RETRATOS DA ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA LEITORA: O CASO DE SANTARÉM NOVO - PA

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9844

Palavras-chave:

Leitura, Fluência, Alfabetização, Ensino Fundamental

Resumo

A alfabetização das crianças tem sido motivo de preocupação. Diante disso, o governo federal, em regime de colaboração com os estados e municípios, tem investido em políticas de alfabetização. Contudo, os resultados indicaram que muitas crianças que terminam o segundo ano de escolarização não estão alfabetizadas plenamente. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo compreender o nível de fluência leitora dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Santarém Novo - PA. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória a partir dos resultados da avaliação de fluência leitora fornecidos pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e pelo Ministério da Educação. Os dados foram referentes ao perfil de saída das crianças que concluíram os dois primeiros anos de escolarização. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental são pré-leitores nível 4, ou seja, aqueles que leem somente palavras soltas. Portanto, conclui-se que ao monitorar a fluência leitora, é possível detectar dificuldades como problemas de decodificação, falta de automatização ou baixa consciência fonológica.

Biografia do Autor

Fabio Colins, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor e mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Ensino da Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Educação Matemática (UFPA); Especialista em Gestão e Orientação Escolar (UNINTER-PR); Especialista em Educação Especial (UCDB-MT); Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UCAM-MG). Especialista em LIBRAS (UCAM-MG). Graduação em Matemática (UFPA); Graduação em Letras Língua Portuguesa (UEPA). Graduação em Pedagogia (UNINTER). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA).

Dayce Kelly Pompeu Chaves, Universidade Federal do Pará - UFPA

Pós-graduanda em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental pela rede municipal de educação de Santarém Novo - PA.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: edições 70, 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 24 dez. 2024.

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Escrever e Argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

MORRIS, Robin. et al. Becoming a Fluent and Automatic Reader in the Early Elementary School Years. Educ Psychol, Georgia, EUA, v. 96, p. 119-129, mar. 2010. Disponível em: nihms131455.pdf. Acesso em: 20 set. 2024.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

PULIEZI, Sandra. MALUF, Maria Regina. A fluência e sua importância para a compreensão leitora. Psico-USF, São Paulo, v. 19, p. 467-475, dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/jdXqdwBLBRhVswxj4Yj3dYs/?lang=pt. Acesso em: 21 set. 2024.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

STAHL, Steven. et al. Becoming a Fluent Reader: Reading Skill and Prosodic Features in the Oral Reading of Young Readers. Educ Psychol, Georgia, EUA, v. 84, p. 35-57, jan. 2010. Disponível em: nihms131460.pdf. Acesso em: 22 set. 2024.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Dunya, 1999.

Downloads

Publicado

26/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 26
  • PDF downloads: 13

Como Citar

COLINS, F.; POMPEU CHAVES, D. K. RETRATOS DA ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA LEITORA: O CASO DE SANTARÉM NOVO - PA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9844. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9844. Acesso em: 2 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)