Reflexões sobre o programa Goiás Tec à luz das teorias de aprendizagens
Reflections on the Goiás Tec program in the light of learning theories
Palavras-chave:
Aprendizagem ativa, Programa Goiás Tec, Teorias de aprendizagem, TecnologiasResumo
A dinâmica da educação a distância exige estratégias pedagógicas além da simples transmissão de informações, na busca por uma aprendizagem ativa e significativa. O Programa Goiás Tec – Ensino Médio ao Alcance de Todos destaca-se ao levar a educação mediada por tecnologia para as comunidades distantes e de difícil acesso, tais como: quilombolas, indígenas, estudantes de escolas rurais e/ou com déficits de professores. Contudo, à luz de teorias de aprendizagem como as de Bandura, Piaget, Vygotsky e Ausubel, surgem reflexões críticas sobre o papel do aluno nesse tipo de ensino. A análise do programa à luz dessas teorias revela incompatibilidades, especialmente no que diz respeito à participação ativa dos estudantes. Sendo assim, utilizou-se, como fonte de coleta de dados, a pesquisa documental a qual foi dividida em três etapas, sendo elas: pré-análise, organização do material e tratamento dos dados. Os resultados das análises evidenciaram tensões acerca da participação efetiva dos alunos, à formação docente e à adaptação do programa à realidade local.
Palavras-chave: Aprendizagem ativa; Programa Goiás Tec; Teorias de aprendizagem; Tecnologias.
Abstract: The dynamics of distance education require pedagogical strategies beyond the simple transmission of information, in the search for active and meaningful learning. The Goiás Tec Program – Secondary Education within Everyone's Reach stands out for bringing technology-mediated education to distant and difficult-to-reach communities, such as: quilombolas, indigenous people, students from rural schools and/or those with teacher. However, in light of learning theories such as those of Bandura, Piaget, Vygotsky and Ausubel, critical reflections emerge about the student's role in this type of teaching. Analysis of the program in light of these theories reveals incompatibilities, especially with regard to active student participation. Therefore, documentary research was used as a source of data collection, which was divided into three stages, namely: pre-analysis, organization of the material and data processing. The results of the analyzes highlighted tensions regarding the effective participation of students, teacher training and the adaptation of the program to the local reality. Keywords: Active learning; Goiás Tec Program; Learning theories; Technologies.
Downloads
Referências
ANDRADE, F. B. Análise dos fatores que levam ao fracasso escolar: evasão e repetência na educação rural. Editora Dialética, 2022.
ARAÚJO, G. S; JORGE, M. E. N. A Educação a Distância (ead) como alternativa para levar o conhecimento às comunidades rurais. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 2015.
AUSUBEL, D. A aprendizagem significativa. São Paulo: Moraes, 1982.
BACARJI, A. G. Uso da Terra nos Assentamentos da Região Centro-Oeste Sob a Ótica das Geotecnologias. Tese de Doutorado. Universidade Católica Dom Bosco, 2016.
BANDURA, A. A evolução da teoria social cognitiva. Teoria social cognitiva: Conceitos básicos, 2008.
BANDURA, A. Teoria social cognitiva. São Paulo: Artmed, 2006.
BESSA, D. V. B. Mediação pedagógica, afetiva e operacional, práticas de uma tutoria na Educação a Distância. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 2019.
BISPO, R. R. Ensino remoto no período pandêmico: o educador como mediador do aprendizado na educação básica inclusiva um estudo de revisão. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Pedagógicas em Linguagem, Alfabetização e Letramento), Altamira, 2021.
BRASIL. M. E. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Diário Oficial da União, 2005. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5622-19-dezembro-2005-539654-publicacaooriginal-39018-pe.html. Acesso em: 05 mar. 2024.
COSTA, M. L; OLIVEIRA, C. L. Da Educação Rural à Educação do Campo: uma luta de superação epistemológica/paradigmática. Revista Brasileira de Educação do Campo, 2016.
