Concepções de corpo na Educação Física escolar: uma análise das produções científicas de 2009 a 2019
Body conceptions in school physical education: an analysis of scientific productions from 2009 to 2019
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de corpo difundidas nas produções referentes à Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, para a qual foram selecionados artigos científicos, publicados nos portais da CAPES, SciELO e BVS, entre os anos 2009 e 2019. Estabelecidos os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 36 pesquisas empíricas. Os dados revelam que não há um consenso sobre a concepção de corpo. Percebe-se que a maioria dos pesquisadores o considera como uma construção sociocultural, porém não há explicitação da concepção acerca da relação de unidade corpo-mente. Por outra perspectiva, a maioria dos participantes das pesquisas ainda apresenta concepções de corpo biológicas e/ou dicotômicas. Nesse sentido, os dados sugerem a necessidade de mais investigações e intervenções sobre a relação entre Educação Física e corpo, especialmente na prática pedagógica.
Palavras-chave: Corpo; Educação Física; Revisão Integrativa.
Abstract
The purpose of this research was to analyze the conceptions of body spread in the productions about scholar Physical Education. As an integrative review research, there were selected national scientific articles, published in Portal Capes, SciELO and BVS, between the years 2009-2019. Stablished the inclusion and exclusion criteria, we defined 36 empirical researches. There is not a consensus about a body conception; it is perceived that the most of authors considers it as a sociocultural construction, but do not explain how the relation of the body-mind unity is. Based on the researches subject perspectives, the most show the body conceptions as biological or dichotomous. In this sense, the discussions showed suggest the need of even more investigations about the relation between Physical Education and body, especially in the pedagogical practice.
Keywords: Body; Physical Education; Integrative Review.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 406
- pdf downloads: 161