ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM TEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS LEGAIS
DOI:
https://doi.org/10.69675/RCU.2763-7646.10782Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Atendimento Educacional Especializado, Políticas PúblicasResumo
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a efetividade das legislações brasileiras que asseguram o direito à educação de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando sua aplicação prática no acesso, na permanência e na aprendizagem significativa na educação básica. Fundamentada em uma abordagem qualitativa, de natureza documental e bibliográfica, a pesquisa adota a análise de conteúdo temática, com base em Bardin (2016), para examinar documentos legais e produções acadêmicas recentes. As categorias analíticas – acesso à educação, permanência escolar, direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), formação docente, adaptação curricular e responsabilidade do Estado – orientaram a leitura crítica. Os resultados indicam progressos normativos importantes, como a consideração do TEA como uma deficiência e a expansão do direito ao AEE. No entanto, eles também destacam que ainda existem limitações na aplicação de políticas inclusivas, principalmente no que diz respeito à capacitação de docentes, infraestrutura das escolas, definição das funções dos profissionais de apoio e colaboração entre setores. O estudo conclui que, embora a estrutura legal seja robusta, há uma desconexão entre as prerrogativas legais e a realidade escolar. Isso destaca a importância de investimentos, formação contínua e reestruturação das práticas pedagógicas para garantir a inclusão.
Downloads
Referências
AGRELOS, Camila da Silva Teixeira. Configurações dos serviços de apoio na classe comum nas redes municipais de ensino da região da Grande Dourados. 2021. 239 f. Dissertação (Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2021.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASSI, Tânia Mara dos Santos. Alunos com deficiência intelectual: um olhar investigativo sobre o plano educacional individualizado (PEI) na escolarização no ensino regular. Open Science Research, v. 9, 2022. DOI: 10.37885/221211433. Acesso em: 21 jun. 2025.
BEZERRA, Thaynara de Moura; VIANNA, Pedro Henrique Farias; COSTA, Sheila Sousa da; TEIXEIRA, Haciane Moreira da Silva; FREITAS, Ana Paula da Costa; SANTOS, Sirlei Alves dos; SANTOS, Hiarles Dias dos; FARIA, Rose Cristina Veiga de; CORREIA, Sunami Graças de Farias; MARTINS, Márcia Thallita Nunes. Estratégias de comunicação alternativa e ampliada (CAA) na educação de alunos com TEA: um desafio para formação de professores. In: EDITORA Científica Digital (org.). Open Science Research. XVIII. Guarujá: Editora Científica Digital, 2025. DOI: 10.37885/250118786. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/250118786.pdf. Acesso em: 21 jun. 2025.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 50/2023. Reanálise do Parecer CNE/CP nº 50, de 5 de dezembro de 2023, que tratou das Orientações Específicas para o Público da Educação Especial: Atendimento a Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 5 nov. 2024. Disponível em: https://lp.autismolegal.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Parecer-50_homologado.pdf. Acesso em: 12 mar. 2025.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 mar. 2025.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, DF, 26 ago. 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 10 mar. 2025.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo Escolar de 2023. Brasília, DF: INEP, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2023.pdf. Acesso em: 10 mar. 2025.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 mar. 2025.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF, 28 dez. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 12 mar. 2025.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 mar. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEE, 2008. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/secadi/politicaseducacaoespecial.pdf. Acesso em: 10 mar. 2025.
COELHO, Ana Cely de Sousa; SANTANA, Geisa Carla Cavalcante; TAKANASHI, Silvânia Yukiko Lins; GALVÃO, Edna Ferreira Coelho. As múltiplas estratégias docente frente ao aluno com TEA – vivências pedagógicas. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1-23, jan./dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.69675/RCU.2763-7646.9596. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9596. Acesso em: 21 jun. 2025.
FREITAS, Marcos Cezar de; GONÇALVES, Raelen Brandino. A presença de crianças diagnosticadas com TEA em escolas públicas: contradições na oferta de serviços terapêuticos. Atos de Pesquisa em Educação, [s.l.], v. 18, p. e11133, 2023. DOI: 10.7867/1809-03542022e11133. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11133. Acesso em: 15 jun. 2025.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MADUREIRA, Nila Luciana Vilhena; XAVIER, Mario Jorge Brasil; COSTA, Nivia Maria Vieira; FLEXA, Thina Threicy dos Santos. Práticas pedagógicas para alunos com TEA: estado da arte em dissertações brasileiras dos últimos dez anos. Nova Revista Amazônica, [s.l.], v. 10, n. 2, p. 23, 2022. DOI: 10.18542/nra.v10i2.13516. Acesso em: 13 abr. 2025.
