Princípios freireanos para pensar a pesquisa: suscitando diálogos sobre a pesquisa-ação

Freirean principles for thinking about research: sparking dialogues on action research

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa-ação; Formação; Interação entre participantes; Paulo Freire.

Resumo

O estudo em questão resultou da curiosidade dos pesquisadores acerca da relação entre Paulo Freire e a pesquisa. Inspirando-se em “Por uma pedagogia da pergunta” (Freire; Faundez, 1985), ele partiu das seguintes questões: o que seria uma pesquisa em concordância com uma abordagem freireana? Quais a contribuições de Paulo Freire para a pesquisa-ação? Seu objetivo consistiu em analisar as contribuições de Paulo Freire para a pesquisa em Educação, sobretudo, na pesquisa-ação. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, de revisão bibliográfica, que em alguns momentos fez uso do software Atlas ti. Organizado em três momentos: no primeiro, contextualizamos a temática estudada e exploramos algumas categorias freireanas; no segundo, discutimos a pesquisa-ação e sua relação com as bases freireanas; por fim, destacamos as contribuições freireanas para a pesquisa, com ênfase na pesquisa-ação.

Palavras-chave: Pesquisa-ação; Formação; Interação entre participantes; Paulo Freire.

 

Abstract

The study was based on the researchers' curiosity about the relationship between Paulo Freire and research. Inspired in “Learning to Question: a pedagogy of liberation”, by Freire and Faundez (1985), it was based on the following questions: what would research be in accordance with a Freirean approach? What are Paulo Freire's contributions to action research? Its aim was to analyze Paulo Freire's contributions to educational research, especially action research. This is a qualitative study, with a bibliographical review, which at times made use of the Atlas ti software. It is organized into three parts: first, we contextualize the subject under study and explore some Freirean categories; second, we discuss action research and its relationship with Freirean bases; finally, we highlight Freirean contributions to research, with an emphasis on action research.

Keywords:  Action research; Training; Interaction between participants; Paulo Freire.

 

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Biografia do Autor

Carlos César de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bolsista Nota 10 - FAPERJ. Integrante do Grupo de Estudo Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar (GEFOCC).

Email: carlosoliveira.prof@gmail.com;  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0961-1695

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6451226555046481

Maria Inês Marcondes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Cientista do Nosso Estado 2021-2024 /FAPERJ. Pesquisadora do CNPq. Doutora em Educação na PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Estudo Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar (GEFOCC).

Email: mim@puc-rio.br;  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0973-9405

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9002784880708799

 

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07/07/2024
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Como Citar

DE OLIVEIRA, C. C.; MARCONDES, M. I. Princípios freireanos para pensar a pesquisa: suscitando diálogos sobre a pesquisa-ação: Freirean principles for thinking about research: sparking dialogues on action research. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8697. Acesso em: 21 dez. 2024.

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