Identidade amazônica na literatura Catando Piolhos – contando histórias: relação com a disciplina de Língua Portuguesa
Amazonian identity in literature Catching lice – telling stories: relationship with the Portuguese Language discipline
Palavras-chave:
Amazônia, Identidade, LiteraturaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar conceitos relacionados à identidade amazônica no livro Catando Piolhos, Contando Histórias do autor Daniel Munduruku e sua relevância para as aulas de língua portuguesa das turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo, o presente estudo foi desenvolvido a partir de um estudo documental e uma metodologia que consiste em uma abordagem qualitativa, de análise de conteúdo temática, com base no método de Bardin. Conclui-se que na obra analisada é possível identificar elementos culturais e sociais que dizem respeito ao povo amazônico, bem como é apresentada essa diversidade para os leitores. Em vista disso, o livro pode ser considerado como relevante e eficiente para ser apresentado e discutido em sala de aula, sobretudo em temas como identidade, preservação da natureza, diversidade cultural e social, formação do leitor literário.
Palavras-chave: Amazônia; Identidade; Literatura.
Abstract
This article aims to analyze concepts related to Amazonian identity in the book Catando Piolhos, Contando Histórias by Daniel Munduruku and its relevance for Portuguese language classes in the 4th and 5th grades of elementary school. To achieve this objective, the present study was developed based on documentary research and a methodology consisting of a qualitative approach, using thematic content analysis based on Bardin's method. The analysis concludes that in the work studied, it is possible to identify cultural and social elements related to the Amazonian people, as well as how this diversity is presented to readers. In light of this, the book can be considered relevant and effective for presentation and discussion in the classroom, particularly on topics such as identity, nature preservation, cultural and social diversity, and the development of the literary reader.
Keywords: Amazon; Identity; Literature.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3. reimp. 1. ed. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BECKER, M. A.; ROJAS NINO, C. G.; WEIGEL, V. Pesquisa na área Sateré-Mawé: a descoberta de talentos indígenas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 13, p. 55-63, 2009. Disponível em: scielo.br/j/pee/a/HZ8tK78sYxhZFkdFsfwyBRx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2024.
BONIN, I. T. Literatura Infantil de autoria Indígena: diálogos, mesclas, deslocamentos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, p. 36-52, 2012. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/bonin.pdf. Acesso em: 13 ago. 2024.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
COLARES; M. L. I. S.; PEREZ, J. R. R.; CARDOZO, M. J. P. B. Educação e Realidade Amazônica. 1. ed. Uberlândia/MG: Editora Navegando, 2018.
DIEHL, E. E.; LANGDON, E. J.; DIAS-SCOPEL, R. P. Contribuição dos agentes indígenas de saúde na atenção diferenciada à saúde dos povos indígenas brasileiros. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, p. 819-831, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/3Xt69bM6z9KWjtbSfJP3fMM/. Acesso em 5 ago. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 51ªed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2015.
FREITAS, M.; FREITAS, M. C. S. Science, Religion and Amazonia: Education for Sustainability. International Journal of Environmental & Science Education. 2018, Vol.13, No.3, 275-293. Disponível em: IJESE_2036_article_5b1e926c985fc.pdf. Acesso em: 3 ago. 2024.
GABRIEL, M. A. R. Os contadores de histórias na obra de Daniel Munduruku. Contexto-Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES, n. 37, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/30160. Acesso em: 26 ago. 2024.
GRUBITS, S.; FREIRE, H. B. G.; NORIEGA, J. A. V. Influência de aspectos sociais e culturais na educação de crianças indígenas. Psico-Usf, v. 14, p. 365-374, 2009. Disponível em https://www.scielo.br/j/pusf/a/yNhskBtWdfgc6S3jDSZjP5J/. Acesso em: 20 ago. 2024.
LIMA, E. A. C. Diálogos com a natureza, saberes dos povos da floresta amazônica. IV ENECULT-Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, v. 28, 2008. Disponível em 14454.pdf (ufba.br). Acesso em: 15 jul. 2024.
MEUNIER, O. Inter/transculturalidade na Amazônia: educação bilingue intercultural entre os baniwa-coripaco. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 6, n. 01, p. 01-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/8819. Acesso em: 2 ago. 2024.
MOURÃO, A. R. B.; UCHÔA, I. C.; BORGES, H. S. A materialidade do trabalho em territórios das águas, terras e florestas da Amazônia. Revista Trabalho Necessário, 18(37), 94-114, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/46279. Acesso em: 8 ago. 2024.
MUNDURUKU, D. Catando piolhos, contando histórias. São Paulo: Brinque-Book, 2006.
RODRIGUES, A. C. A. (Org.); CALDAS, E. C. R. (Org.); SIMÕES, L. B. T. (Org.); DANTAS, P. V. C. (Org.). Literatura indígena: práticas leitoras para a sala de aula. 1. ed. Rio Branco: Edufac, 2023. v. 1. 159p. E-book. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7173. Acesso em: 18 jul. 2024.
RODRIGUES, C. I. Caboclos na Amazônia: a identidade na diferença. Novos cadernos NAEA, v. 9, n. 1, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/60. Acesso em 27 jul. 2024.
SANTOS, F. B. SANTOS, N. C. SICSÚ, D. P. Presença da Literatura Infantojuvenil Amazonense nas Escolas e no Espaço Virtual. In: XIV Congresso Internacional ABRALIC, 2015. Manaus. Anais. Manaus: UEA. Disponível em: 2015_1456147082.pdf (abralic.org.br). Acesso em: 10 jun. 2024.
SILVA, D. M. et al. Dificuldades enfrentadas pelos indígenas durante a permanência em uma Casa de Saúde Indígena na região Amazônica/Brasil. Saúde e Sociedade, v. 25, n. 4, p. 920-929, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/JVXs4q3qbJQJPKhpHY4YJrK/abstract/?lang=pt Acesso em: 4 ago. 2024.
SILVA, S. S. da C. Estrutura e dinâmica das relações familiares de uma comunidade ribeirinha da região amazônica. 2006. 333 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2265 Acesso em 20 jul. 2024.
SOUSA, C. de V. T. COLARES, A. A. 2022. Amazônia brasileira: educação e contexto. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, v. 7, n. 01, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10633. Acesso em: 13 ago. 2024.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 87
- pdf downloads: 58