Indicadores de evasão acadêmica no curso de Licenciatura em Matemática: números que apontam vulnerabilidades para permanência e êxito no Ensino Superior

Indicadores de deserción académica en la Licenciatura en Matemáticas: cifras que señalan vulnerabilidades para la permanencia y el éxito en la Educación Superior

Autores

Resumo

Este trabalho objetiva discutir os índices de evasão em um curso Licenciatura em Matemática, observando fatores apontados pela literatura como responsável pelo fenômeno em discussão. O estudo apoiou-se em pressupostos da abordagem quanti-qualitativa, de cunho exploratório, cujos dados analisados referem-se ao período de 2009/1 a 2022/1. Os resultados apontam altos índices de evasão. Dos 649 ingressantes durante o período estudado, 315 desistiram do curso. A retenção também tem sido um grande problema enfrentado, pois grande parte dos formados passa pelo menos um semestre a mais para integralização da graduação. Dos 475 ingressantes entre 2009/1 a 2018/1 que já cumpriram o prazo mínimo de término do curso, até o momento, apenas 100 estão formados e 283 evadiram, ou seja, o curso não chega a formar 50% de alunos ingressantes. Assim, com base nos resultados, evidencia-se que medidas precisam ser tomadas para conter os índices de evasão e retenção no curso, o que poderá contribuir para o aumento de profissionais formados.

Palavras-chave: Curso de Licenciatura em Matemática. Índices de Evasão Acadêmica. Permanência. Êxito.

 

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo discutir las tasas de abandono en un curso de Licenciatura en Matemáticas, señalando los factores identificados en la literatura como responsables del fenómeno en discusión. El estudio se basó en los supuestos del enfoque cuanti-cualitativo, de carácter exploratorio, cuyos datos analizados se refieren al período de 2009/1 a 2022/1. Los resultados indican altos índices de abandono escolar. De los 649 matriculados durante el periodo estudiado, 315 abandonaron el curso. La retención también ha sido uno de los principales problemas a los que se ha enfrentado, ya que un gran número de titulados tarda al menos un semestre más en completar la titulación. De los 475 ingresantes entre 2009/1 y 2018/1 que han cumplido con el plazo mínimo para terminar el curso, a la fecha, sólo 100 están graduados y 283 han abandonado, es decir, el curso no logra graduar al 50% de los ingresantes. Así, con base en los resultados, es evidente la necesidad de tomar medidas para contener los índices de evasión y retención en el curso, lo que podría contribuir al aumento de profesionales graduados.

Palabras clave: Curso de Graduado en Matemáticas. Tasas de abandono escolar. Permanencia. Un éxito.

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Biografia do Autor

Francisco José de Lima, IFCE campus Cedro

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais; Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará; Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro e Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5758-5159 E-mail: franciscojose@ifce.edu.br

Najila Barros de Souza, IFCE campus Cedro

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE campus Cedro. Professora da rede municipal de Cariús. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1574-5932 E-mail: najila.barros.sousa07@aluno.ifce.edu.br

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Publicado

22/12/2023
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Como Citar

DE LIMA, F. J.; BARROS DE SOUZA, N. Indicadores de evasão acadêmica no curso de Licenciatura em Matemática: números que apontam vulnerabilidades para permanência e êxito no Ensino Superior: Indicadores de deserción académica en la Licenciatura en Matemáticas: cifras que señalan vulnerabilidades para la permanencia y el éxito en la Educación Superior . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6334. Acesso em: 26 dez. 2024.

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