MANTOAN, Maria Teresa E. Diferenciar para incluir: a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Diversa: educação inclusiva na prática, [s.l.], 2011. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/diferenciar-para-incluir-a-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva/. Acesso em: 12 abr. 2025.
MELLO, Tatiana de Souza; BARBOSA, Débora Nice Ferrari. Ações interdisciplinares mediadas pela tecnologia para crianças com TEA. Educação em Foco, [s.l.], v. 28, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40689. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/40689. Acesso em: 14 jun. 2025.
MELO, Géssica Pinheiro; SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de. A formação do professor do ensino regular da educação de crianças do público-alvo da educação especial com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as práticas pedagógicas na alfabetização. Revista Saber Incluir, [s.l.], v. 2, n. 1, 2024. DOI: 10.24065/rsi.v2i1.2574. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/article/view/2574. Acesso em: 14 jun. 2025.
METZKA, Nara; OLIVEIRA, Rhubia; KLINGER, Ellen. Atuação e preparo do profissional de apoio na educação básica no Brasil. Research, Society and Development, [s.l.], v. 11, p. e518111638494, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i16.38494. Acesso em: 14 jun. 2025.
OLIVEIRA, Mariza; SANTOS, Raila. Os desafios da inclusão para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, [s.l.], v. 14, p. 647-661, 2021. DOI: 10.14571/brajets.v14.n4.647-661. Acesso em: 14 jun. 2025.
PRAUSE, Vanessa Fernandez. Transtorno do Espectro Autista: atuação do professor de apoio pedagógico no ensino fundamental. 2020. 188 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.
RAMOS, Paola Marques; SILVA, Cyro José Jacometti. Autismo e o direito: uma análise da (des)proteção jurídica aos indivíduos. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar, [s.l.], v. 5, n. 11, p. e5116006, 2024. DOI: 10.47820/recima21.v5i11.6006. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/6006. Acesso em: 14 jun. 2025.
RODRIGUES, Fernanda dos Santos; FILARD, Maria Izabel. A inclusão educacional da pessoa com TEA à luz da Lei Berenice Piana: acesso, permanência e qualidade. Revista de los Estudios de Derecho y Sociedad – DELOS, v. 11, n. 5, p. 1905-1946, 2024. Disponível em: https://ojs.revistadelos.com/ojs/index.php/delos/article/view/2589. Acesso em: 2 abr. 2025.
SANTOS, Raila Lara dos; OLIVEIRA, Mariza da Gama Leite de. Os desafios da inclusão para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Brazilian Journal of Education, Technology and Society, v. 14, n. 4, p. 647-661, out./dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v14.n4.647-661. Disponível em: https://brajets.com.br. Acesso em: 21 jun. 2025.
SILVA, Juçara Aguiar Guimarães; CAETANO, Andréia de Sousa Magalhães; SILVA, Camila Naiara Ferreira da; SANTOS, Daiane Soledade dos; CUNHA, Elizabeth Sena da; RIBEIRO, John José Amaral; ARANTES, Joseildo Alves de; OLIVEIRA, Jones Pereira de; FUJIYOSHI, Mirian Roberta dos Santos; OLIVEIRA, Paulo Matos de. Inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): desafios e caminhos para uma educação acessível. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 17, n. 4, p. 1-18, 2025. DOI: 10.55905/cuadv17n4-038. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/7968. Acesso em: 21 jun. 2025.
SILVA, Francimar Batista; ENDRES, Maria Cândida Alves Gedro; SANGALLI, Marili Terezinha. O professor regente e o professor de apoio em sala de aula inclusiva/Regent teacher and support teacher in inclusive classroom. Brazilian Journal of Development, [s.l.], v. 6, n. 9, p. 64395-64406, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n9-031. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16022. Acesso em: 18 jul. 2025.
SOUZA, Luiza Camila de; SOMMERFELD-OSTETTO, Caroline Evelyn; PIETRA, Roselaine Maciel Regis. Processo de inclusão educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista: desafios da articulação intersetorial. Monumenta – Revista de Estudos Interdisciplinares, Joinville, v. 2, n. 4, p. 194-213, jul./dez. 2021. ISSN 2675-7826.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.























