Luta Marajoara no contexto da formação docente em Educação Física: relato de experiência no IX CONCENO

Marajoara Wrestling in the context of Physical Education teacher training: experience report at the IX CONCENO

Autores

Resumo

Neste relato, buscamos narrar e refletir sobre alguns acontecimentos que ocorreram durante uma oficina de Luta Marajoara que integrou a programação do IX CONCENO. Para tanto, adotamos as seguintes fontes: planejamento da oficina, indagações feitas pelos congressistas e questionário de avaliação. A sistematização, análise e interpretação do material evidenciaram uma postura epistemologicamente curiosa dos participantes em relação à Luta Marajoara, bem como trouxe à tona uma bem-sucedida série de jogos de combate, os quais expressam uma possibilidade para se habituar com o conjunto técnico dessa luta que precede o desafio maior de projeção do oponente de costas no solo. Da mesma forma, revelou-se um cenário que projeta a necessidade de processos formativos voltados para a aprendizagem sistemática e refletida dos conhecimentos da Luta Marajoara.

Palavras-chave: Luta marajoara; Formação de professores; Educação física.

Abstract

In this report, we aim to narrate and reflect on some events that occurred during a Marajoara Wrestling workshop, which was part of the IX CONCENO program. For this purpose, we used the following sources: the workshop plan, questions posed by congress participants, and an evaluation questionnaire. The systematization, analysis, and interpretation of the material highlighted an epistemologically curious attitude among participants regarding Marajoara Wrestling, as well as unveiled a successful series of combat games. These games demonstrate a potential approach to becoming familiar with the technical aspects of this wrestling style, which precedes the greater challenge of projecting the opponent onto their back on the ground. Likewise, the findings revealed a scenario that emphasizes the need for formative processes aimed at the systematic and reflective learning of Marajoara Wrestling knowledge.

Keywords: Marajoara wrestling; Teacher training; Physical education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação (UFPA). Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação.

Welison Alan Gonçalves Andrade, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação (UEPA). Graduado em Educação Física (UFPA).

Carlos Afonso Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutorando e Mestre em Educação Básica (UFPA). Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação.

Referências

ANDRADE, Welison Alan Gonçalves. Saberes e diversão, educação e devoção: a Luta Marajoara na Festividade do Glorioso São Sebastião de Cachoeira do Arari. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, 2024.

BAGNARA; Ivan Carlos; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Educação Física escolar: política, currículo e didática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.

BETTI, Mauro. O que a semiótica inspira ao ensino da Educação Física. Discorpo, São Paulo, n. 3, p. 25-45, 1994.

BRACHT, Valter. Práticas corporais: falar sobre o indizível. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do X Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Anais [...]. Fortaleza, 17 a 22 de setembro de 2023. p. 1-8.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’água, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

GONZÁLEZ, Fernando. Atuação dos professores na educação física escolar: entre o abandono do trabalho docente e a renovação pedagógica. In: BRACHT, Valter; ALMEIDA, Ueberson; WENETZ, Ileana (org.). A educação física escolar na américa do sul: entre a inovação e o abandono/desinvestimento pedagógico. Curitiba: Editora CRV, 2018.

LIMA, George Almeida; JUCÁ, Luan Gonçalves; FERREIRA, Heraldo Simões; MALDONADO, Daniel Teixeira. Tematização da Luta Marajoara nas aulas de Educação Física escolar: indícios de uma pedagogia crítica. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 1-9, jan./jun. 2023.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.

SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; FREITAS, Rogério Gonçalves de. Luta Marajoara na escola: relatos de uma sequência pedagógica para o 3º ano do ensino fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, n. 1, jan./jun. 2023a.

SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; FREITAS, Rogério Gonçalves de. Itinerários de combate da federação paraense de Luta Marajoara. Journal of Physical Education, v. 34, e3415, 2023b.

SANTOS, Carlos Afonso dos; GOMES, Ivan Carlo Rego; FREITAS, Rogério Gonçalves de. Luta Marajoara: lugar ou não lugar no currículo de uma IES pública do estado do Pará. Motrivivência. Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 01-24, jan./mar. 2020.

SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos et al. Por uma comunidade epistêmica da Luta Marajoara. Conexões. Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024035, 2024a.

SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos et al. Tradição e modernidade na Luta Marajoara. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, n. 46, 2024b.

Downloads

Publicado

03/10/2025

Como Citar

FURTADO, R. S.; ANDRADE, W. A. G.; SANTOS, C. A. F. dos. Luta Marajoara no contexto da formação docente em Educação Física: relato de experiência no IX CONCENO: Marajoara Wrestling in the context of Physical Education teacher training: experience report at the IX CONCENO. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9961. Acesso em: 14 dez. 2025.