AS MÚLTIPLAS ESTRATÉGIAS DOCENTE FRENTE AO ALUNO COM TEA – VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9596Palavras-chave:
Autista, Educação, Escola do Campo, Percepção docente, EnsinoResumo
O objetivo deste artigo é desvelar a prática docente com alunos autistas em uma escola do campo no interior da Amazônia, verificando a relação docente em aspectos pedagógicos do ensino. Metodologia utilizada - pesquisa qualitativa, entrevista semiestruturada com análise de conteúdo, realizada com 8 professores sem formação específica para trabalhar com alunos autistas de uma escola pública no interior da Amazônia. Os resultados e discussões apontam para a sensação de vulnerabilidade psicológica do docente diante do aluno com TEA em um ambiente formal de ensino na formação dos docentes para trabalhar com alunos TEA em sala de aula, vendo as características essenciais do docente no contexto multidisciplinar, metodologias de ensino utilizadas com esses alunos, situações de frustração e impotência docente vivenciadas em sala de aula, pontos positivos e negativos da relação ensino aprendizagem com alunos autistas. A partir dos dados foi possível perceber a fragilidade da formação docente para incluir alunos com TEA, assim como, a ausência de formação permanente desse profissional, ofertada pelo sistema de ensino, voltada a qualificação da prática pedagógica inclusiva. Resultando em sentimento de frustração diante da dificuldade de interagir, atrair a atenção e estabelecer proximidade com os alunos autistas e assim, estabelecer um processo de ensino aprendizagem satisfatório e também uma predisposição positiva do docente para superar as dificuldades. Pesquisas dessa natureza podem ser implementadas como medidas de fortalecimento de uma educação de qualidade para a criança autista, promovendo a socialização das práticas docentes e a divulgação de experiências no enfrentamento dos desafios da educação inclusiva do aluno com TEA.
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