CRUZ, T. J. A. Dilemas e possibilidades no ensino de história no meio rural de Gonçalves Dias–MA: caminhos trilhados a partir das vivências em sala de aula. Tese de Doutorado. UEMA, 2016.
CZJAIKOVSKI, A. Educação e Tecnologias: Formação Docente, Inteligência Artificial e Humanismo em Tempos de Desafios. Editora BAGAI, 2023.
DAMASCENO, M. N; BESERRA, B. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educação e pesquisa, v. 30, p. 73-89, 2004.
ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. Artes médicas, 2018.
FERREIRA, G. C. V; MIZIARA, F; COUTO, V. R. M. Pecuária em Goiás: análise da distribuição espacial e produtiva. REDE-Revista Eletrônica do PRODEMA, v. 13, n. 2, p. 21-39, 2020.
FRANCKLIN, A. A precarização do trabalho docente no ensino superior: análise sobre as implicações do trabalho do professor designado na Universidade do Estado de Minas Gerais. Universidade Federal de São Carlos, 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento, 1972.
FRIEDRICH, J. L. A problemática do ensino remoto na educação do campo na pandemia da Covid-19. Revista de Educação Popular, 2021.
GIL, A. C; VERGARA, S. C. Tipo de pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul, 2015.
GOIÁS. Lei n0 20.802 de 08 de julho de 2020. Programa Goiás TEC Ensino Médio ao Alcance de todos, 2020.
GOIÁS. Projeto Goiás Tec: Ensino Médio ao alcance de todos. Goiânia, 2019.
GUNDIM, O. Projeto Goiás Tec – Ensino Médio ao Alcance de Todos. O hoje.com, 2022.
JARDIM, A. C. G. S. Análise dos motivos que levaram á evasão discente dos cursos Profuncionário do polo sede de Teófilo Otoni/MG, da rede E-Tec Brasil, do IFNMG. Dissertação (Mestrado Profissional), Diamantina, 2015.
MALAFAIA, G. C. A Mensuração do Produto Interno Bruto do Complexo Agroindustrial do Agronegócio de Goiás. Research, Society and Development, 2021.
MORAES, D. F. G. A Educação a distância e a formação docente. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação), Uberlândia, 2016.
MORAN, J. M; VALENTE, J. A. Educação a distância. Summus Editorial, 2015.
OLIVEIRA, M. A; DALMAGRO, S. L. A questão Agraria, a Educação do Campo e os projetos em disputa. Reflexão e Ação, 2014.
PIAGET, J. Psicología y pedagogía. Sarpe, 1983.
ROCHA, S. S. D; JOYE, C. R; MOREIRA, M. M. A Educação a Distância na era digital: tipologia, variações, uso e possibilidades da educação online. Research, Society and Development, 2020.
SANTOS, N; SILVA, M. A. Educação do campo: um olhar crítico sobre espaços físicos, construção de políticas públicas e proposta pedagógica. Facit Business and Technology Journal, 2023.
SILVA, J. C. S; BIANCO, G. Jogos didáticos: a formação educativa através de uma aprendizagem significativa e um currículo adaptado por projetos. Research, Society and Development, 2020.
SILVA, L. R; SANTOS, A. R; SOUZA, D. A. Os desafios do ensino remoto na educação do campo. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), 2020.
SILVA, S. A; OLIVEIRA, E. G. S. Projeto GOIÁS TEC–ensino médio ao alcance de todos: o estado gestor e o desmonte da profissão docente. Revista Panorâmica online, 2021.
TORRES, U. L; FIALHO, W. C. G; FERREIRA, J. S. Desafios do programa “Goiás Tec–Ensino Médio ao alcance de todos”. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 2023.
VERANO, T. C; MEDINA, G. S. Comercialização por agricultores familiares em feiras municipais: quantificação, participação, e localização no estado de Goiás. Interações (Campo Grande), 2019.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 93
- pdf downloads: 66