Variação do tempo no ensino de matemática por atividades experimentais de conceituação e redescoberta

Variation of time in the teaching of mathematics through experimental activities of the conceptualization and rediscovery

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática por atividades experimentais, Atividades experimentais de conceituação e redescoberta, Uso do tempo em atividades experimentais

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo que objetivou analisar como ocorre a variação do tempo dedicado à realização de atividades experimentais no ensino de matemática. A fonte de pesquisa consistiu em 15 dissertações do PPGEM-UEPA, cobrindo o período de 2018 a 2023, as quais foram categorizadas nas áreas de Álgebra, Aritmética, Geometria e Probabilidade/Estatística. O foco da análise foi compreender como o tempo utilizado durante as atividades experimentais varia ao longo da realização das atividades. Os resultados obtidos revelaram uma redução significativa no tempo gasto nessas atividades, sugerindo uma maior otimização do tempo à medida que os alunos se tornam mais familiarizados com as práticas experimentais. Esse padrão indica uma adaptação dos estudantes, refletindo uma possível melhoria na efetividade do processo de aprendizagem ao longo do tempo.

Palavras-chave: Ensino de Matemática por atividades experimentais; Atividades experimentais de conceituação e redescoberta; Uso do tempo em atividades experimentais.

 

Abstract

This article presents the results of a study aimed at analyzing the variation in time dedicated to conducting experimental activities in mathematics education. The research source comprised 15 dissertations from the PPGEM-UEPA, covering the period from 2018 to 2023, which were categorized into the areas of Algebra, Arithmetic, Geometry, and Probability/Statistics. The focus of the analysis was to understand how the time spent on experimental activities varies throughout their execution. The obtained results revealed a significant reduction in the time spent on these activities, suggesting a greater optimization of time as students become more familiar with experimental practices. This pattern indicates an adaptation by the students, reflecting a possible improvement in the effectiveness of the learning process over time.

Keywords: Mathematics education through experimental activities; Conceptualization and rediscovery experimental activities; Use of time in experimental activities.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Lima da Silva, Universidade do Estado do Pará

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2013) e Mestrado em Ensino de Matemática pela mesma instituição (2023). Desempenhou a função de Tutor Presencial no curso de Licenciatura em Matemática no Núcleo de Educação Continuada e a Distância - (NECAD/UEPA/UAB). Atualmente é Professor de Matemática, pertencente ao quadro efetivo da Rede Municipal de Ensino (SEMED) - Parauapebas/PA e Rede Estadual de Ensino (SEDUC/PA).

E-mail: claudiolimabrasil@hotmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8479-7085

Ana Kely Martins da Silva, Universidade do Estado do Pará

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (1992). É especialista em Metodologia da Educação Superior pela PUC/MG. Mestrado Em Ciências da Educação Docência Universitária - IPLAC (2000). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ (2010). E Pós-Doutorado em Educação com ênfase em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Flores - Buenos Aires (2020). É professora adjunta IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA) desde 1994 e Diretora do Desenvolvimento de Ensino da UEPA (desde outubro de 2023). Atualmente atua como docente nos cursos de Licenciatura e no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Integra o grupo de pesquisa: Grupo de Estudos em Cognição e Educação Matemática.

E-mail: ana.kely@uepa.br     Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2893-9138

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1988) e Mestrado em Matemática pela mesma instituição (1996). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2003). É professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará, onde   atua   nos   cursos   de   Licenciatura   em   Matemática, Especialização   em Educação Matemática, Mestrado Acadêmico em Educação e no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. É líder do Grupo de Pesquisa em Cognição e Educação Matemática. Também atua como docente no Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC desde sua criação.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas:  ensino de matemática por atividades, resolução de problemas e uso de novas tecnologias em   sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

E-mail: pedro.sa@uepa.br      Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8986-2787

 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. 2018.

BRAYNER JÚNIOR, Carlos Alberto Martinho. Ensino de equações trigonométricas por atividades experimentais. 2021. 304f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.

CARDOSO, Rosinaldo da Trindade. Ensino de Medida de Área de figuras planas por meio de Atividades. 2018. 358f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

CORRÊA, João Nazareno Pantoja. O Ensino de Poliedros por Atividades. 2019. 346f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2020.

DANTAS, Adenilson Sacramento. O Ensino de Medidas de Tendência Central por Atividades. 2018. 208f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2ª. Ed.- São Paulo: Cortez, 2007.

FARIAS, Antonino de Araújo. Ensino de Matrizes por Atividades em Sequências Didáticas: Estudos de Situações Didáticas e Aspectos Curriculares. 2021. 319f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.

FELIX, Ana Paula Nunes. O ensino de problemas aditivos com mais de uma operação. 2021. 291f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.

FERREIRA, João Max Damasceno. O ensino de problemas de comparação aditiva por atividades experimentais. 2021. 352f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.

JANISCH, Adriane Beatriz Liscano; JELINEK, Karin Ritter. Atividades Experimentais no ensino da Matemática mediadas pela prática docente e nas perspectivas vygotskiana, piagetiana e ausubeliana. Revista de Iniciação à Docência, v. 8, n. 1, 2023. Acesso em 20 fev. 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12608/8043.

JUNQUEIRA, Cristina Maria Lima Guimarães. Ensino de Conjuntos por Atividades. 2018. 190f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

LARANJEIRA, André Vales. Ensino de Porcentagem por meio de Atividades. 2018. 344f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34ª ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

MIRANDA, Denis do Socorro Pinheiro. O ensino por atividades de problemas multiplicativos envolvendo a ideia de disposição retangular. 2021. 183f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.

MORAES, Dalcyn Woiler Machado. Ensino de quadriláteros por atividades experimentais. 2020. 309f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2020.

ROSAS, Leonardo da Silva. Ensino de análise combinatória por atividades. 2018. 315f Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

SÁ, Pedro Franco de. Ensinando matemática através da redescoberta. Traços, Belém, v. 2, nº 3, p. 77-81, agosto, 1999.

SÁ, Pedro Franco de. Possibilidades do Ensino de Matemática por Atividades. Belém: SINEPEM, 2019.

SÁ, Pedro Franco de. As atividades experimentais no ensino de matemática. REMATEC – Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Número 35, p.143-162, 2020.

SÁ, Pedro Franco de; MAFRA, José Ricardo Souza; FOSSA, John Andrew. O ensino de matemática por atividades experimentais na educação matemática. Revista Cocar. Edição Especial N.14/2022, p.1-20, Belém, 2022.

SANTOS, Francisco Nórdman Costa. O Ensino de Polígonos por Atividades. 2020. 268f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2020.

SILVA, Diego Cunha da. O ensino de função afim por atividades: experiência em uma escola pública do Estado do Pará. 2018. 212f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

SILVA, Luiz Carlos Soares da. O Ensino de Relações Trigonométricas por Atividades. 2019. 355f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.

Downloads

Publicado

10/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 484
  • pdf downloads: 92

Como Citar

SILVA, C. L. da; SILVA, A. K. M. da; SÁ, P. F. de. Variação do tempo no ensino de matemática por atividades experimentais de conceituação e redescoberta: Variation of time in the teaching of mathematics through experimental activities of the conceptualization and rediscovery. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8426. Acesso em: 21 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)