Autismo e inclusão no ensino superior: uma proposta de intervenção na perspectiva da grupalidade
Autism and inclusion in higher education: an intervention proposal from the perspective of groupality
Palavras-chave:
Autismo, Ensino Superior, GrupalidadeResumo
Considerando os desafios que atravessam o contexto do autismo na educação, este artigo objetiva analisar se educação especial e seus equipamentos de suporte corroboram com a inclusão no ensino superior. Os participantes foram estudantes autistas de uma universidade pública. Metodologicamente, constitui-se como uma pesquisa-ação colaborativo-crítica. O equipamento de suporte foi o grupo, a partir da perspectiva de Barros (2009) e César (2008) e, Givigi, Camargo e Silva (2023). O grupo foi formado por estudantes autistas, mediado por discentes da pós-graduação da área da educação especial e da graduação em Fonoaudiologia e a professora responsável. Como resultados, destacam-se a potência do grupo no fortalecimento dos vínculos, na partilha de estratégias de enfrentamento e na ressignificação da própria história a partir do outro, e a grupalidade se constituindo como a força que emerge no “entre” através da experiência relacional, intersubjetiva e coletiva do grupo.
Palavras-chave: Autismo; Educação Especial; Grupalidade.
Abstract
Considering the challenges faced by the context of autism in education, this article aims to analyze whether special education and its support systems support inclusion in higher education. The participants were autistic students at a public university. Methodologically, it constitutes a collaborative-critical action research. The support system was the group, based on the perspectives of Barros (2009) and César (2008) and Givigi, Camargo, and Silva (2023). The group was formed by autistic students, mediated by graduate students in special education and undergraduate students in speech-language pathology and audiology, and the lead professor. The results highlight the group's power in strengthening bonds, sharing coping strategies, and redefining one's own story through the other. Groupality constitutes the force that emerges in the "in-between" through the group's relational, intersubjective, and collective experience.
Keywords: Autism; Special Education; Groupality.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA (APA). DSM-5: Manual de diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Líber, 2007.
BARBOSA, Adriana da Costa; SOBRINHO, Reginaldo Célio; FERO, Ken. Experiences of students diagnosed with autism at a Brazilian university. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 1–29, 2024. DOI: 10.5902/1984686X88589. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/88589. Acesso em: 5 jul. 2025.
BENEVIDES DE BARROS, Regina. Grupo: A afirmação de um simulacro. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2009.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 2 jul. 2025.
BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Casa Civil, Brasília, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em: 2 jul. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador Programa Incluir - Acessibilidade na Educação Superior. Secadi/Sesu-2013. Brasília/DF, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12737-documento-orientador-programa-incluir-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 2 jul. 2025.
CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Teoria Crítica de la Enseñanza: la investigación-acción em la formación del professorado. Tradução de: J. A. Bravo. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
CASTRO, Lorena Gomes Freitas de. Mas você não tem cara de autista: relato autobiográfico, diagnóstico tardio e campo dêitico. 2023. 197 f. Tese (Doutorado em Letras) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/21515. Acesso em: 6 jul. 2025.
CÉSAR, Janaína Mariano. Processos grupais e o plano impessoal: a grupalidade fora no grupo. 2008. 2008. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói. Disponível em: https://slab.uff.br/wp-content/uploads/sites/101/2021/05/2008_d_Janaina.pdf. Acesso em: 6 jul. 2025.
EVANS, Dena et al.. Autism spectrum disorder: reconceptualising support for neurodiverse students in higher education. Journal of Higher Education Policy and Management, v. 45, n. 2, p. 243-257, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1360080X.2023.2180168. Acesso em: 5 jul. 2025.
GIKOVATE, Carla GRUBER; FÉRES-CARNEIRO, Terezinha. AUTISMO EM ADULTOS: Sentimentos e mudanças após o diagnóstico. Psicologia e Saúde em debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 80–100, 2024. DOI: 10.22289/2446-922X.V10A2A6. Disponível em: https://www.psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/1171. Acesso em: 6 jul. 2025.
GIVIGI, Rosana Carla do Nascimento; CAMARGO, Erica Daiane Ferreira; SILVA, Giovanna Santos da. A constituição da grupalidade com um grupo de crianças com autismo. Revista Educação Especial em Debate, v. 8, n. 15, p. 76-90, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41573. Acesso em: 9 jul. 2025.
