A GESTÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS FRENTE AO AVANÇO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS: UMA ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA EM BELÉM DO PARÁ

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9466

Biografia do Autor

Zanete Almeida Gusmão, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Colégio Moderno (1987) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999), Doutora em Educação para a Ciência DINTER UEPA/UNESP. Professora Assistente IV da Universidade do Estado do Pará – UEPA.

Referências

ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1993.

APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

________. Repensando Ideologia e Currículo. In: Antonio F. Moreira e Tomaz T. da Silva (Orgs.), Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

ARROYO, Miguel G. (Org.). Da Escola carente à Escola possível. São Paulo: Loyola, 1991.

BRUNO, Lúcia. (Org.). Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo. São Paulo: Atlas, 1996.

CAMPOS, Rogério C. A Luta dos Trabalhadores pela Escola. São Paulo: Loyola, 1989.

CURY, Carlos R. Jamil. Educação e Contradição. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

DIEESE/PA. A Crise do Emprego no Pará. Belém, (Impress), junho/99.

________. Os Caminhos da Exclusão Social no Pará. Belém, (Impress), junho/99.

________. Contagem da População: Região Metropolitana de Belém. (Impress), 1996.

Escola Cidade de Emaús. Plano de Desenvolvimento da Preparação para Trabalho. Belém, (Impress), 1985.

Estatuto Social do Movimento República de Emaús. Belém, 1993.

Expressão Cidade de Emaús. Diagnóstico da Realidade da Escola Cidade de Emaús. Belém, (Impress), 1990.

________. Plano Base para o Estudo. Belém, (Impress), 1979.

________. Plano de Implantação da Escola Cidade de Emaús, Belém, (Impress), 1980.

________. Proposta Filosófica da Escola Cidade de Emaús, Belém, (Impress), 1982.

________. Relatório de Atividades, Belém, (Impress), 1993.

FELIX, M. de Fátima Costa. Administração Escolar: Um problema educativo ou empresarial. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

________. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez, 1995.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática. In: Gentili, Pablo A. A. e Silva, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação. Um Estudo Introdutório. São Paulo: Cortez, 1988.

GARCIA, Regina Leite. Especialista em Educação, os mais Novos Responsáveis pelo Fracasso Escolar. (Impress s/ d).

GENTILI, Pablo. A Falsificação do Consenso: Simulacro e imposição na reforma educacionais do neoliberalismo. Petrópolis: vozes, 1998.

GENTILI, Pablo. (org.).Pedagogia da Exclusão: Crítica ao neoliberalismo em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

GIROUX, Henry A. e SIMON, Roger. Cultura Popular e Pedagogia Crítica: A vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: MOREIRA, Antônio Flávio. e Silva, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

HAGE, Salomão A. M. Qual a escola que interessa às Classes Populares? Um Estudo de Uma Experiência no Bairro do Benguí. Belém/ PA: 1994.

HAGE, Salomão M. e GUSMÃO, Zanete Almeida. Qual a Escola que interessa às Classes Populares? Um Estudo de uma Experiência no Bairro do Benguí. Belém, INEP/UEPA, 1994.

GONÇALVES, Reinaldo. Distribuição de riqueza e renda: alternativa para a crise brasileira. In: Lesbaupin, Ivo (Org.). O desmonte da Nação: Balanço do Governo FHC. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

HORA, Dinair da. Gestão democrática na escola. São Paulo: Papirus, 1994.

HUNT, E. K. & Sherman Horward J. História do Pensamento Econômico. Petrópolis: Vozes, 1997.

HUTMACHER, Walo. A Escola em todos os seus estados: Das políticas de sistemas às estratégias de estabelecimento. In: NÓVOA, António (Coord.). As Organizações escolares em análise. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1995.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação: Pedagogia e Didática — O campo investigativo da pedagogia e da didática no Brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional. In: PIMENTA, Selma G. (Org.). Didática e Formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.

LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

KUENZER, Acácia. Globalização e Educação: Novos desafios. In: Anais IX ENDIPE. Águas de Lindóia, 1998.

NÓVOA, António. Para uma análise das instituições escolares. In: NÓVOA, Antônio (Coord.). As Organizações escolares em análise. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1995.

NUNES, José Walter e MATOS, Ione. Relatório de Atividade na Escola de 1ª e 2ª Graus Cidade de Emaús. Sec/Mec. Belém, (Impress), 1994.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997.

________. Administração Escolar: Introdução Crítica. São Paulo: Cortez, 1993.

________. Parem de preparar para o trabalho!!! Reflexões acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola pública. In: Ferreti, Celso. Silva Jr, João dos Reis e Oliveira M. Rita N. S. (Orgs.). Trabalho, Formação e Currículo: Para onde vai a Escola? São Paulo: Xamã, 1999.

RAYS, Oswaldo Alonso. A Relação Teoria-Prática na Didática Escolar Crítica. In: Veiga, Ilma P. Alencastro (Org.). Didática: O ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 1996.

Revista Fazendo Escola. Paulo Freire, educador mundial da paz. Uberaba: Ano 3 Nº 4.

RIBEIRO, José Querino. Ensaio de uma Teoria da Administração Escolar. São Paulo: Saraiva, 1988.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

SILVA JR. Celestino Alves da. A Escola Pública como local de trabalho. São Paulo: Cortez, 1993.

SILVA, da T. T. e GENTILI, Pablo. (orgs.). Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes, 1994.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Educação, Trabalho e Currículo na Era do pós-trabalho e da Pós-política. In: Ferretti, Celso J., Silva Jr, João dos Reis (Orgs.). Trabalho, Formação e Currículo. Para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999.

SILVA, Tomaz Tadeu. A "nova" direita e as transformações na pedagogia da política e na política da pedagogia. In: Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação. Gentili, Pablo A. A. e Silva, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

SNYDERS, G. Escola, classe e luta de classes. Lisboa: Moraes, 1977.

TANCRED, Ana Maria O. A Experiência do Ensino Noturno no Benguí. Belém, (Impress), 1985.

TORRES, Rosa María. Que (e como) é necessário aprender? Campinas, SP: Papirus, 1994.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VASCONCELOS, Celso dos. S. PLANEJAMENTO. Plano de Ensino-aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertad, 1995.

Downloads

Publicado

19/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 3
  • PDF downloads: 0

Como Citar

ALMEIDA GUSMÃO, Z. A GESTÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS FRENTE AO AVANÇO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS: UMA ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA EM BELÉM DO PARÁ. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 2, n. 6, p. 137–169, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9466. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9466. Acesso em: 23 nov. 2024.