Inclusão profissional de jovens e adultos com deficiência intelectual na cidade de Salvador–BA: possibilidades de aprendizado ao longo da vida
Professional inclusion of young people and adults with intellectual disabilities in the city of Salvador–BA: lifelong learning opportunities
Palavras-chave:
Inclusão Profissional, Aprendizado ao Longo da Vida, Deficiência intelectualResumo
Este artigo apresenta relato de parte de uma pesquisa reaplicada na cidade de Salvador (2019-2023). O estudo reflete sobre alguns dados obtidos, os quais demonstram a relevância da inclusão profissional para jovens e adultos com deficiência intelectual, mediados por uma instituição educacional, na promoção de aprendizados ao longo da vida. Foram entrevistados jovens e adultos com deficiência intelectual, bem como familiares, chefes imediatos e colegas de trabalho. O resultado deste estudo revelou que a inclusão profissional de jovens e adultos pode possibilitar maior aprendizado ao longo da vida, sobretudo, em relação ao desenvolvimento da autonomia e aumento da autoestima, além de evidenciar o desejo de contribuir economicamente com a família e de traçar projetos de vida para o futuro, similar ao desejo de qualquer jovem e adulto que não apresente a condição de deficiência.
Palavras-chave: Inclusão Profissional; Aprendizado ao Longo da Vida; Deficiência Intelectual.
Abstract
This article presents a report on part of a research project reapplied in the city of Salvador (2019-2023). The study reflects on some obtained data, which demonstrate the importance of professional inclusion for young people and adults with intellectual disabilities, facilitated by an educational institution, in promoting lifelong learning. Young people and adults with intellectual disabilities were interviewed, as well as their family members, immediate supervisors, and colleagues. The results of this study revealed that the professional inclusion of young people and adults can enable greater lifelong learning, particularly in terms of developing autonomy and increasing self-esteem. Additionally, it highlighted the desire to contribute economically to their families and to plan future life projects, similar to the aspirations of any young person and adult without disabilities.
Keywords: Professional Inclusion; Lifelong Learning; Intellectual Disability.
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