Identidade amazônica na literatura Catando Piolhos – contando histórias: relação com a disciplina de Língua Portuguesa

Amazonian identity in literature Catching lice – telling stories: relationship with the Portuguese Language discipline

Autores

Palavras-chave:

Amazônia, Identidade, Literatura

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar conceitos relacionados à identidade amazônica no livro Catando Piolhos, Contando Histórias do autor Daniel Munduruku e sua relevância para as aulas de língua portuguesa das turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo, o presente estudo foi desenvolvido a partir de um estudo documental e uma metodologia que consiste em uma abordagem qualitativa, de análise de conteúdo temática, com base no método de Bardin. Conclui-se que na obra analisada é possível identificar elementos culturais e sociais que dizem respeito ao povo amazônico, bem como é apresentada essa diversidade para os leitores. Em vista disso, o livro pode ser considerado como relevante e eficiente para ser apresentado e discutido em sala de aula, sobretudo em temas como identidade, preservação da natureza, diversidade cultural e social, formação do leitor literário.

Palavras-chave: Amazônia; Identidade; Literatura.

 

Abstract

This article aims to analyze concepts related to Amazonian identity in the book Catando Piolhos, Contando Histórias by Daniel Munduruku and its relevance for Portuguese language classes in the 4th and 5th grades of elementary school. To achieve this objective, the present study was developed based on documentary research and a methodology consisting of a qualitative approach, using thematic content analysis based on Bardin's method. The analysis concludes that in the work studied, it is possible to identify cultural and social elements related to the Amazonian people, as well as how this diversity is presented to readers. In light of this, the book can be considered relevant and effective for presentation and discussion in the classroom, particularly on topics such as identity, nature preservation, cultural and social diversity, and the development of the literary reader.

Keywords: Amazon; Identity; Literature.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Andressa Aline de Queiroz Sena, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFAM); Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância pelo Instituto Federal de Góis (2023); Licenciada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2022); Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Uniasselvi (2023); Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em 2020 a 2021 (Voluntária); Participou como bolsista (CAPES) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de 2018 a 2020. E-mail: andressaqueirozzz7@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1182-2221

Fabrício Valentim da silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), Doutor em Educação - Université de Montréal (2019), Professor Associado I no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ICET/UFAM); Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FACED/UFAM. Atuando principalmente nas questões de Análise de conteúdo qualitativa de livros didáticos, Educação de Jovens e Adultos, História da Educação, Política, Educação e Cidadania e Educação Patrimonial. Coordena o curso de Pedagogia ICET UFAM. E-mail: fvalentims@ufam.edu.br ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-8721-7103

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Câmpus Manaus). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Mestre em Educação (PPE-UEM). Pedagogo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Subchefe do Departamento de Administração e Planejamento (DAPLAN) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2019 - 2021). Coordenador Adjunto Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFAM) (atual). E-mail: profmarciooliveira@ufam.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4706-2930

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Publicado

02/12/2024
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Como Citar

DE QUEIROZ SENA, A. A.; DA SILVA, F. V.; DE OLIVEIRA, M. Identidade amazônica na literatura Catando Piolhos – contando histórias: relação com a disciplina de Língua Portuguesa: Amazonian identity in literature Catching lice – telling stories: relationship with the Portuguese Language discipline. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9303. Acesso em: 18 dez. 2024.