Habilidades linguísticas e sociais de um estudante universitário com Transtorno do Espectro Autista

Linguistic and social skills of a university student with autism spectrum disorder

Autores

  • Andréa Regina Nunes Misquiatti andrea.misquiatti@unesp.br
  • Ana Gabriela Olivati Bussolaro anaolivati@outlook.com
  • Maria Cláudia Brito presidentesaberautismo@gmail.com

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar as habilidades linguísticas e sociais de um estudante universitário com transtorno do espectro autista, por meio da descrição do processo de avaliação fonoaudiológica. Para coleta de dados foi realizado análise documental de informações dos prontuários referentes a avaliações multidisciplinares. Foram observadas desde a infância características típicas do espectro. Na fase da adolescência e vida adulta houve episódios de depressão, fobia social e relatos de tentativa de suicídio. Nas sessões de avaliação verificou-se dificuldades em habilidades comunicativas e sociais, como alterações da prosódia, pobre contato visual e ausência de iniciativa de diálogo. Este estudo permitiu identificar a importância da atuação do fonoaudiólogo, junto a equipes multiprofissionais, na assistência a pacientes adultos com TEA que apresentam alto funcionamento.

 Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Adulto; Fonoaudiologia.

 

Abstract

This article aimed to identify the linguistic and social skills of a university student with autism spectrum disorder, through the description of the speech-language assessment process. Documentary analysis of information from multidisciplinary evaluations was performed for data collection. Typical spectrum characteristics were observed since childhood. In adolescence and adulthood, there were episodes of depression, social phobia, and reports of suicide attempts. During the assessment sessions, difficulties were identified in communicative and social skills, such as prosodic changes, poor eye contact, and lack of dialogue initiative. This study allowed the identification of the importance of the speech-language pathologist's role, in conjunction with multidisciplinary teams, in assisting adult patients with high functioning ASD.

Keywords: Autistic disorder; Adult; Speech therapy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Regina Nunes Misquiatti

É professora assistente doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP/ Marília- São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa GEPADI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividades e desenvolvimento Infantil. Coordenadora do Laboratório de Estudos da Linguagem Infantil - LEALI. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1991), Doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/USP-São Paulo (2007). Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica- PUC/ São Paulo (1996). E-mail: andrea.misquiatti@unesp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6276-3519 

Ana Gabriela Olivati Bussolaro

Fonoaudióloga formada pela Unesp / Marília - São Paulo. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp / Bauru - São Paulo. Colaboradora do Laboratório de Estudos da Linguagem Infantil - Leali. E-mail: anaolivati@outlook.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7062-1270.

Maria Cláudia Brito

Pós-Doutora e Doutora (PhD) em Educação, Mestre em Psicologia (todos com ênfase em Autismo), UNESP/SP. Professora Universitária, Pesquisadora do CNPq/SET-A em Autismo, Robótica e Linguagem e do Grupo de Pesquisa CNPq “Diferença, Desvio e Estigma”, UNESP/SP. Editora-Chefe no Portal Saber Autismo. E-mail:presidentesaberautismo@gmail.com. Orcid:https://orcid.org/0000-0002-8806-5727.

Downloads

Publicado

10/03/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 271
  • pdf downloads: 234

Como Citar

NUNES MISQUIATTI, A. R.; OLIVATI BUSSOLARO, A. G.; BRITO, M. C. Habilidades linguísticas e sociais de um estudante universitário com Transtorno do Espectro Autista: Linguistic and social skills of a university student with autism spectrum disorder. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5772. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos