Princípios freireanos para pensar a pesquisa: suscitando diálogos sobre a pesquisa-ação

Freirean principles for thinking about research: sparking dialogues on action research

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa-ação; Formação; Interação entre participantes; Paulo Freire.

Resumo

O estudo em questão resultou da curiosidade dos pesquisadores acerca da relação entre Paulo Freire e a pesquisa. Inspirando-se em “Por uma pedagogia da pergunta” (Freire; Faundez, 1985), ele partiu das seguintes questões: o que seria uma pesquisa em concordância com uma abordagem freireana? Quais a contribuições de Paulo Freire para a pesquisa-ação? Seu objetivo consistiu em analisar as contribuições de Paulo Freire para a pesquisa em Educação, sobretudo, na pesquisa-ação. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, de revisão bibliográfica, que em alguns momentos fez uso do software Atlas ti. Organizado em três momentos: no primeiro, contextualizamos a temática estudada e exploramos algumas categorias freireanas; no segundo, discutimos a pesquisa-ação e sua relação com as bases freireanas; por fim, destacamos as contribuições freireanas para a pesquisa, com ênfase na pesquisa-ação.

Palavras-chave: Pesquisa-ação; Formação; Interação entre participantes; Paulo Freire.

 

Abstract

The study was based on the researchers' curiosity about the relationship between Paulo Freire and research. Inspired in “Learning to Question: a pedagogy of liberation”, by Freire and Faundez (1985), it was based on the following questions: what would research be in accordance with a Freirean approach? What are Paulo Freire's contributions to action research? Its aim was to analyze Paulo Freire's contributions to educational research, especially action research. This is a qualitative study, with a bibliographical review, which at times made use of the Atlas ti software. It is organized into three parts: first, we contextualize the subject under study and explore some Freirean categories; second, we discuss action research and its relationship with Freirean bases; finally, we highlight Freirean contributions to research, with an emphasis on action research.

Keywords:  Action research; Training; Interaction between participants; Paulo Freire.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos César de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bolsista Nota 10 - FAPERJ. Integrante do Grupo de Estudo Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar (GEFOCC).

Email: carlosoliveira.prof@gmail.com;  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0961-1695

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6451226555046481

Maria Inês Marcondes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Cientista do Nosso Estado 2021-2024 /FAPERJ. Pesquisadora do CNPq. Doutora em Educação na PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Estudo Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar (GEFOCC).

Email: mim@puc-rio.br;  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0973-9405

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9002784880708799

 

Referências

ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; STRECK, Danilo R.. Pergunta. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. – 3. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 314-315.

AMARAL, Vanessa de Souza et al.. Os nós críticos do processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde: uma pesquisa-ação. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 31(1), e310106, 2021, p. 1-20. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312021310106

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisar-participar. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Pesquisa participante. – 8ª ed. – São Paulo: Brasiliense, 1990, p. 9-16.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: Um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo R. (organizadores). Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida-SP, Ideias & Letras, 2006, p. 17-54.

CENDALES, Lola; MARIÑO, Germán. Aprender a pesquisar, pesquisando. Tradução: Yvonne F. Mantoanelli. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

DICIO - Dicionário Online Português. Curiosidade. Disponível em: https://www.dicio.com.br/curiosidade/ Acesso: 20 set. 2023.

ESCOBAR, Miguel. Ad-mirar, tradução Mirele Alberton. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. – 3. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 24-26.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª edição. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira [recurso eletrônico]. Revisão e Notas de Ana Maria de Araújo Freire. – 11. ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 38ª edição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? [recurso eletrônico]. Tradução Rosiska Darcy de Oliveira. - [1. ed.] - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – 25ª ed. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Organização e participação Ana Maria Araújo Freire. – 8ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido [recurso eletrônico] – 1. ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013a.

FREIRE, Paulo. Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Pesquisa participante. – 8ª ed. – São Paulo: Brasiliense, 1990, p. 34-41.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. (Coleção Educação e Comunicação: v. 15).

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Aprendendo com a própria história. [recurso eletrônico]. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. Tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Curiosidade epistemológica. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. – 3. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 107-109.

