Entre proibições e invenções: qual é o futuro do celular na escola?

Entre prohibiciones e invenciones: ¿Cuál es el futuro del celular en la escuela?

Autores

Palavras-chave:

Proibição do celular, Lei nº 15.100/2025, Escola, Cibercultura

Resumo

Imaginar o futuro exige um exercício profundo de compreensão do presente, que só pode ser alcançado revisitando o passado. Este ensaio, por meio de uma escrita que entrelaça histórias, pesquisas e experiências docentes, propõe reflexões em torno da pergunta central: qual é o futuro do celular na escola? Com uma abordagem histórica e narrativa, o texto explora três eixos principais: 1) as tecnologias; 2) as proibições; e 3) as invenções. Adotando uma perspectiva cotidianista, que entende as tecnologias digitais em rede como artefatos culturais do nosso tempo, o ensaio analisa as recentes medidas de proibição do celular nas escolas, incluindo a lei nº 15.100 de 2025, refletindo sobre seus impactos e possibilidades no cenário educacional.

Palavras-chave: Proibição do celular; Lei nº 15.100/2025; Escola; Cibercultura.

Resumen

Imaginar el futuro exige un ejercicio profundo de comprensión del presente, que solo puede alcanzarse revisitando el pasado. Este ensayo, a través de una escritura que combina historias, investigaciones y experiencias docentes, propone reflexiones en torno a la pregunta: ¿Cuál es el futuro del celular en la escuela? Con un enfoque histórico y narrativo, el texto explora tres ejes principales: 1) las tecnologías; 2) las prohibiciones; y 3) las invenciones. Adoptando una perspectiva cotidianista, que entiende las tecnologías como artefactos culturales de nuestro tiempo, el ensayo analiza las recientes medidas de prohibición del celular en las escuelas, incluyendo la Ley n.º 15.100 de 2025, reflexionando sobre sus impactos y posibilidades en el contexto educativo.

Palabras clave: Prohibición del celular; Ley n.º 15.100/2025; Escuela; Cultura digital.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Tania Lucía Maddalena, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisadora argentina residente no Rio de Janeiro. É professora Adjunta no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordena o EduStoryLab - Laboratório de Pesquisa em Histórias, Tecnologias e Educação na Cibercultura. Possui Doutorado em Educação (ProPEd/UERJ), Mestrado em Educação (Unicamp), Especialização em Educação e Novas Tecnologias (FLACSO/Argentina) e Bacharelado em Ciências da Educação (UNLP/Argentina).  Email: tania.lucia.maddalena@uerj.br.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3949-6491.

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Publicado

11/08/2025

Como Citar

MADDALENA, T. L. Entre proibições e invenções: qual é o futuro do celular na escola? Entre prohibiciones e invenciones: ¿Cuál es el futuro del celular en la escuela?. Revista Cocar, [S. l.], n. 38, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10666. Acesso em: 16 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos