O CURRÍCULO NO CONTEXTO ATUAL: A INTERFACE COM O TRABALHO PEDAGÓGICO

Autores

  • Silvana Alves Freitas silvana.freitas.s@hotmail.com
    PUC-SP
  • Marcos T. Masetto mmasetto@gmail.com
    PUC-SP
  • Marina Graziella Feldmann feldmann@uol.com.br
    PUC-SP

Resumo

As mudanças no mundo contemporâneo impactam o campo da educação e do currículo pelo conteúdo de suas demandas e pela velocidade em que ocorrem, revertendo-se em desafios para educação institucionalizada. Este artigo tem como intuito trazer reflexões sobre o currículo na interface com o trabalho pedagógico, procurando aprofundar sua concepção e avançar em perspectivas curriculares mais condizentes com o contexto educacional atual. Para tanto, mostramos a interface do currículo com o trabalho pedagógico em três momentos: o primeiro traz a gênese do termo currículo indicada nos estudos de Hamilton (1992), o segundo destaca o currículo como processo recontextualizador do discurso e práticas pedagógicas, por meio da teoria de Basil Bernstein (1996, 1998) e o terceiro recorre a Masetto (2014) para mostrar a construção de uma concepção de currículo com características inovadoras."

Palavras-chave: Currículo. Contexto atual. Trabalho pedagógico.

THE CURRICULUM IN THE CURRENT CONTEXT: THE INTERFACE WITH PEDAGOGICAL WORK

The changes in the contemporary world impact the field of education and curriculum for the content of their demands, and the velocity in which they occur reverts in challenges for the institutionalized education. This paper intends to bring our reflections on the curriculum in its interface with the pedagogical work, seeking to further their design and advance more consistent curriculum perspectives in the current context. To do so, we show the curriculum interface with the pedagogical work in three stages: the first brings the genesis of the term curriculum indicated in studies by Hamilton (1992), the second highlights the curriculum as a process of recontextualization of the discourse and the educational practices through Basil Bernstein's theory (1996, 1998) and the third uses Masetto (2014) to show the construction of a curriculum conception in direct relation to the pedagogical work.

Keywords: Curriculum. Current context. Pedagogical work.

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11/02/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 216
  • PDF downloads: 225

Como Citar

FREITAS, S. A.; MASETTO, M. T.; FELDMANN, M. G. O CURRÍCULO NO CONTEXTO ATUAL: A INTERFACE COM O TRABALHO PEDAGÓGICO. Revista Cocar, [S. l.], n. 2, p. 53–75, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/999. Acesso em: 27 abr. 2024.