ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9154

Palavras-chave:

Tendência de Pesquisa, Produção Científica, Ensino de Ciências

Resumo

Trata-se de um levantamento bibliográfico que investiga o panorama atual das pesquisas em ensino por investigação na física, abrangendo um intervalo de aproximadamente 20 anos de produção científica. O principal objetivo foi analisar o perfil dessas pesquisas, apontando sua evolução ao longo do tempo. Para isso, foram consideradas diversas fontes: a) revistas especializadas de qualis B2 a A1 em Ensino de Ciências/Física; b) dissertações de mestrado e teses de doutorado; c) anais de eventos científicos como o ENPEC; e d) conclusões de revisões de literatura sobre o tema. Como resultado, foi possível verificar que o ensino por investigação tem se consolidado como uma abordagem central e eficaz, porém ainda em ascensão, promovendo um debate crescente na comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

Marcos André de Sousa Albuquerque, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Licenciado em Física (Universidade do Estado do Pará), atualmente mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências em Contextos Amazônicos (GEPEECA).

Frederico Bicalho, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutor em Educação para Ciência pela Universidade Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Mestre em Física da Matéria Condensada pela UFPA, Graduado em Bacharelado em Física pela UFPA. Professor Adunto I da Universidade do Estado do Pará desde 2008, Docente Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - MNPFE/SBF/UFPA, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEECA/UEPA. Atualmente é Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE/UEPA (2021/2025). Foi Chefe de Departamento de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará, Coordenou o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais nas modalidades Presencial e na Modalidade a Distancia, foi Membro do Conselho Universitário por 2º mandatos consecutivos (2012-2013 e 2013-2015), foi Presidente do Fórum de Área de Física da UAB/CAPES (2011-2014), foi Coordenador do Campus XVI - UEPA - Barcarena (2011), Coordenador de Programas e Projetos DDE/PROGRAD/UEPA (2012-2013), Presidente da Comissão de Formação Continuada do Plano de Formação de Docentes da Educação Básica (SEDUC/PA) (2011), é atualmente Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Física e Ensino de Física da UEPA, Membro Titular da Academia Paraense de Ciências.

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Publicado

25/09/2024
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Como Citar

DE SOUSA ALBUQUERQUE, M. A.; DA SILVA BICALHO, F. ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–17, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9154. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9154. Acesso em: 25 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos