Robótica educacional como prática educativa da Educação de Jovens e Adultos

Educational robotics as an educational practice in Youth and Adult Education

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Emancipação Humana, Robótica Educacional

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da realização de uma prática educativa que utilizou a robótica educacional enquanto recurso pedagógico na investigação da emancipação humana na Educação de Jovens e Adultos. A discussão acontece a partir do recorte de uma pesquisa doutoral realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, que investigou como potencializar o processo de emancipação humana dos sujeitos desta modalidade de ensino a partir da utilização da robótica educacional em intervenções pedagógicas. Assim, inicialmente o artigo apresenta o contexto em que se deu a prática educativa para, em um segundo momento, abordar os ciclos iterativos realizados e, por fim, discutir os dados desvelados por ocasião da realização dos mesmos.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Emancipação Humana; Robótica Educacional

 

 

Abstract

This article aims to present the results of an educational practice that used educational robotics as a pedagogical resource in the investigation of human emancipation in Youth and Adult Education. The discussion is based on a section of doctoral research carried out as part of the Postgraduate Program in Education and Contemporaneity at the State University of Bahia, which investigated how to enhance the process of human emancipation of the subjects of this type of education through the use of educational robotics in pedagogical interventions. So, firstly, the article presents the context in which the educational practice took place and, secondly, discusses the iterative cycles carried out and, finally, the data uncovered when they were carried out.

Keywords: Youth and Adult Education; Human Emancipation; Educational Robotics

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarsio Ribeiro Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Doutor em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB), Mestre em Educação de Jovens e Adultos (UNEB) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). Catu, Bahia, Brasil.

E-mail: tarsio.cavalcante@ifbaiano.edu.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9430-2805.

 

Emanuel do Rosário Santos Nonato, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professor Titular do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Salvador, Bahia, Brasil. E-mail: enonato@uneb.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2490-1730.

Referências

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

AMSTEL, Frederick Marinus Constant van. Em busca de uma metodologia projetual de design de interação materialista-dialética. In: 3º Congresso internacional de design da informação, 2007, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2007. p. 1 – 16. Disponível em: http://www.sbdi.org.br/congresso2007/portugues/index.html. Acesso em 25 jul. 2024.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em Rede. Tradução Roneide Venâncio Majer. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Extensão ou comunicação. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do oprimido. 71. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues. Desenvolvimento de metodologia de design socioconstrutivista para a produção do conhecimento. In: GURGEL, Paulo Roberto; SANTOS, Wilson. (orgs.). Saberes plurais, difusão do conhecimento e práxis pedagógica. Salvador: Edufba, 2012. p. 237-258.

PLOMP, Tjeerd. Pesquisa-aplicação em educação: uma introdução. In: PLOMP, Tjeerd; NIEVEEN, Nienke; NONATO, Emanuel; MATTA, Alfredo (orgs.). Pesquisa-aplicação em educação: uma introdução. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018. p. 25-66.

Downloads

Publicado

12/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 42
  • pdf downloads: 14

Como Citar

RIBEIRO CAVALCANTE, T.; DO ROSÁRIO SANTOS NONATO, E. Robótica educacional como prática educativa da Educação de Jovens e Adultos: Educational robotics as an educational practice in Youth and Adult Education. Revista Cocar, [S. l.], n. 31, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9637. Acesso em: 18 dez. 2024.