Inclusão profissional de jovens e adultos com deficiência intelectual na cidade de Salvador–BA: possibilidades de aprendizado ao longo da vida

Professional inclusion of young people and adults with intellectual disabilities in the city of Salvador–BA: lifelong learning opportunities

Autores

Palavras-chave:

Inclusão Profissional, Aprendizado ao Longo da Vida, Deficiência intelectual

Resumo

Este artigo apresenta relato de parte de uma pesquisa reaplicada na cidade de Salvador (2019-2023). O estudo reflete sobre alguns dados obtidos, os quais demonstram a relevância da inclusão profissional para jovens e adultos com deficiência intelectual, mediados por uma instituição educacional, na promoção de aprendizados ao longo da vida. Foram entrevistados jovens e adultos com deficiência intelectual, bem como familiares, chefes imediatos e colegas de trabalho. O resultado deste estudo revelou que a inclusão profissional de jovens e adultos pode possibilitar maior aprendizado ao longo da vida, sobretudo, em relação ao desenvolvimento da autonomia e aumento da autoestima, além de evidenciar o desejo de contribuir economicamente com a família e de traçar projetos de vida para o futuro, similar ao desejo de qualquer jovem e adulto que não apresente a condição de deficiência.

Palavras-chave: Inclusão Profissional; Aprendizado ao Longo da Vida; Deficiência Intelectual.

 

Abstract

This article presents a report on part of a research project reapplied in the city of Salvador (2019-2023). The study reflects on some obtained data, which demonstrate the importance of professional inclusion for young people and adults with intellectual disabilities, facilitated by an educational institution, in promoting lifelong learning. Young people and adults with intellectual disabilities were interviewed, as well as their family members, immediate supervisors, and colleagues. The results of this study revealed that the professional inclusion of young people and adults can enable greater lifelong learning, particularly in terms of developing autonomy and increasing self-esteem. Additionally, it highlighted the desire to contribute economically to their families and to plan future life projects, similar to the aspirations of any young person and adult without disabilities.

Keywords: Professional Inclusion; Lifelong Learning; Intellectual Disability.

 

 

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Biografia do Autor

Jaciete Barbosa dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB. Professora Titular do Departamento de Educação da UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos sobre Inclusão e Sociedade, no PPPGEDUC. Email: jbsantos@uneb.br – ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8877-0824.

Karla Muniz Belem, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB. Mestre em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos sobre Inclusão e Sociedade, no PPPGEDUC. E-mail: kmbelem@gmail.com – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5190-7644.

Patrícia Nicolau Magris, Universidade do Estado da Bahia

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação Doutorado Multinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação (Projeto Educação e Arquitetura da Faculdade de Educação e da Escola de Arquitetura da UFBA). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Estudos sobre Inclusão e Sociedade, no PPPGEDUC. E-mail: pmagris@uneb.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6086-5098

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Publicado

12/12/2024
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Como Citar

SANTOS, J. B. dos; MUNIZ BELEM, K.; MAGRIS, P. N. Inclusão profissional de jovens e adultos com deficiência intelectual na cidade de Salvador–BA: possibilidades de aprendizado ao longo da vida: Professional inclusion of young people and adults with intellectual disabilities in the city of Salvador–BA: lifelong learning opportunities . Revista Cocar, [S. l.], n. 31, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9608. Acesso em: 18 dez. 2024.