Uma análise de desempenho no ensino de trigonometria no triângulo por Atividades Experimentais
An analysis of performance in the teaching of trigonometry in the triangle by Experimental Activities
Palavras-chave:
Ensino de matemática por Atividades experimentais, Trigonometria no triângulo, Ensino médioResumo
Este trabalho apresenta resultados de um estudo que objetivou analisar possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática, baseada em atividades experimentais, sobre o desempenho na resolução de questões trigonométricas no triângulo. A experimentação ocorreu em uma turma do 2º ano do ensino médio da rede estadual do município de Parauapebas, com 37 alunos, e envolveu nove atividades experimentais. Análise do desempenho ocorreu comparando-se os resultados dos diagnósticos inicial e final, revelando um avanço de 85% de acertos no diagnóstico final. Observou-se uma redução no tempo de realização das atividades e um progresso na elaboração de conclusões válidas. A análise dos erros no pós-teste ainda mostrou dificuldades conceituais em seno, cosseno e tangente. O teste de Fisher indicou que a frequência escolar foi a única variável socioeducacional relacionada ao desempenho dos alunos.
Palavras-chave: Ensino de matemática por Atividades experimentais; Trigonometria no triângulo; Ensino médio.
Abstract
This paper presents the results of a study which aimed to analyze the possible effects of applying a didactic sequence, based on experimental activities, on performance in solving trigonometric questions in the triangle. The experiment took place in a 2nd year high school class in the Parauapebas state school system, with 37 students, and involved nine experimental activities. Performance was analyzed by comparing the results of the initial and final diagnoses, revealing an improvement of 85% in the final diagnosis. There was a reduction in the time taken to carry out the activities and progress in drawing valid conclusions. The analysis of errors in the post-test still showed conceptual difficulties with sine, cosine and tangent. Fisher's test indicated that school attendance was the only socio-educational variable related to the students' performance.
Keywords: Teaching mathematics through experimental activities; Trigonometry in the triangle; Secondary education.
Downloads
Referências
ARTUZO, Andreyna Beatriz Moreski; RIVA, Fernando; ALBANI, Jaqueline Maria de Souza. Análise de erros no conteúdo de álgebra no 8° e 9° ano do ensino fundamental: estudo de caso. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, Brasil, v.11, n.24, p.442-464, jan.-abr. 2022. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6712/4788. Acesso em 6 set. 2024.
BRAYNER JÚNIOR, Carlos Alberto Martinho. Ensino de Equações Trigonométricas por Atividades Experimentais. 2021, 304f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603967. Acesso em 10 out. 2024.
CARMO, J. S. Produção de erros no ensino e na aprendizagem: Implicações para a interação professor-aluno. In: MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. (Ed.). Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas. São Carlos: EdUFSCar, 2010. p. 211-227.
CURY, H. N; SILVA, P. N. Análise de erros em resolução de Problemas: uma experiência de estágio em um curso de licenciatura em matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 1, n.1, jan/abr, p.85-97, 2008. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/226/199. Acesso em: 12 out. 2024.
DA PENHA, R. S. et al. A análise de erros baseada em evidências como estratégia de apoio na promoção da aprendizagem matemática. Observatório de la economía latinoamericana, 21(12), 25082-21099. Disponível em: https://doi.org/10.55905/oelv21n12-089. Acesso em: 22 set. 2024.
GRIS, Gabriele; PALOMBARINI, Livia dos Santos; CARMO, João dos Santos. Uma revisão sistemática de variáveis relevantes na produção de erros em matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 33, n. 64, p. 649-671, ago. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/qyRXCJQtStx3ZHxP3kFmv5t/?lang=pt. Acesso em: 13 out. 2024.
LIMA, Israel Costa. O ensino de inequações trigonométricas por atividade. 145 f. Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/712998. Acesso em 10 out. 2024.
SÁ, Pedro Franco de. As atividades experimentais no ensino de matemática. REMATEC – Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Número 35, p.143-162, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p143-162.id290. Acesso em: 2 out. 2024.
SÁ, Pedro Franco de. Ensinando matemática através da redescoberta. Traços, Belém, v. 2, nº 3, p. 77-81, agosto, 1999.
SILVA, C. L. da; SILVA, A. K. M. da; SÁ, P. F. de. Variação do tempo no ensino de matemática por atividades experimentais de conceituação e redescoberta. Revista Cocar, [S.l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8426. Acesso em: 25 out. 2024.
SILVA, Cláudio Lima da. Ensino de trigonometria no triângulo por atividades experimentais. 2023. 318 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Parauapebas, 2023. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740233. Acesso em: 15 set. 2024.
SILVA, Luiz Carlos Soares da. O Ensino de Relações Trigonométricas por Atividades. 2019, 355 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559496. Acesso em 10 out. 2024.
SPINILLO, Alina Galvão. et al. Como Professores e Futuros Professores Interpretam Erros de Alunos ao Resolverem Problemas de Estrutura Multiplicativa? Bolema, Rio Claro (SP), v. 30, n. 56, p. 1188 - 1206, dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a18. Acesso em: 5 out. 2024.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 61
- pdf downloads: 4