RETRATOS DA ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA LEITORA: O CASO DE SANTARÉM NOVO - PA
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9844Palavras-chave:
Leitura, Fluência, Alfabetização, Ensino FundamentalResumo
A alfabetização das crianças tem sido motivo de preocupação. Diante disso, o governo federal, em regime de colaboração com os estados e municípios, tem investido em políticas de alfabetização. Contudo, os resultados indicaram que muitas crianças que terminam o segundo ano de escolarização não estão alfabetizadas plenamente. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo compreender o nível de fluência leitora dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Santarém Novo - PA. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória a partir dos resultados da avaliação de fluência leitora fornecidos pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e pelo Ministério da Educação. Os dados foram referentes ao perfil de saída das crianças que concluíram os dois primeiros anos de escolarização. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental são pré-leitores nível 4, ou seja, aqueles que leem somente palavras soltas. Portanto, conclui-se que ao monitorar a fluência leitora, é possível detectar dificuldades como problemas de decodificação, falta de automatização ou baixa consciência fonológica.
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