O PIBIC_em/CNPQ na formação inicial de pesquisadores e os processos de gestão democrática desde o âmbito da universidade até as instituições escolares

Autores

  • Almir Paulo dos Santos almi.santos@uffs.edu.br
  • Tatiana Elena Fossato tati@uricer.edu.br

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo analisar as implicações e as contribuições do PIBIC_EM/CNPq na formação inicial de pesquisadores na Educação Básica, objetivando fortalecer os processos de Gestão Democrática desde o âmbito da Universidade até as instituições escolares de Ensino Médio. A metodologia é de caráter qualitativo com enfoque bibliográfico e de campo. Os participantes da pesquisa são estudantes que atuaram como bolsistas no Programa PIBIC_EM/CNPq, gestores de escolas públicas que participaram do programa e os professores da universidade orientadores do projeto executado no período entre 2012 e 2015. Os dados foram coletados mediante entrevistas, a partir de formulário semiestruturado, aos gestores das escolas participantes e aplicação de questionários aos alunos bolsistas e professores orientadores. Os principais resultados evidenciaram que o Programa PIBIC_EM/CNPq constituiu, a partir dos sujeitos, práticas de gestão democrática nos processos formativos durante a sua aplicação e a qualificação dos jovens na iniciação científica. Observou-se ainda, porém, um distanciamento nas práticas de gestão entre a Universidade e as Escolas.

Palavras-chave: PIBIC_EM. Gestão escolar. Gestão universitária.

 

 

 

The Pibic-Em / CNPQ in the initial training of researchers and the democratic management processes from the university to the school institutions

Abstract

This paper aims to analyze the implications and contributions of PIBIC_EM / CNPq in the initial training of researchers in Basic Education, aiming to strengthen the processes of Democratic Management from the scope of the University to the institutions of high school. The methodology is qualitative with a bibliographical and field approach. Participants in the survey are students who served as fellows in the PIBIC_EM / CNPq Program, public school managers who participated in the program and the university's teachers guiding the project run in the period between 2012 and 2015. Data were collected through interviews, from semi-structured form, the managers of the participating schools and the application of questionnaires to scholarship students and guiding teachers. The main results showed that the PIBIC_EM / CNPq Program constituted, from the subjects, practices of democratic management in the formative processes during its application and the qualification of the young people in the scientific initiation. However, there was a lack of focus on management practices between the University and the Schools.

Keywords: PIBIC_EM. School management. University management.


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Biografia do Autor

Almir Paulo dos Santos

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, com estágio pós-doutoral em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sino - UNISINOS. Professor da Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim. Líder do projeto de pesquisa - Indicadores de prática de gestão democrática no âmbito da educação básica a partir das avaliações em larga escala - CNPq. E - mail: almi.santos@uffs.edu.br

 

Tatiana Elena Fossato

Graduação em Pedagogia - Educação Infantil pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim (2005). Possui Especialização em Gestão Escolar, pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus de Erechim (2017). Atua nos Setores de Comitê de Ética em Pesquisa, Setor de Pesquisa, no Setor de Editoração de Obras e no Comitê de  Sustentabilidade Socioambiental da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/Erechim.Tem experiência na área de Educação

- gestão em educação. E - mail: tati@uricer.edu.br

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Publicado

03/02/2019
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Como Citar

DOS SANTOS, A. P.; FOSSATO, T. E. O PIBIC_em/CNPQ na formação inicial de pesquisadores e os processos de gestão democrática desde o âmbito da universidade até as instituições escolares. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 114–135, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2153. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos