Formação e desenvolvimento profissional docente: interlocuções formativas de professores formadores de professores de Matemática
Teacher training and professional development: dialogues and formative teachers training mathematics teachers
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de um Projeto Estudante Voluntário em Pesquisa e Inovação e tem por finalidade refletir sobre interlocuções formativas vivenciadas no contexto da licenciatura, observando sua repercussão para a prática docente diante da complexidade da formação do professor, especialmente para o exercício da docência e aprendizagem contínua como possibilidade de melhoria da prática pedagógica. Com enfoque qualitativo, o estudo foi desenvolvido com três professores formadores de professores de um curso de licenciatura em Matemática de uma instituição pública federal no interior do estado do Ceará. Os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas, cujas analises foram norteadas pela abordagem da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam o desenvolvimento profissional docente como um processo contínuo que constitui-se de experiências vividas em diferentes momentos da formação inicial e no efetivo exercício da prática docente ao longo da vida. Destacam-se condições de trabalho; articulação teoria e prática; mudanças de postura docente frente a realidade da sala de aula, como aspectos importante para a vida profissional do professor e indica que o percurso de formação docente se constitui de desafios e tensões, cujas experiências e práticas formativas implicam no desenvolvimento profissional docente.
Palavras-chave: Formação Docente; Interlocuções formativas; Aprendizagem.
Abstract
This work was developed in the context of a Voluntary Student Project in Research and Innovation and aims to reflect on formative dialogues experienced in the context of the degree, observing its repercussion for the teaching practice in view of the complexity of teacher education, especially for the exercise of teaching and continuous learning as a possibility of improving pedagogical practice. With a qualitative focus, the study was developed with three teacher trainers of a bachelor's degree in Mathematics from a federal public institution in the state of Ceará. The data were constructed through semi-structured interviews, whose analyses were conducted by the Content Analysis approach. The results point to the professional development of teachers as a continuous process that consists of experiences lived at different moments of initial formation and in the effective exercise of teaching practice throughout life. Working conditions stand out; articulation theory and practice; changes in teacher posture in the face of the reality of the classroom, as important aspects for the professional life of the teacher and indicates that the course of teacher training is constituted by challenges and tensions, whose experiences and formative practices imply in the professional development of teachers.
Keywords: Teacher Training; Formative interlocutions; Apprenticeship.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 331
- pdf downloads: 326