Estágio Curricular Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física: Mapeamento de Produções na CAPES (2013-2023)
Supervised Curricular Internship in Physical Education Teacher Training: Mapping of Publications in the CAPES Database (2013–2023)
Resumo
Este estudo analisa a produção acadêmica brasileira (2013–2023) sobre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) nos cursos de Licenciatura em Educação Física, buscando compreender suas contribuições à formação docente e os desafios enfrentados. Utiliza-se a metodologia Estado do Conhecimento, com base em teses e dissertações da CAPES. A análise identificou quatro eixos temáticos recorrentes, como identidade docente, práticas pedagógicas e residência pedagógica. Os dados mostram o ECS como espaço formativo essencial, articulando teoria e prática para a construção da práxis docente. O referencial teórico apoia-se em Freire, Pimenta e Tardif, que defendem uma formação crítica e reflexiva. Conclui-se que fortalecer pesquisas regionais sobre o ECS contribui para uma formação inicial mais crítica, contextualizada e comprometida com as realidades escolares.
Palavras-chave: Estágio curricular supervisionado; Formação docente; Educação física.
Abstract
This study analyzes Brazilian academic production (2013–2023) on Supervised Curricular Internship (SCI) in Physical Education undergraduate teaching programs, aiming to understand its contributions to teacher education and the challenges faced. The research adopts the State of Knowledge methodology, based on theses and dissertations from CAPES. The analysis identified four recurring thematic axes, such as teacher identity, pedagogical practices, and teaching residency. The data reveal the SCI as a key formative space, articulating theory and practice in the construction of teaching praxis. The theoretical framework is grounded in the works of Freire, Pimenta, and Tardif, who advocate for a critical and reflective teacher education. It concludes that strengthening regional research on SCI contributes to a more critical, contextualized, and school-reality-committed initial teacher training.
Keywords: Supervised curricular internship; Teacher education; Physical education.
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