JESUS, Denise Meyrelles de; VIEIRA, Alexandro Braga; EFFGEN, Ariadna Pereira Siqueira. Pesquisa-Ação Colaborativo Crítica: em busca de uma epistemologia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 771-788, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/edu_realidade>

LACHTIM, Sheila Aparecida et al.. Dinâmica entre potenciais de fortalecimento e desgaste na vida de jovens da escola pública: pesquisa-ação com oficinas emancipatórias. Saúde Soc. São Paulo, v.31, n.2, e210354pt, 2022, p. 1-12. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210354pt

LIELL, Cláudio Cristiano; BAYER, Arno. A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 73, p. 229-250, jan./fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.60723

LIMA, Ana Cristina Cantero Dorsa; PAVAN, Ruth. Formação continuada por meio da pesquisa-ação: participação e decisão dos professores. Interações, Campo Grande, MS, v. 24, n. 2, p. 509–519, abr./jun. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.20435/inter.v24i2.4028

MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva; SOARES, Márcia Torres Neri. Currículo escolar e deficiência: contribuições a partir da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Cadernos de Pesquisa v.46 n. 162, p. 1124-1147 out./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143717

MALLMANN, Elena Maria. Pesquisa-ação educacional: preocupação temática, análise e interpretação crítico-reflexiva. Cadernos de Pesquisa v.45 n.155 p. 76-98 jan./mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143088

MENDONÇA, Erica Toledo de et al.. Paradigmas e tendências do ensino universitário: a metodologia da pesquisa-ação como estratégia de formação docente. Interface. 2015; 19(53): p. 373-386. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622013.1024

OLIVEIRA, Renata Evangelista de et al.. A interdisciplinaridade na prática acadêmica universitária: conquistas e desafios a partir de um projeto de pesquisa-ação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 02, p. 377-400, jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000200003

ORQUIZA, Liliam Maria et al.. A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, e22019, 2022, p. 1-17. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320220019

RIBEIRO, Kátia Suely Queiroz Silva; VASCONCELOS, Eymard Mourão. As redes de apoio social nas práticas de educação popular e saúde: reflexões de uma pesquisa-ação. Interface. 2014; 18 Supl 2: p. 1453-1462. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0425

SILVA JÚNIOR, Fernando José Guedes da et al.. Pesquisa-ação sobre saberes e práticas de agentes comunitários de saúde acerca da prevenção do comportamento suicida. Interface (Botucatu). 2021; 25: e200386, p. 1-13. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.200386

STRECK, Danilo R. Pesquisar é pronunciar o mundo: notas sobre método e metodologia. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo R. (organizadores). Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida-SP, Ideias & Letras, 2006, p. 259-276.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. – 3 ed. – São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

TOLEDO, Renata Ferraz de; GIATTI, Leandro Luiz; JACOBI, Pedro Roberto. A pesquisa-ação em estudos interdisciplinares: análise de critérios que só a prática pode revelar. Interface. 2014; 18 (51): 633-646. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0026

UMEMURA, Vanessa Maria Vicente; ROSA, Sanny Silva da. Desafios dos coordenadores pedagógicos de São Caetano do Sul, ABC Paulista: um estudo baseado na pesquisa-ação colaborativa. Interações, Campo Grande, MS, v. 21, n. 1, p. 81-92, jan./mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.20435/inter.v21i1.1941

VERAS, Danielly Cristiny de; LACERDA, Gabrielle Mangueira; FORTE, Franklin Delano Soares. Grupo de idosos como dispositivo de empoderamento em saúde: uma pesquisa-ação. Interface (Botucatu). 2022; 26 (Supl. 1): e210528, p. 1-14. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.210528

Downloads

Publicado

07/07/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 24
  • pdf downloads: 20

Como Citar

DE OLIVEIRA, C. C.; MARCONDES, M. I. Princípios freireanos para pensar a pesquisa: suscitando diálogos sobre a pesquisa-ação: Freirean principles for thinking about research: sparking dialogues on action research. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8697. Acesso em: 22 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)