Variação do tempo no ensino de matemática por atividades experimentais de conceituação e redescoberta
Variation of time in the teaching of mathematics through experimental activities of the conceptualization and rediscovery
Palavras-chave:
Ensino de Matemática por atividades experimentais, Atividades experimentais de conceituação e redescoberta, Uso do tempo em atividades experimentaisResumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo que objetivou analisar como ocorre a variação do tempo dedicado à realização de atividades experimentais no ensino de matemática. A fonte de pesquisa consistiu em 15 dissertações do PPGEM-UEPA, cobrindo o período de 2018 a 2023, as quais foram categorizadas nas áreas de Álgebra, Aritmética, Geometria e Probabilidade/Estatística. O foco da análise foi compreender como o tempo utilizado durante as atividades experimentais varia ao longo da realização das atividades. Os resultados obtidos revelaram uma redução significativa no tempo gasto nessas atividades, sugerindo uma maior otimização do tempo à medida que os alunos se tornam mais familiarizados com as práticas experimentais. Esse padrão indica uma adaptação dos estudantes, refletindo uma possível melhoria na efetividade do processo de aprendizagem ao longo do tempo.
Palavras-chave: Ensino de Matemática por atividades experimentais; Atividades experimentais de conceituação e redescoberta; Uso do tempo em atividades experimentais.
Abstract
This article presents the results of a study aimed at analyzing the variation in time dedicated to conducting experimental activities in mathematics education. The research source comprised 15 dissertations from the PPGEM-UEPA, covering the period from 2018 to 2023, which were categorized into the areas of Algebra, Arithmetic, Geometry, and Probability/Statistics. The focus of the analysis was to understand how the time spent on experimental activities varies throughout their execution. The obtained results revealed a significant reduction in the time spent on these activities, suggesting a greater optimization of time as students become more familiar with experimental practices. This pattern indicates an adaptation by the students, reflecting a possible improvement in the effectiveness of the learning process over time.
Keywords: Mathematics education through experimental activities; Conceptualization and rediscovery experimental activities; Use of time in experimental activities.
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