GUIMARÃES, Willian. Resistência e reconhecimento: marcadores sociais da diferença e suas implicações na educação especial e inclusiva. Revista Foco, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 1-18, 2024. DOI: 10.54751/revistafoco.v17n3-023. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/4399. Acesso em: 5 jul. 2025.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2022: Pessoas com deficiência e pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista. Rio de Janeiro: IBGE, 2025. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102178.pdf. Acesso em: 4 jul. 2025.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2024. Brasília: Ministério da Educação. 2025. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2024.pdf. Acesso em: 5 jul. 2025.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). RESUMO TÉCNICO DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2023. Brasília: Ministério da Educação. 2024. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2023/resumo_tecnico_do_censo_da_educacao_superior_2023.pdf. Acesso em: 5 jul. 2025.
JESUS, Denise Meyrelles de; VIEIRA, Alexandro Braga; EFFGEN, Ariadna Pereira Siqueira. Pesquisa-ação colaborativo-crítica: em busca de uma epistemologia. Educação & Realidade, v. 39, p. 771-788, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45742. Acesso em: 3 jul. 2025.
KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educação & Sociedade, v. 33, p. 833-849, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/9GqQTbYV8QjfVWpqjdyFHDP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 jul. 2025.
MACHADO, Maria Letícia Cautela de Almeida; WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo. A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 73, p. 2–17, 2023. DOI: 10.12957/teias.2024.76935. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/76935. Acesso em: 3 jul. 2025.
MAENNER, Matthew J. et al.. Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2020. Morbidity and Mortality Weekly Report, v. 72, n. 2, p. 1-14, 24 mar. Disponível s_cid=ss7202a1_w em: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/72/ss/ss7202a1.htm?. Acesso em: 3 jul. 2025.
MELO, Sandra Cordeiro; CONSTANT, Elaine; FERREIRA, Adriana Teixeira. Acesso e permanência de pessoas com autismo no ensino superior. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 73, p. 112–128, 2023. DOI: 10.12957/teias.2024.74128. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/74128. Acesso em: 6 jul. 2025.
MISQUIATTI, Andréa Regina Nunes; BUSSOLARO, Ana Gabriela Olivati; BRITO, Maria Cláudia. Habilidades linguísticas e sociais de um estudante universitário com Transtorno do Espectro Autista. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5772. Acesso em: 10 jul. 2025.
NALIN, Luísa Macedo et al.. Impactos do diagnóstico tardio do transtorno do espectro autista em adultos. Research, Society and Development, v. 11, n. 16, p. 1-9, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38175. Acesso em: 6 jul. 2025.
NASCIMENTO, Alice Pilon do; JESUS, Denise Meyrelles de. A articulação entre alfabetização e Educação Especial: um olhar à luz do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4487. Acesso em: 5 jul. 2025.
PAES, Jane da Silva et al.. Comunicação do diagnóstico de TEA em adultos: compreensão fenomenológica da vivência. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 17, n. 13, p. 1-22, 2024. DOI: 10.55905/revconv.17n.13-482. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/14077. Acesso em: 6 jul. 2025.
RATUCHNE, Paloma Aparecida Oliveira; MUNHOZ, Maria Luiza da Luz; BARBY, Ana Aparecida de Oliveira Machado; SILVA, Rosangela Trabuco Malvestio da. Ações educacionais inclusivas para estudantes com transtorno do espectro autista no ensino superior: revisão sistemática de artigos brasileiros. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79018. Acesso em: 5 jul. 2025.
RIBAS, Cristina Thorstenberg. Diagramas especulativos a partir da análise institucional, ‘desejos de grupo’ no Brasil em crise. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 517–550, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i2.8668501. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8668501. Acesso em: 9 jul. 2025.
SARMET, Yvanna Aires Gadelha et al.. Criação de um núcleo de atendimento à comunidade autista e neurodiversa na Universidade de Brasília: relato de experiência : Creation of a service center for the autistic and neurodiverse community at University of Brasília: an experience report . Participação, [S. l.], v. 21, n. 37, p. 100–113, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/45052. Acesso em: 9 jul. 2025.
SILVA, Giovanna Santos da; GIVIGI, Rosana Carla do Nascimento; CAMARGO, Erica Daiane Ferreira. Vivências de alunos autistas no Ensino Superior: acesso, permanência e inclusão. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 37, n. 1, p. e44/1–24, 2024. DOI: 10.5902/1984686X88635. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/88635. Acesso em: 10 jul. 2025.
SILVA, Giovanna Santos da. Processos de inclusão de alunos autistas no ensino superior: a construção de um grupo de discussão. 2024. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/20822. Acesso em: 9 jul. 2025.
SPINOZA, Baruch. Ética segundo a ordem geométrica. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.




















