ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM TEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS LEGAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69675/RCU.2763-7646.10782

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Atendimento Educacional Especializado, Políticas Públicas

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a efetividade das legislações brasileiras que asseguram o direito à educação de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando sua aplicação prática no acesso, na permanência e na aprendizagem significativa na educação básica. Fundamentada em uma abordagem qualitativa, de natureza documental e bibliográfica, a pesquisa adota a análise de conteúdo temática, com base em Bardin (2016), para examinar documentos legais e produções acadêmicas recentes. As categorias analíticas – acesso à educação, permanência escolar, direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), formação docente, adaptação curricular e responsabilidade do Estado – orientaram a leitura crítica. Os resultados indicam progressos normativos importantes, como a consideração do TEA como uma deficiência e a expansão do direito ao AEE. No entanto, eles também destacam que ainda existem limitações na aplicação de políticas inclusivas, principalmente no que diz respeito à capacitação de docentes, infraestrutura das escolas, definição das funções dos profissionais de apoio e colaboração entre setores. O estudo conclui que, embora a estrutura legal seja robusta, há uma desconexão entre as prerrogativas legais e a realidade escolar. Isso destaca a importância de investimentos, formação contínua e reestruturação das práticas pedagógicas para garantir a inclusão.

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Biografia do Autor

Valdene Carvalho Peixoto da Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Especialista em Transtorno do Espectro Autista: Intervenções Multidisciplinares em Contextos Intersetoriais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa pelas Faculdades Integradas da Terra de Brasília (FTB/USP), atua como professora na Prefeitura Municipal de Parauapebas.

Daniela Soares Leite, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora e Mestra em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Atua como Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará, Marabá, Pará, Brasil.

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Publicado

09/12/2025

Como Citar

SILVA, V. C. P. da; LEITE, D. S. ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM TEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS LEGAIS. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 5, p. 1–20, 2025. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.10782. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/10782. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos