Esse pequeno é um gênio: reflexões sobre superdotação e educação na sociedade capitalista
This little boy is a genius: reflections on giftedness and education in capitalist society
Resumo
A partir de revisão bibliográfica, este ensaio versa sobre as possíveis contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a discussão das Altas Habilidades/Superdotação e apresenta uma análise acerca do estereótipo criado em torno da concepção de genialidade, na educação da criança superdotada. Objetiva-se refletir sobre o desenvolvimento da criança superdotada em idade escolar, buscando contrapor o ideal de pequeno-gênio, sustentado nos meios de comunicação, no discurso do senso comum e na condução das práticas escolares, reafirmando a função da escola como espaço de humanização e desenvolvimento dos sujeitos, problematizando o utilitarismo educacional da sociedade capitalista.
Palavras-chave: Superdotação; Psicologia Histórico-Cultural; Educação.
Abstract
Based on a bibliographic review, this study deals with the possible contributions of Historical-Cultural Psychology to the discussion of High Abilities / Giftedness and presents an analysis of the stereotype created around the conception of genius in the education of gifted children. The objective is to reflect on the development of gifted children at school age, seeking to oppose the ideal of little genius sustained in the media, in the discourse of common sense and in the conduct of school practices, reaffirming the role of the school as a space for humanization and development of subjects, problematizing the educational utilitarianism of capitalist society.
Keywords: Giftedness; Historical-Cultural Psychology; Education.
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