“Expliquei como ocorre o fenômeno de reflexão da luz...”: contribuições do Estágio Supervisionado para a construção do ser professora
"I explained how the phenomenon of light reflection occurs...": contributions of the Supervised Internship to the construction of being a teacher
Palavras-chave:
Formação Inicial; Estágio Supervisionado; Identidade Docente; Licenciatura em Física.Resumo
Este estudo tem por objetivo refletir sobre as contribuições do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física, realizado no Ensino Médio, como espaço para aprendizagem, construção e desenvolvimento do ser professora, a partir de experiências vividas por ocasião das atividades de regência de sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tomou por base estudo bibliográfico e exploratório, cujo foco de análise foram narrativas escritas em relatos de aulas. Os resultados apontam que as vivências experienciadas em aulas fortalecem a preparação de futuros professores, aproximando-os do contexto de atuação, implicando no desenvolvimento profissional docente, e proporcionado articulação teoria e prática. Conclui-se que o estágio é um tempo essencial na formação inicial, permitindo ao futuro professor observar desafios e complexidades da docência.
Palavras-chave: Formação Inicial; Estágio Supervisionado; Identidade Docente; Licenciatura em Física.
Resumen
Este estudio tiene como objetivo reflexionar sobre los aportes de la Práctica Supervisada de la Licenciatura en Física, realizada en la Escuela Secundaria, como espacio de aprendizaje, construcción y desarrollo del ser docente, a partir de experiencias vividas durante la realización de actividades presenciales. Se trata de una investigación cualitativa basada en un estudio bibliográfico y exploratorio, cuyo foco de análisis fueron las narrativas escritas en informes de clase. Los resultados indican que las experiencias vividas en las clases fortalecen la preparación de los futuros docentes, acercándolos al contexto laboral, implicando un desarrollo profesional en la docencia y brindando un vínculo entre teoría y práctica. Se concluye que la pasantía es un momento fundamental en la formación inicial, permitiendo al futuro docente observar los desafíos y complejidades de la enseñanza.
Palabras clave: Formación Inicial; Prácticas supervisadas; Identidad Docente; Licenciatura en Física.
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