Escala sinalizadora de comportamentos de altas habilidades/superdotação em crianças – versão para pais (ESCAH/C-PAIS): construção e evidências de validade

Signaling scale for high abilities/giftedness behaviors in children - parents version (ESCAH/C-PAIS): construction and validity evidence

Autores

Palavras-chave:

Superdotação, Identificação, Elaboração

Resumo

O estudo descreve a construção da Escala Sinalizadora de Comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação em Crianças – versão para pais (ESCAH/C-Pais), em crianças de seis a 10 anos. Por meio de abordagem quali/quantitativa, realizaram-se: i) revisão da literatura nacional e internacional, acerca dos instrumentos de identificação; ii) construção dos itens da escala; iii) evidências de validade da escala e iv) teste-piloto. A revisão de literatura indicou 14 instrumentos, sendo 11 internacionais e três nacionais. Os 127 itens da escala são de fácil entendimento, todavia, alguns itens foram reformulados. Os juízes apontaram alto índice de concordância - Índice de Validade de Conteúdo de 80,00% a 100,00%. Três itens foram excluídos. O teste-piloto com quatro mães demonstrou clareza dos 124 itens. A escala demonstrou potencial para seus propósitos, com evidências de validade semântica e de conteúdo.

Palavras-chave: Superdotação; Identificação; Elaboração.

 

Abstract

The study describes the construction of the Signaling Scale for High Abilities/Giftedness Behaviors in Children - version for parents (ESCAH/C-Pais), in children aged between six and 10 years. Using a qualitative/quantitative approach, the study involved: i) a review of national and international literature on identification instruments; ii) construction of the scale items; iii) evidence of the scale's validity; and iv) a pilot test. The literature review identified 14 instruments, with 11 international and three national. The 127 items of the scale are easy to understand, though some were reformulated. Experts indicated a high level of agreement, with Content Validity Index ranging from 80.00% to 100.00%. Three items were excluded. The pilot test with four mothers showed clarity in the 124 items. The scale demonstrated potential for its intended purposes, with evidence of semantic and content validity.

Keywords: Giftedness; Identification; Development.

 

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Biografia do Autor

Victor Alexandre Barreto da Cunha, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru)

Graduado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Bauru. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru). Membro dos Grupos de Pesquisa “A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento” e “Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação – GIEPAHS” (CNPq). Psicólogo do Projeto de Extensão em Altas Habilidades/Superdotação (UNESP/Bauru). E-mail: victor.barreto-cunha@unesp.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9588-5360

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Graduada em Matemática pela UNESP. Mestra em Matemática Aplicada pela UNESP. Doutora em Engenharia Elétrica pela USP. Pós-Doutorado em Altas Habilidades/Superdotação pela Purdue University/EUA. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos, UNESP/São José do Rio Preto, e Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, UNESP/Bauru. Líder do “Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS)” – CNPq. CEO do Projeto de Extensão Universitária RAIS - Rede de Atendimento Integral ao Superdotado. E-mail: carina.rondini@unesp.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5244-5402

Francinne Gonzalez Andrioni, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Psicóloga na Secretaria Municipal da Mulher, na cidade de Avaré/SP. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP, Bauru/SP). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP). Membro de dois Grupos de Pesquisa: “A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA, superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento” e “Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS)”. E-mail: francinneandrioni@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1285-106X

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Publicado

02/12/2024
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Como Citar

CUNHA, V. A. B. da; RONDINI, C. A.; ANDRIONI, F. G. Escala sinalizadora de comportamentos de altas habilidades/superdotação em crianças – versão para pais (ESCAH/C-PAIS): construção e evidências de validade: Signaling scale for high abilities/giftedness behaviors in children - parents version (ESCAH/C-PAIS): construction and validity evidence. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9270. Acesso em: 4 dez. 2024.