Formação docente e pós-graduação: perspectivas e desafios de um curso lato senso do IFCE campus Cedro

Teacher and graduate training: perspectives and challenges of a lato senso course of the IFCE Cedro campus

Autores

Resumo

Este artigo apresenta as bases teóricas e programáticas do curso de pós-graduação, oferecido pelo Instituto Federal do Ceará, IFCE campus Cedro, para a formação docente envolvendo, além das exigências laborais e suas especificidades da práxis pedagógica e cognitivo-intelectual, outros importantes componentes: a educação em valores, perspectiva axiológica, antropológica e filosófica, inerentes aos seres humanos e sua formação integral. O trabalho está ancorado em pressupostos da abordagem qualitativa de cunho descritivo, o estudo tem como foco a oferta e resultados do Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior. Apresenta uma avaliação qualitativa dos resultados obtidos, na perspectiva dos participantes, oferecendo subsídios para o (re)pensar a formação de profissionais docentes, em localidades distantes dos centros urbanos, ainda desassistidos e com grandes entraves.

Palavras-chave: Formação docente; Oportunidade formativa; Desenvolvimento profissional.

 

Abstract

This article presents the theoretical and programmatic bases of the postgraduate course, offered by the Federal Institute of Ceará, IFCE Cedro campus, for teacher education involving, in addition to the labor requirements and their specificities of pedagogical and cognitive-intellectual praxis, other important components: education in values, axiological, anthropological and philosophical perspective, inherent to human beings and their integral formation. The work is anchored in assumptions of the qualitative approach of descriptive nature, the study focuses on the offer and results of the Specialization Course in Teaching of Higher Education. It presents a qualitative evaluation of the results obtained, from the perspective of the participants, offering subsidies for the (re)thinking of the training of teaching professionals, in locations far from urban centers, still unassisted and with major obstacles.

Keywords: Teacher training; Formative opportunity; Professional development.

 

Biografia do Autor

Francisco José de Lima, IFCE campus Cedro

Doutor em Educação (UNIMEP) - Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais; Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFC); Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (UVA) e em Gestão Escolar (UDESC) e Licenciatura em Matemática (IFCE campus Cedro) e Pedagogia (UVA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA).

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5758-5159  E-mail: franciscojose@ifce.edu.br

Iranita Maria de Almeida Sá, IFCE campus Cedro

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação (UNED Madri); Mestrado em Educação (UFC); Especializações em Língua Portuguesa (UECE) e Linguística (UFC); Licenciada em Letras (UFC). Professora de Português no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE campus Cedro. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8638-218X

E-mail: iranita.almeida@ifce.edu.br

Downloads

Publicado

02/03/2022

Edição

Seção

Artigos