FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS À EDUCAÇÃO COMO DIREITO - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)

Autores

  • Valdelúcia Alves da Costa valdeluciaalvescosta@id.uff.br
    Universidade federal fluminense
  • Erika Souza Leme erika.leme10@gmail.com
    Universidade federal fluminense

Resumo

"Este artigo analisa as concepções que afirmam a relação entre as Metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e o direito à formação docente centrada na experiência e no exercício da educação emancipadora e inclusiva. Nessa análise são considerados os limites sociais decorrentes da organização sócio-econômica e política na era da globalização; impondo desafios à educação e à inclusão. Por último, são discutidos os resultados da pesquisa realizada no Observatório Municipal de Educação Inclusiva (OMEI), vinculada ao Observatório Nacional de Educação Especial (ONEEsp), referentes à identificação de fatores objetivos e subjetivos considerados como desafios à formação de professores tanto no âmbito legal quanto institucional." "

Palavras-chave: Formação de Professores; Plano Nacional de Educação; Educação Inclusiva.

FORMATION OF TEACHERS: CHALLENGES TO EDUCATION AS RIGHTS - NATIONAL EDUCATION PLAN (PNE)

"

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Publicado

11/02/2017
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Como Citar

COSTA, V. A. da; LEME, E. S. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS À EDUCAÇÃO COMO DIREITO - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE). Revista Cocar, [S. l.], n. 2, p. 06–30, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/997. Acesso em: 27 abr. 2024.