A atuação mediadora do coordenador pedagógico frente às atuais políticas curriculares no cotidiano de escolas municipais na cidade do Rio de Janeiro
Resumo
O texto focaliza os desafios da atuação mediadora do coordenador pedagógico frente às atuais políticas curriculares no cotidiano de escolas municipais na cidade do Rio de Janeiro, tendo como base duas pesquisas realizadas pelas autoras. A primeira pesquisa foi realizada em 2009, com 12 coordenadores pedagógicos e a segunda pesquisa em 2014, com 4 coordenadores. A pesquisa de 2009 focou a sua análise na função do coordenador pedagógico que estava sendo definida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O referencial teórico utilizado foi Lück (2006), no que se refere à gestão escolar e Tardif e Lessard (2007), sobre a formação docente continuada. A segunda pesquisa, de 2014, foi atravessada pelos desafios da reforma educacional que emergiram na década de 1990 e que trouxeram novas políticas curriculares, reconfigurando a prática didática a partir do uso de materiais estruturados e a aplicação de provas padronizadas nas escolas com a finalidade de melhoria da "qualidade do ensino". A pesquisa tem como base a perspectiva crítica da reforma educacional dos trabalhos de Stephen Ball (1997, 2005). Concluímos discutindo o impacto que essas novas políticas trazem para a atuação do coordenador como mediador.
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Cotidiano Escolar. Mediação de Políticas.
The pedagogical coordinator as a mediator in face of current curriculum policies in daily life of municipal public schools in the city of Rio de Janeiro
The text focuses on the challenges of the pedagogical coordinator as a mediator in daily life of public schools in the city of Rio de Janeiro, based on two researches conducted by the authors. The first one was developed in 2009, with 12 coordinators and the second one in 2014, with 4 coordinators. The research carried on in 2009 focused on how the function and duties of the coordinator were being defined and stated by the Municipal Secretary of Education of Rio de Janeiro. The theoretical basis used was Lück (2006) in relation to school management and Tardif and Lessard (2007) related to continuing teacher training. The second research, carried on in 2014, studied how coordinators had to face new challenges and demands within new educational reforms that emerged since 1990 and brought into discussion new curriculum arrangements that reorganized daily practice of teachers with structured materials and standardized evaluations, trying to improve "educational quality". The present research is based on the critical perspective of educational reform from the works of Stephen Ball (1997, 2005). We concluded bringing into discussion the impact these policies bring to the work of coordinators as a mediator.
Keywords: Teaching Coordinator. School Routine. Policies Mediation.
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