Significados da docência na constituição da identidade profissional nos cursos de Licenciatura e Bacharelado da EEFD/UFRJ
Meanings of teaching in the constitution of professional identity in the licentiate and bachelor's degree courses of EEFD/UFRJ
Palavras-chave:
Formação Profissional, Educação Física, DocênciaResumo
Este trabalho teve como objetivo investigar se os currículos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física de uma universidade pública contribuem para a constituição da identidade de um profissional-educador. De abordagem qualitativa, esta pesquisa foi realizada na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ), e fez uso do método de amostragem não-probabilístico intitulado “bola de neve” para a seleção dos sujeitos, com a realização posterior de 10 entrevistas semiestruturadas com docentes do curso de licenciatura e bacharelado em Educação Física da EEFD/UFRJ. Em seguida os dados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin, no qual foi possível produzir inferências através das falas dos professores.
Palavras-chave: Formação Profissional; Educação Física; Docência.
Abstract
This research aimed to investigate whether the curricula of the licentiate and bachelor's degree courses in Physical Education of a public university contribute to the constitution of the identity of a professional-educator. With a qualitative approach, this research was carried out at the School of Physical Education and Sports of the Federal University of Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ), and made use of the non-probabilistic sampling method called "snowball" for the selection of subjects, with the subsequent realization of 10 semi-structured interviews with professors of the licentiate and bachelor's degree course in Physical Education at EEFD/UFRJ. Then the data were analyzed through Bardin's content analysis, in which it was possible to produce inferences through the teachers' speeches.
Keywords: Professional Training; Physical education; Teaching.
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