições do Estágio Supervisionado para a construção do ser professora

"I explained how the phenomenon of light reflection occurs...": contributions of the Supervised Internship to the construction of being a teacher

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial; Estágio Supervisionado; Identidade Docente; Licenciatura em Física.

Resumo

Este estudo tem por objetivo refletir sobre as contribuições do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física, realizado no Ensino Médio, como espaço para aprendizagem, construção e desenvolvimento do ser professora, a partir de experiências vividas por ocasião das atividades de regência de sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tomou por base estudo bibliográfico e exploratório, cujo foco de análise foram narrativas escritas em relatos de aulas. Os resultados apontam que as vivências experienciadas em aulas fortalecem a preparação de futuros professores, aproximando-os do contexto de atuação, implicando no desenvolvimento profissional docente, e proporcionado articulação teoria e prática. Conclui-se que o estágio é um tempo essencial na formação inicial, permitindo ao futuro professor observar desafios e complexidades da docência.

Palavras-chave: Formação Inicial; Estágio Supervisionado; Identidade Docente; Licenciatura em Física.

 

 

Resumen

Este estudio tiene como objetivo reflexionar sobre los aportes de la Práctica Supervisada de la Licenciatura en Física, realizada en la Escuela Secundaria, como espacio de aprendizaje, construcción y desarrollo del ser docente, a partir de experiencias vividas durante la realización de actividades presenciales. Se trata de una investigación cualitativa basada en un estudio bibliográfico y exploratorio, cuyo foco de análisis fueron las narrativas escritas en informes de clase. Los resultados indican que las experiencias vividas en las clases fortalecen la preparación de los futuros docentes, acercándolos al contexto laboral, implicando un desarrollo profesional en la docencia y brindando un vínculo entre teoría y práctica. Se concluye que la pasantía es un momento fundamental en la formación inicial, permitiendo al futuro docente observar los desafíos y complejidades de la enseñanza.

Palabras clave: Formación Inicial; Prácticas supervisadas; Identidad Docente; Licenciatura en Física.

 

 

 

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Biografia do Autor

Ana Paula Candido Alves, IFCE campus Cedro

Licenciada em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. E-mail: anapaula477833@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0009-0006-1939-4734.

 

Francisco José de Lima, IFCE campus Cedro

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais; Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará; Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e Licenciatura em Matemática pelo Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus  Cedro e Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem. E-mail: franciscojose@ifce.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5758-5159

 

 

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30/11/2024
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Como Citar

CANDIDO ALVES, A. P.; DE LIMA, F. J. “Expliquei como ocorre o fenômeno de reflexão da luz...”: contribuições do Estágio Supervisionado para a construção do ser professora: "I explained how the phenomenon of light reflection occurs...": contributions of the Supervised Internship to the construction of being a teacher. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9360. Acesso em: 22 dez. 2024.

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