O ENSINO DA HETERONORMATIVIDADE NAS IGREJAS EVANGÉLICAS: DOUTRINAÇÕES HOMOFÓBICAS E OS IMPACTOS SOCIAIS

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9820

Palavras-chave:

Doutrinação, Heteronormatividade, Homofobia, Igreja Assembleia de Deus, Educação Dialógica

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender como os pastores da Igreja Assembleia de Deus promovem o ensino da heteronormatividade por meio de discursos homofóbicos que desqualificam e desumanizam homens gays. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada na história de vida de um dos autores do trabalho. Fundamentamo-nos nos conceitos de interdição, separação/rejeição e vontade de verdade de Foucault (2014), bem como na perspectiva de educação dialógica de Freire (1987), que se apresenta como uma alternativa para promover respeito e inclusão, evidenciando a importância de combater discursos intolerantes com o auxílio de uma educação crítica e transformadora. Os resultados apontam que essas práticas discursivas reforçam a exclusão social e a desumanização de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não binárias e demais pluralidades, especificamente os corpos gays. Concluímos que, a partir da práxis dialógica freireana, centrada na valorização das diversidades, na formação da consciência de si e na crítica às verdades absolutas pregadas nos púlpitos, torna-se possível enfrentar os discursos heteronormativos promovidos pelos pastores na Igreja Assembleia de Deus e proteger as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não binárias e demais pluralidades das violências e exclusões sociais a que são submetidas.

Biografia do Autor

Francisco Gabriel Pereira Nascimento Farias, Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Graduado em Humanidades e graduando em Pedagogia pela Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). 

Luís Eduardo Torres Bedoya, Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Docente na Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará, Brasil.

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Publicado

26/11/2024
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Como Citar

PEREIRA NASCIMENTO FARIAS, F. G.; TORRES BEDOYA, L. E. O ENSINO DA HETERONORMATIVIDADE NAS IGREJAS EVANGÉLICAS: DOUTRINAÇÕES HOMOFÓBICAS E OS IMPACTOS SOCIAIS. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–14, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9820. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9820. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência