O letramento literário na EJA - transformando histórias: uma revisão integrativa
Literary literacy in the EJA - transforming stories: an integrative review
Resumo
Este estudo visa a mapear e analisar pesquisas científicas publicadas nos últimos dez anos e disponíveis na Biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD) que abordam o tema Letramento Literário na EJA. Trata-se de uma revisão integrativa norteada pela questão “O que dizem as pesquisas sobre o letramento literário na EJA no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental, nos anos?” Foram encontrados 44 resultados, sendo 36 dissertações e oito teses. Ao aplicar os critérios de exclusão e inclusão, cinco pesquisas vieram ao encontro do tema a ser discutido neste estudo, todas realizadas no âmbito do mestrado. Ao ler e analisar na íntegra os estudos, concluiu-se que o letramento literário nas escolas, bem como nas salas de aula e no planejamento de professores da EJA, está aquém do necessário.
Palavras-chave: Leitura literária; Professor; Escola.
Abstract
This study aims to map and analyze scientific research published in the last ten years and available in the Library of Theses and Dissertations (BDTD) that address the theme Literary Literacy in the EJA. This is an integrative review guided by the question “what does research say about literary literacy in the context of primary education - final years of the EJA, from 2014 to 2023?”. A total of 44 results were found, 36 dissertations and eight theses. By applying the exclusion and inclusion criteria, five studies came up against the theme to be discussed in this study, all of which were carried out as part of a master's degree. By reading and analyzing the studies in full, it was concluded that literary literacy in schools, as well as in classrooms and in the planning of EJA teachers, is beyond of what is needed.
Keywords: Literary reading; Teacher; School.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Andreia Silva Ferreira de. Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/557. Acesso em: 10 out. 2023.
ARFELI, Daniela Aparecida Ferreira. Proposta de leitura e letramento literário para alunos da EJA. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá,
Maringá, 2018. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5626. Acesso em: 10 out. 2023.
AZEVEDO, Fernando. Educação literária na infância e promoção de valores: uma intervenção pedagógica no 4º ano do ensino básico numa escola portuguesa. Revista Poiésis, Tubarão, v. 5 n. 27, p. 93-111, jan./jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.59306/poisis.v15e27202193-111. Acesso em: 04 jul. 2025.
BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220. Acesso em 04 jul. 2025.
CARVALHO, Agda Malheiro Ferraz de. Psicologia sócio-histórica e formação continuada de professores em serviço: revisão integrativa de estudos de 2005 a 2020. 2020. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
COSSON, Rildo. Ensino de Literatura sempre: três desafios hoje. In: PINTO, Francisco Neto Pereira et al. (orgs.). Ensino da literatura no contexto contemporâneo. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2021.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
COSTA, Douglas Pereira da; MOURA, Maria da Glória Carvalho. Formação de professores para a cultura digital: elementos em perspectivas diferentes da visão instrumental. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21276.070. Acesso em: 04 jul. 2025.
FÁTIMA, Cintia Regina de; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Concepções de corpo na Educação Física escolar: uma análise das produções científicas de 2009 a 2019: Body conceptions in school physical education: an analysis of scientific productions from 2009 to 2019. Revista Cocar, Belém, v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6636. Acesso em: 19 mar. 2024.
FREDRICH, Vanessa Cristine Ribeiro et al. Percepção de racismo vivenciado por estudantes negros em cursos de Medicina no Brasil: uma revisão integrativa da literatura. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online], Botucatu, v. 26, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/interface.210677. Acesso em: 04 jul. 2025.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 3. ed. São Paulo: Autores associados: Cortez, 1983. (Coleção polêmicas do nosso tempo).
KRAMM, Daniele de Lima. Políticas de formação de professores da educação básica no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método da pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto e Contexto – Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, out./dez. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018. Acesso em: 04 jul. 2025.
OLIVEIRA, Taíza Ferreira de. O letramento literário na EJA: uma proposta didática permeada por crônicas e RPG. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31506. Acesso em: 10 out. 2023.
PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; PASSOS, Marta. Literatura e leitura literária na formação escolar. Belo Horizonte: Ceale/FAE-UFMG, 2006.
RAMOS, Ana Raquel Farias Lima. A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3090. Acesso em: 10 out. 2023.
RODRIGUES, Aline Santos Pereira; SACHINSKI, Gabriele Polato; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Contribuições da revisão integrativa para a pesquisa qualitativa em Educação. Linhas Críticas, [S. l.], v. 28, e40627, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.26512/lc28202240627. Acesso em: 04 jul. 2025.
ROSA, Josélia Euzébio da; SANTOS, Cleber de Oliveira dos. Revisão integrativa sobre processo de abstração em pesquisas acerca da formação de professores que ensinam matemática. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 29, n. 79, p. 01-12, abr./jun. 2023.
SCHIAVON, Sandra Helena. Aplicação da revisão sistemática nas pesquisas sobre a formação dos professores: uma discussão metodológica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontíficia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2015. Plataforma Sucupira. Disponível em: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2970044. Acesso em: 10 out. 2023.
SCHUHMACHER, Elcio; CIPRIANI, Mayra Elaine Milke. Estudo de aula: formação no contexto do conhecimento pedagógico e dos saberes. Poiésis, Tubarão, v. 17, n. 31, p. 15-37, jan./jun. 2023.
SILVA, Edjane Timotio da. Letramento literário, EJA e poetas na escola: fruição e conhecimento que ultrapassam os limites da sala de aula. 2017. 169 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8063. Acesso em: 10 out. 2023.
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1 (Pt 1), p. 102-106, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134. Acesso em 04 jul. 2025.




















