EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: ANALISANDO AS ORGANIZAÇÕES CURRICULARES APRESENTADAS NAS PESQUISAS PUBLICADAS ENTRE OS ANOS 2000 E 2012

Autores

  • Alessandra Victor do Nascimento victor.alessandrarosa@gmail.com
    PUC-RIO
  • Maria Inês Marcondes mim@puc-rio.br
    PUC-RIO
  • Ligia Martha C.C. Coelho ligiamartha25@outlook.com
    UNIRIO

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa que teve por objetivo analisar teses e dissertações defendidas no país, no período de 2000 a 2012, que tratam da organização curricular das experiências de educação integral e(m) tempo integral. Nele apresentamos alguns resultados sobre um levantamento realizado no banco de dados da CAPES. A análise foi fundamentada em Coelho (2002), Cavaliere (1996, 2007, 2009), Young (2007, 2011 e 2014), Freire (1993, 1999, 2000 e 2001), Moreira (1993, 2008 e 2012), entre outros. Os resultados revelaram que 179 teses e dissertações foram publicadas e que a reorganização curricular das escolas apresenta aspectos como: desenvolvimento de atividades dentro do próprio espaço escolar ou em outros do seu entorno; atividades conteudistas, esportivas, artísticas e diversificadas.

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Publicado

29/01/2017
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Como Citar

DO NASCIMENTO, A. V.; MARCONDES, M. I.; COELHO, L. M. C. EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: ANALISANDO AS ORGANIZAÇÕES CURRICULARES APRESENTADAS NAS PESQUISAS PUBLICADAS ENTRE OS ANOS 2000 E 2012. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 27–51, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/962. Acesso em: 6 dez. 2024.

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