Saberes socioemocionais na educação de jovens, adultos e idosos (EJA): do currículo às práticas educativas

Socioemotional knowledge in education of young, adult and elder (EJA): from curriculum to educational practices

Autores

Palavras-chave:

Currículo, EJA, Saberes socioemocionais

Resumo

A pesquisa  foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Salvador, com o objetivo  de analisar a importância dos saberes socioemocionais na formação docente no âmbito da Educação de Jovens e Adultos; analisar aspectos concernentes aos saberes necessários para o desenvolvimento de uma educação socioemocional na formação dos/as professores/as da EJA; realizar encontros formativos com os/as professores/as a fim de discutir  sobre a importância dos saberes socioemocionais em seus processos formativos.  A metodologia fundamentou-se na pesquisa qualitativa  tendo o grupo focal para os encontros formativos e a escrita das cartas pedagógicas. O aporte teórico  contou com autores  da área de currículo, educação socioemocional, formação de professores. Os resultados da pesquisa, confirmam a inexistência da formação  continuada,  revelam a insegurança  deles de trabalharem com esse tema, mas também o interesse  de participarem,  de formação continuada...

Palavras-chave: Currículo; EJA; Saberes socioemocionais.

 

Abstract 

 The research  was made in a school from Salvador’s municipal system,  objective was to analyze the value of socioemotional knowledhe in teacher’s formation for EJA; to analyze aspects related to neccessary knowledge for the development of a socioemotional education in EJA’s teachers formation; to realize formative meetings with the teachers eiming to discuss in a collaborative way about the relevane of socioemotional knowledge in their formative proccesses. The methodological  is based in a qualitative researh , used focal groups for the formative meetings and the writing of educational letters. Are part of the theoretical foundation of this investigation authors relevant in discussões about curriculum, socioemotional education, socioemotional educations’s area for formation of teachers, l The research’s results,  attest the non existence of initial and continuated formation, in the area of socioemotional knowledge for teachers, as well as it reveals the insecurity of teachers in working with this theme, but also their interest  in participate, of a continuated formation in this area. .

Keywords: Curriculum; EJA; Socioemotional knowledge.

 

ículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josete Moreno do Nascmento Almeida, UNEB

Mestranda em Educação de Jovens e Adultos MPEJA-UNEB. Neuroeducadora. Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Salvador. Email: josetealmeida@educacaosalvador.net.  Orcid: https://orcid.org/0009-0000-6157-6335.

 

Carla Meira Pires de Carvalho, UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia. Docente do Programa de Pós-Graduacao em Crítica Cultural e do Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos- MPEJA. Email: cmcarvalho@uneb.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7638-9302

Cláudio Magalhães Batista, UNEB

Mestrando em Educação de Jovens e Adultos MPEJA-UNEB. Mestre em Cultura e Turismo UESC&UFBA . Professor de Filosofia da Rede Estadual de Ensino da Bahia. Email: claudiobatista36@hotmail.com.

Orcid: https://orcid-org/0000-0002-5660-9232

Referências

BARBOSA, Ana Mae. (Org). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2003

CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1982.

CARVALHO, Carla Meira Pires de, Professora, no teatro pode rir/ Carla Meira Pires de Carvalho.Vitória da Conquista:Edições UESB, 2013

FERNÁNDEZ, Alícia. A inteligência aprisionada; tradução Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 7a edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido, -2ed.São Paulo: editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011. – (EducaçãoCidadã;2)

GOLEMAN, Daniel Inteligência emocional [recurso eletrônico] / Daniel Goleman ; tradução Marcos Santarrita. – Rio de Janeiro : Objetiva, 2011.

MATURANA R., Humberto Emoções e linguagem na educação e na política / Humberto Maturana; tradução: José Fernando Campos Fortes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

MALLOWS, David; DOS SANTOS COSTA, Graça. Persistência na educação de jovens e adultos: reflexões sobre currículo e inclusão. In: Graça dos Santos Costa, Núria Rajadell-Puiggròs, Claudio Pinto Nunes.. (Org.). Educação e inclusão: desafios formativos e curriculares. 1ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2020, v. 1, p. 41-54.

Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade, Salvador, nº 16, p. 145 – 153, jul/dez 2001.

Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 03, n. 05, p. 98-115, jan./jun. 2020.

SCOZ, Beatriz Judith Lima. Identidade e subjetividade de professores: sentidos do aprender e do ensinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

12/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 13
  • pdf downloads: 11

Como Citar

MORENO DO NASCMENTO ALMEIDA, J.; MEIRA PIRES DE CARVALHO, C.; MAGALHÃES BATISTA, C. Saberes socioemocionais na educação de jovens, adultos e idosos (EJA): do currículo às práticas educativas: Socioemotional knowledge in education of young, adult and elder (EJA): from curriculum to educational practices. Revista Cocar, [S. l.], n. 31, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9620. Acesso em: 18 dez. 2024.