Saberes socioemocionais na educação de jovens, adultos e idosos (EJA): do currículo às práticas educativas
Socioemotional knowledge in education of young, adult and elder (EJA): from curriculum to educational practices
Palavras-chave:
Currículo, EJA, Saberes socioemocionaisResumo
A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Salvador, com o objetivo de analisar a importância dos saberes socioemocionais na formação docente no âmbito da Educação de Jovens e Adultos; analisar aspectos concernentes aos saberes necessários para o desenvolvimento de uma educação socioemocional na formação dos/as professores/as da EJA; realizar encontros formativos com os/as professores/as a fim de discutir sobre a importância dos saberes socioemocionais em seus processos formativos. A metodologia fundamentou-se na pesquisa qualitativa tendo o grupo focal para os encontros formativos e a escrita das cartas pedagógicas. O aporte teórico contou com autores da área de currículo, educação socioemocional, formação de professores. Os resultados da pesquisa, confirmam a inexistência da formação continuada, revelam a insegurança deles de trabalharem com esse tema, mas também o interesse de participarem, de formação continuada...
Palavras-chave: Currículo; EJA; Saberes socioemocionais.
Abstract
The research was made in a school from Salvador’s municipal system, objective was to analyze the value of socioemotional knowledhe in teacher’s formation for EJA; to analyze aspects related to neccessary knowledge for the development of a socioemotional education in EJA’s teachers formation; to realize formative meetings with the teachers eiming to discuss in a collaborative way about the relevane of socioemotional knowledge in their formative proccesses. The methodological is based in a qualitative researh , used focal groups for the formative meetings and the writing of educational letters. Are part of the theoretical foundation of this investigation authors relevant in discussões about curriculum, socioemotional education, socioemotional educations’s area for formation of teachers, l The research’s results, attest the non existence of initial and continuated formation, in the area of socioemotional knowledge for teachers, as well as it reveals the insecurity of teachers in working with this theme, but also their interest in participate, of a continuated formation in this area. .
Keywords: Curriculum; EJA; Socioemotional knowledge.
ículos.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. (Org). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2003
CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1982.
CARVALHO, Carla Meira Pires de, Professora, no teatro pode rir/ Carla Meira Pires de Carvalho.Vitória da Conquista:Edições UESB, 2013
FERNÁNDEZ, Alícia. A inteligência aprisionada; tradução Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 7a edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido, -2ed.São Paulo: editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011. – (EducaçãoCidadã;2)
GOLEMAN, Daniel Inteligência emocional [recurso eletrônico] / Daniel Goleman ; tradução Marcos Santarrita. – Rio de Janeiro : Objetiva, 2011.
MATURANA R., Humberto Emoções e linguagem na educação e na política / Humberto Maturana; tradução: José Fernando Campos Fortes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
MALLOWS, David; DOS SANTOS COSTA, Graça. Persistência na educação de jovens e adultos: reflexões sobre currículo e inclusão. In: Graça dos Santos Costa, Núria Rajadell-Puiggròs, Claudio Pinto Nunes.. (Org.). Educação e inclusão: desafios formativos e curriculares. 1ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2020, v. 1, p. 41-54.
Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade, Salvador, nº 16, p. 145 – 153, jul/dez 2001.
Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 03, n. 05, p. 98-115, jan./jun. 2020.
SCOZ, Beatriz Judith Lima. Identidade e subjetividade de professores: sentidos do aprender e do ensinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 13
- pdf downloads: 11