Normativas sobre a formação de professores no Brasil: um comparativo entre as Resoluções de 2015, 2019 e 2024

Regulations on teacher training in Brazil: a comparison between the Resolutions of 2015, 2019 and 2024

Autores

Resumo

A educação, com a escolarização como uma de suas mais relevantes formas de atuação, representa o pilar essencial para o desenvolvimento das potencialidades individuais, promovendo o crescimento integral, a preparação para o exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho. Desde os anos 1990, o cenário educacional brasileiro tem passado por uma série de reformas que visam alinhar o sistema escolar aos propósitos político-ideológicos e econômicos definidos pelas demandas do capitalismo. Todavia, a implementação dessas reformas tem gerado preocupações e se tornado objeto de análise crítica. Nesse sentido, este estudo propõe uma análise comparativa entre as Resoluções CNE/CPN 2/2015, CNE/CPN 2/2019 e o CNE/CPN 4/2024, com o objetivo de identificar suas principais diferenças normativas e avaliar os impactos dessas mudanças na formação docente. O trabalho utiliza uma abordagem de análise documental, investigando as bases normativas das resoluções e suas implicações para a educação no Brasil, a fim de situar o leitor sobre as transformações ocorridas e as metodologias adotadas nesta pesquisa.

Palavras-chave: Educação brasileira; Formação de professores; Resoluções.

Abstract

Education, with schooling as one of its most relevant forms of action, represents the essential pillar for the development of individual potential, promoting integral growth, preparation for the exercise of citizenship and qualification for the job market. Since the 1990s, the Brazilian educational scenario has undergone a series of reforms aimed at aligning the school system with the political-ideological and economic purposes defined by the demands of capitalism. However, the implementation of these reforms has generated concerns and become the object of critical analysis. In this sense, this study proposes a comparative analysis between Resolutions CNE/CPN 2/2015, CNE/CPN 2/2019 and CNE/CPN 4/2024, with the objective of identifying their main normative differences and assessing the impacts of these changes on teacher training. The work uses a documentary analysis approach, investigating the normative bases of the resolutions and their implications for education in Brazil, in order to inform the reader about the transformations that occurred and the methodologies adopted in this research.

Keywords: Brazilian Education; Teacher training; Resolutions.

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Biografia do Autor

Igor Gonzaga Lopes, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (PPGECM/UFG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG/RC). Membro do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM-UFG).

Eliézer Reis Vicente, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (PPGECM/UFG). Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (PPE-IELT/UEG Membro do Grupo de Pesquisas Letramento, Cultura, Conectividade e Educação (LECCE-UEG).

Douglas Pereira Azêvedo, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (PPGECM/UFG). Mestre em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GEMAT).

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Publicado

12/08/2025

Como Citar

LOPES, I. G.; VICENTE, E. R.; AZÊVEDO, D. P. Normativas sobre a formação de professores no Brasil: um comparativo entre as Resoluções de 2015, 2019 e 2024: Regulations on teacher training in Brazil: a comparison between the Resolutions of 2015, 2019 and 2024. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9129. Acesso em: 5 dez. 2025.