Educação e emancipação em Theodor Adorno
Education and emancipation in Theodor Adorno
Resumo
Trata-se de um estudo teórico que visa discutir o tema da educação a partir de contribuições do filósofo alemão Theodor Adorno. Teve como objetivo: apresentar aspectos gerais do pensamento de Adorno e suas reflexões sobre a educação, tendo em vista a construção de uma compreensão de educação emancipadora. Metodologicamente, fizemos uso de textos clássicos de Adorno e de alguns intérpretes de sua obra para refletirmos a respeito do objetivo exposto. Apontamos que a discussão educacional de Adorno se conecta diretamente com suas reflexões e diagnóstico da sociedade moderna, marcada pelo avanço da racionalidade instrumental e pela barbárie instaurada pelo modo de produção capitalista. Assim, a educação crítica movida pela dialética da emancipação, deve funcionar como educação política contra a barbárie, capaz de atuar em prol da real formação, a favor das potencialidades corpo e da experiência.
Palavras-chave: Theodor Adorno; Educação; Emancipação.
Abstract
This research is a theoretical study that aims at discussing the field of Education based on the contribution of the German philosopher Theodor Adorno. Its main objectives included: presenting general aspects of Adorno’s thinking and the reflections he made about Education, aiming at comprehending the concept of emancipatory education. In which concerns the methods, classic manuscripts of Adorno were used, as well as the ones by interpreters of his work, in order to reflect about the aforementioned objective. We point out that the educational discussion of Adorno connects directly to his reflections and diagnosis of modern society, featured by the advances of instrumental rationality and by the barbarism established by the capitalism mode of production. This way, critical education moved by the dialetics of emancipation must work as educational politics against the barbarism, capable of acting in favor of real formation, of the body's potential and experience.
Keywords: Theodor Adorno; Education; Emancipation.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
ADORNO, Theodor. Introdução a sociologia. São Paulo: Editora Unesp. 2008a.
ADORNO, Theodor. Minima Moralia: reflexões a partir da vida lesada. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008b.
ADORNO, Theodor. Os pensadores. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1996a.
ADORNO, Theodor. Teoria da semicultura – Parte I. Revista Educação e Sociedade, n. 56, ano XVII, p. 388-411, dez. 1996b.
ADORNO, Theodor. Teoria da semicultura – Parte II. Revista Educação e Sociedade, n. 56, ano XVII, p. 388-411, dez. 1996c.
BASSANI, Jaison José; VAZ, Alexandre Fernandez. Comentários sobre a educação do corpo nos “textos pedagógicos” de Theodor W. Adorno. Perspectiva, Florianópolis, v. 21, n. 01, p. 13-37, jan./jun. 2003.
BASSANI, Jaison José; VAZ, Alexandre Fernandez. Técnica, corpo e coisificação: notas de trabalho sobre o tema da técnica em Theodor w. Adorno. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 102, p. 99-118, jan./abr. 2008.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
BRESSANIN, César Evangelista Fernandes; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de. Reflexões e contribuições de Theodor Adorno para a educação. Revista Cocar, v. 14, n. 29, p. 623-645, maio/ago. 2020.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
LEO MAAR, Wolfgang. À guisa de introdução: Adorno e a experiência formativa. In: ADORNO, Thoedor. Educação e emancipação. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. São Paulo: Expressão popular, 2010.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
MAUÉS, Olgaíses Cabral; CAMARGO, Arlete Maria Monte. A agenda global da educação e a formação continuada de professores. Textura, v. 24 n. 59 p. 11-35 jul./set. 2022.
PETRY, Franciele Bete; BASSANI, Jaison José; VAZ, Alexandre Fernandez. Experiência e vida danificada: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 9, n. 22, p. 109-130, maio/ago. 2014.
PETRY, Franciele Bete; VAZ, Alexandre Fernandez. Docência, experiência intelectual e formação. Theodor W. Adorno como professor. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, e162877, 2017.
PUCCI, Bruno; COSTA, Belarmino Cesar; DURÃO, Fábio A. Teoria crítica e crises: reflexões sobre cultura, estética e educação. Campinas: Autores Associados, 2012.
VAZ, Alexandre Fernandez. Corporalidade e formação na obra de Theodor W. Adorno: questões para a reflexão crítica e para as práticas corporais. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. esp., p. 21-49, jul./dez. 2004.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2013.




















