Concepções de corpo na Educação Física escolar: uma análise das produções científicas de 2009 a 2019

Body conceptions in school physical education: an analysis of scientific productions from 2009 to 2019

Autores

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de corpo difundidas nas produções referentes à Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, para a qual foram selecionados artigos científicos, publicados nos portais da CAPES, SciELO e BVS, entre os anos 2009 e 2019. Estabelecidos os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 36 pesquisas empíricas. Os dados revelam que não há um consenso sobre a concepção de corpo.  Percebe-se que a maioria dos pesquisadores o considera como uma construção sociocultural, porém não há explicitação da concepção acerca da relação de unidade corpo-mente. Por outra perspectiva, a maioria dos participantes das pesquisas ainda apresenta concepções de corpo biológicas e/ou dicotômicas. Nesse sentido, os dados sugerem a necessidade de mais investigações e intervenções sobre a relação entre Educação Física e corpo, especialmente na prática pedagógica.

Palavras-chave: Corpo; Educação Física; Revisão Integrativa.

 

Abstract

The purpose of this research was to analyze the conceptions of body spread in the productions about scholar Physical Education. As an integrative review research, there were selected national scientific articles, published in Portal Capes, SciELO and BVS, between the years 2009-2019. Stablished the inclusion and exclusion criteria, we defined 36 empirical researches. There is not a consensus about a body conception; it is perceived that the most of authors considers it as a sociocultural construction, but do not explain how the relation of the body-mind unity is.  Based on the researches subject perspectives, the most show the body conceptions as biological or dichotomous. In this sense, the discussions showed suggest the need of even more investigations about the relation between Physical Education and body, especially in the pedagogical practice.

Keywords: Body; Physical Education; Integrative Review.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Regina de Fátima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Licenciada em Educação Física (UFVJM) e Pedagogia (Centro Universitário Claretiano). Doutora e Mestra em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP).

Pos-doutoramento em Educação (UNESP-Presidente Prudente)

Email: cintia.fatima@ifsp.edu.br       ORCID: 0000-0001-7044-262X

Mitsuko Aparecida Makino Antunes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Doutorado em Psicologia Social (PUC/SP). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP).

Email: miantunes@pucsp.br          ORCID: 0000-0003-2793-7410

Downloads

Publicado

05/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 406
  • pdf downloads: 161

Como Citar

FÁTIMA, C. R. de; ANTUNES, M. A. M. Concepções de corpo na Educação Física escolar: uma análise das produções científicas de 2009 a 2019 : Body conceptions in school physical education: an analysis of scientific productions from 2009 to 2019. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6636. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos