Desenvolvimento profissional docente em uma escola rural de Orizona-GO no século XX. Narrativas de professores aposentados

Professional teacher development in a rural school in Orizona-go in the 20th century: narratives of retired teachers

Autores

Resumo

Historicamente, no século XX a educação rural goiana sofria com a precariedade herdada do isolamento e do desenvolvimento tardio ao mesmo tempo que sentia o entusiasmo pela educação, as instituições primarias estavam em constituição e eram raros os cursos de formação de professores. A partir desse cenário pareceu-nos importante investigar o desenvolvimento profissional de professores que entre as décadas de 1950 a 1980 atuaram em uma escola rural pensando sobretudo nas estratégias para atuar e se manter na profissão. Realizando pesquisa do tipo (auto)biográfica entrevistamos três professores aposentados que rememorando as fases da carreira (entrada, estabilização, diversificação e distanciamento)  nos permitiram a considerar que esse desenvolvimento se alicerçou fundamentalmente nas experiências de sala, que a formação “oficial” em cursos de licenciatura somente ocorria após a estabilização na carreira concorrendo mais no sentido da titulação que aquisição de saberes e que o Estado foi agente distante e pouco importante.

Palavras Chave: Educação rural. Desenvolvimento Profissional Docente, Goiás- Pesquisa (Auto)biografica.

Abstract

Historically, in the twentieth century, rural education in Goiás suffered from the precarious inheritance of isolation and late development while at the same time feeling the enthusiasm for education, primary institutions were in formation and teacher training courses were rare. From this scenario it seemed important to investigate the professional development of teachers who, from the 1950s to the 1980s, worked in a rural school, mainly thinking about the strategies to act and to remain in the profession. We carried out biographical (auto) research interviews with three retired teachers who, in order to recall the stages of their careers (entry, stabilization, diversification and distance) allowed us to consider that this development was fundamentally based on classroom experiences, that "official" of degree only occurred after the stabilization in the race competing more towards the titration than acquisition of knowledge and that the state was distant and not important.

Keywords: Rural education. Professional Development Teaching, Goiás- Research (Auto) biografica.

 

Biografia do Autor

Igor Gonzaga Lopes, Universidade Federal de Goiás

Graduando em Psicologia pela Faculdade Metropolitana de Anápolis (FAMA). Graduado em Licenciatura plena em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduado em Licenciatura plena em Pedagogia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI). Graduado em Matemática pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell. Graduado em Sociologia pelo Centro Universitário FAVENI. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Catalão. E-mail: igorgonzaga1@hotmail.com   Orcid:  https://orcid.org/0000-0001-9901-1751

Juliana Pereira de Araújo, Universidade Federal de Catalão

Pedagoga, Mestra em Engenharia de Produção e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Desde 2007 atua no Ensino Superior tendo experiência em Coordenação de Cursos de Graduação (Pedagogia) e Pós Graduação (Lato Sensu). Desde 2013 é docente na Universidade Federal de Catalão (anteriormente Regional da Universidade Federal de Goiás). E-mail: juliana.barrado@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7705-028X

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Publicado

31/03/2022

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Artigos