A articulação entre alfabetização e Educação Especial: um olhar à luz do Plano Nacional de Educação (2014-2024)

El vínculo entre alfabetización y Educación Especial: una mirada a la luz del Plan Nacional de Educación (2014-2024)

Autores

Resumo

O presente artigo se configura como um recorte do trabalho de doutoramento da primeira autora. O objetivo central se deu na discussão da alfabetização e da Educação Especial como direito de todo escolar. Para isso, contou com a análise do Plano Nacional de Educação vigente, mais especificamente das Metas 4 e 5.  As perspectivas abordadas foram a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica, uma vez que pela via do materialismo histórico-dialético é possível compreender o fenômeno, a partir das unidades que o compõe. Na lógica apresentada, para que os processos de leitura e escrita se materializem na vida dos estudantes, é imprescindível a relação de responsabilidade do Estado. Os dados referentes à formação de professores e à carreira do magistério entraram em discussão, pois estão ligados às condições de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Educação Especial; Alfabetização; Plano Nacional de Educação.

 

Resumen

El trabajo se configura como una parte de la investigación de doctorado de la primera autora. El objetivo central surgió en la discusión sobre alfabetización y Educación Especial como derecho de todo escolar. Para eso, contó con el análisis del Plano Nacional de Educación vigente, específicamente, de las Metas 4 y 5.  Las perspectivas abordadas fueron la psicología histórico-cultural y la pedagogía histórico-crítica, una vez que por la vía del materialismo histórico-dialéctico es posible comprender el fenómeno, a partir de las unidades que lo componen. En la lógica presentada, para que los procesos de lectura y escritura se materialicen en la vida de los estudiantes, es imprescindible la relación de responsabilidad del Estado. Los datos referentes a la formación de profesores y a la carrera del magisterio entraron en discusión, pues están relacionados a las condiciones de enseñanza y aprendizaje.

Palabras clave: Educación Especial; Alfabetización; Plano Nacional de Educación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Pilon do Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009), Mestra em Educação (2013) pela mesma instituição de ensino. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES) na linha de pesquisa educação Especial e processos inclusivos, bem como professora da Educação Básica na rede pública de ensino de Vitória (Ensino Fundamental) e de Vila Velha (Educação Especial). E-mail: alicepilonn@gmail.com - ORCID: 0000-0003-2014-5365

Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1974), Mestrado em Educação - University of Iowa (1977), Doutorado em Psicologia da Educação - University of California - Los Angeles (1983) e Pós-Doutorado em Educação Especial, USP (2002), UFRGS (2018). E-mail: jesusdenise@hotmail.com - ORCID: 0000-0001-7966-5424

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 165
  • pdf downloads: 194

Como Citar

PILON DO NASCIMENTO, A.; MEYRELLES DE JESUS, D. . A articulação entre alfabetização e Educação Especial: um olhar à luz do Plano Nacional de Educação (2014-2024): El vínculo entre alfabetización y Educación Especial: una mirada a la luz del Plan Nacional de Educación (2014-2024). Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4487. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)