Uma análise de desempenho no ensino de trigonometria no triângulo por Atividades Experimentais

An analysis of performance in the teaching of trigonometry in the triangle by Experimental Activities

Autores

Palavras-chave:

Ensino de matemática por Atividades experimentais, Trigonometria no triângulo, Ensino médio

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de um estudo que objetivou analisar possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática, baseada em atividades experimentais, sobre o desempenho na resolução de questões trigonométricas no triângulo. A experimentação ocorreu em uma turma do 2º ano do ensino médio da rede estadual do município de Parauapebas, com 37 alunos, e envolveu nove atividades experimentais. Análise do desempenho ocorreu comparando-se os resultados dos diagnósticos inicial e final, revelando um avanço de 85% de acertos no diagnóstico final. Observou-se uma redução no tempo de realização das atividades e um progresso na elaboração de conclusões válidas. A análise dos erros no pós-teste ainda mostrou dificuldades conceituais em seno, cosseno e tangente. O teste de Fisher indicou que a frequência escolar foi a única variável socioeducacional relacionada ao desempenho dos alunos.

Palavras-chave: Ensino de matemática por Atividades experimentais; Trigonometria no triângulo; Ensino médio.

 

Abstract

This paper presents the results of a study which aimed to analyze the possible effects of applying a didactic sequence, based on experimental activities, on performance in solving trigonometric questions in the triangle. The experiment took place in a 2nd year high school class in the Parauapebas state school system, with 37 students, and involved nine experimental activities. Performance was analyzed by comparing the results of the initial and final diagnoses, revealing an improvement of 85% in the final diagnosis. There was a reduction in the time taken to carry out the activities and progress in drawing valid conclusions. The analysis of errors in the post-test still showed conceptual difficulties with sine, cosine and tangent. Fisher's test indicated that school attendance was the only socio-educational variable related to the students' performance.

Keywords: Teaching mathematics through experimental activities; Trigonometry in the triangle; Secondary education.

 

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Biografia do Autor

Cláudio Lima da Silva, Universidade do Estado do Pará

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2013) e Mestrado em Ensino de Matemática pela mesma instituição (2023). Desempenhou a função de Tutor Presencial no curso de Licenciatura em Matemática no Núcleo de Educação Continuada e a Distância - (NECAD/UEPA/UAB). Atualmente é Professor de Matemática, pertencente ao quadro efetivo da Rede Municipal de Ensino (SEMED) - Parauapebas/PA e Rede Estadual de Ensino (SEDUC/PA).

E-mail: claudiolimabrasil@hotmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8479-7085

 

Ana Kely Martins da Silva, Universidade do Estado do Pará

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (1992). É especialista em Metodologia da Educação Superior pela PUC/MG. Mestrado Em Ciências da Educação Docência Universitária - IPLAC (2000). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ (2010). E Pós-Doutorado em Educação com ênfase em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Flores - Buenos Aires (2020). É professora adjunta IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA) desde 1994 e Diretora do Desenvolvimento de Ensino da UEPA (desde outubro de 2023). Atualmente atua como docente nos cursos de Licenciatura e no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Integra o grupo de pesquisa: Grupo de Estudos em Cognição e Educação Matemática.

E-mail: ana.kely@uepa.br     Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2893-9138

Cinthia Cunha Maradei Pereira , Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Tecnologia em Processamento de Dados, especialização em Informática Médica, mestrado em Ciências da Computação e Doutorado em Genética e Biologia Molecular (Bioinformática). Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará, docente do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática/UEPA e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Tecnologias. Participa do desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao ensino de Matemática.

E-mail: cinthia@uepa.br        Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5006-5051

 

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Publicado

25/12/2024
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Como Citar

LIMA DA SILVA, C.; MARTINS DA SILVA, A. K.; CUNHA MARADEI PEREIRA , C. Uma análise de desempenho no ensino de trigonometria no triângulo por Atividades Experimentais: An analysis of performance in the teaching of trigonometry in the triangle by Experimental Activities. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9803. Acesso em: 15 jan. 2025.