Acomodações e resistências no trabalho docente às avaliações externas: o que dizem os coordenadores pedagógicos do Rio de Janeiro

Autores

  • Maria Inês Marcondes mim@puc-rio.br
  • Luisa Figueiredo do Amaral e Silva luisafigueiredoamaral@gmail.com
  • Cristina Spolidoro Freund csfreund@cpii.g12.br

Resumo

Accommodation and resistance in teaching work to external evaluations: what th e pedagogical coordinators of Rio de Janeiro say

Resumo

Esse artigo tem como temas as avaliações externas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) e a função de professores coordenadores pedagógicos. Como objetivo, a pesquisa qualitativa investigou implicações das avaliações externas ao trabalho de coordenadores pedagógicos, mediadores das políticas curriculares da SME e equipe docente. A partir da análise de conteúdo (Bardin, 1997) realizada em entrevistas semiestruturadas e do diálogo com ideias de Stephen Ball e colaboradores (2016), evidencia-se que avaliações externas acarretam em mudanças no cotidiano escolar e no trabalho docente, tanto em relação à organização cotidiana quanto ao pedagógico. Ocorreram tensões entre as demandas geradas pelas avaliações externas ao trabalho docente, e resistências, quando, a partir de suas interpretações sobre as políticas, procuram manter suas concepções político-pedagógicas.

Palavras Chave: Políticas educacionais. Trabalho docente. Avaliação externa.

 

Abstract

This article has as its themes the external evaluations of the Rio de Janeiro Municipal Secretariat of Education (SME-RJ) and the function of pedagogical coordinating teachers. As objective, the qualitative research investigated implications of the external evaluations to the work of pedagogical coordinators, mediators of the curricular policies of the SME and the teaching staff. From the content analysis (Bardin, 1997) conducted in semi-structured interviews and the dialogue with ideas of Stephen Ball and collaborators (2016), it is evident that external evaluations lead to changes in school daily life and teaching work, both in relation to daily organization regarding the pedagogical. There were tensions between the demands generated by evaluations outside the teaching work, and resistances when, from their interpretations of politics, they seek to maintain their political-pedagogical conceptions.

Keywords: Educational policies. Teaching work. External evaluation.

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Biografia do Autor

Maria Inês Marcondes

 

Doutorado em Ciências Humanas/Educação, PUC-Rio. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisadora do CNPq

E-mail: mim@puc-rio.br  Orcid: 0000-0002-0973-9405

Luisa Figueiredo do Amaral e Silva

 

Doutorado em Ciências Humanas/Educação, PUC-Rio. Professora das Faculdades Integradas Maria Thereza

E-mail: luisafigueiredoamaral@gmail.com   Orcid: 0000-0002-5134-0449

Cristina Spolidoro Freund

 

Doutorado em Ciências Humanas/Educação, PUC-Rio. Professora do Colégio Pedro II

E-mail: csfreund@cpii.g12.br    Orcid: 0000-0002-0902-9147

 

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Publicado

28/12/2019
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Como Citar

MARCONDES, M. I.; E SILVA, L. F. do A.; FREUND, C. S. Acomodações e resistências no trabalho docente às avaliações externas: o que dizem os coordenadores pedagógicos do Rio de Janeiro. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 144–156, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2826. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos