A Política de Ciclos e o Atendimento à Heterogeneidade: Questões Levantadas em uma Investigação na Sala de Aula

Autores

  • Cremilda Barreto Couto no@email.com
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio
  • Maria Inês Marcondes no@email.com
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio

Resumo

O objetivo da pesquisa é investigar a proposta de ciclos no contexto da prática em relação ao atendimento à heterogeneidade referente ao desempenho dos alunos. Utilizou-se como referencial Ball e Bowe (ciclos de política) e autores nacionais que têm pesquisado a escola em ciclos no Brasil como Sá Barreto, Gomes, Mainardes e outros. Investigou-se o cotidiano de uma escola do Município de Casimiro de Abreu no Estado do Rio de Janeiro considerada ‘referência’. A análise baseou-se em observação da sala de aula de um professor, entrevistas semiestruturadas e documentos. A prática investigada aponta possibilidades de atendimento efetivo da heterogeneidade na escola em ciclos. Os dados revelaram a importância do planejamento de atividades diferenciadas, do agrupamento de alunos baseado em diferentes níveis, das estratégias didáticas com ênfase em arte e música, da avaliação diagnóstica e do apoio pedagógico.

Palavras-chave: Educação. Escola. Ciclos de ensino.

Cycle policy and service to the heterogenety: rised questions in a classroom survey

The objective of this research is to investigate the cycles proposal, into the context of practice, regarding the heterogeneity that refered to the performance of the students. As theoretical references, Ball and Bowe (the policy cycle approach) were used and also national authors, who have researched the cycles’ school in Brazil, such as Sá Barreto, Gomes, and Mainardes, among others. We investigated the day life of a school in the city of Casimiro de Abreu, State of Rio de Janeiro, considered a ‘reference school’. The analysis was based on the observation of a teacher in class, interviews and documents. The researched practice showed possibilities of effective attending to the heterogeneity of the students in the cycles’ school. Data revealed the importance of planning different activities, grouping students based on different levels, using didactic strategies with emphasis in art and music, using diagnostic evaluation and pedagogical support.

Keywords: Education. School."Teaching cycles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cremilda Barreto Couto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio

Professora da PM de Casemiro de Abreu, RJ, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação (UFF), mestre (PUC/RJ), especialista em Psicopedagogia. Participa do grupo de estudos e pesquisa em Avaliação e Currículo (GEPAC-Unirio/RJ). É professora do Ensino Superior na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé. Presta serviços de Formação Continuada para professores nas áreas de currículo, conhecimento e escola em ciclo.

Maria Inês Marcondes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio

Doutora em Educação (PUC/RJ-1988). Professora Associada e atual coordenadora do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação (PUC/RJ). Foi professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de Formação de Professores, Ensino-Aprendizagem, Currículo e Avaliação. É pesquisadora e membro de associações de pesquisa como a ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) e a AERA (American Educational Research Association). É membro do Comitê Editorial da Revista Studying Teacher Education (Routledge/ Taylor and Francis Group) e Representante Nacional da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT).

Downloads

Publicado

28/08/2011
Métricas
  • Visualizações do Artigo 97
  • PDF downloads: 106

Como Citar

COUTO, C. B.; MARCONDES, M. I. A Política de Ciclos e o Atendimento à Heterogeneidade: Questões Levantadas em uma Investigação na Sala de Aula. Revista Cocar, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 87–94, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/73. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos