Interlocuções formativas no contexto da licenciatura em matemática: reflexões sobre os componentes curriculares para a formação e o desenvolvimento profissional docente

Autores

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a articulação teoria e prática na formação inicial de professores de matemática e sua implicação para a construção do conhecimento matemático e reflexão sobre a prática. Ancorada em pressupostos da pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, a pesquisa foi desenvolvida mediante revisão de literatura, análise do Projeto Pedagógico de um curso de licenciatura em Matemática de uma IES do interior do Ceará e da Resolução CNE/CP 02/2015. Os resultados apontam que mesmo com avanços na tentativa de articulação teoria e prática presentes em marcos legais e no debate contemporâneo, ainda há muito a se percorrer no sentido de compreender o lugar dessas dimensões no processo de formação docente. Conclui-se que embora o curso observado atenda os marcos regulatórios, ainda é recorrente aspetos de um bacharelado, sendo necessário (re)pensar o curso de licenciatura, voltando-se à formação de professores.

Abstract

This work aims to reflect on the articulation theory and practice in the initial formation of mathematics teachers and their implication for the construction of mathematical knowledge and reflection on practice. Anchored in assumptions of qualitative research, exploratory, the research was developed through literature review, analysis of the Pedagogical Political Project of a degree course in Mathematics of an HEI in the interior of Ceará and resolution CNE/CP 02/2015. The results indicate that even with advances in the attempt to articulate theory and practice present in legal frameworks and in contemporary debate, there is still much to go through in order to understand the place of these dimensions in the process of teacher education. It is concluded that although the observed course meets the regulatory frameworks, aspects of a bachelor's degree are still recurrent, and it is necessary to (re)think about the undergraduate course, turning to teacher training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco José de Lima, IFCE campus Cedro

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestrado em Ensino de Ciências e matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Cedro, Ceará, Brasil.

Patrícia Alves Silva

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. 

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 264
  • pdf downloads: 257

Como Citar

DE LIMA, F. J.; SILVA, P. A. Interlocuções formativas no contexto da licenciatura em matemática: reflexões sobre os componentes curriculares para a formação e o desenvolvimento profissional docente. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3002. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)