Dupla condição: percalços para a conquista da equidade
Twice-exceptional: obstacles to achieve equity
Resumo
O presente ensaio se propõe realizar uma reflexão sobre as confusões mais comuns em torno do fenômeno das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), comparando e desmistificando certos termos, como “gênio” e “prodígio”, geralmente utilizados para se referir aos alunos com AH/SD. Também realiza uma breve recapitulação sobre os direitos dos alunos com AH/SD previstos na legislação brasileira e articula uma reflexão sobre as duplas condições mais comuns encontradas na literatura, como as combinações de AH/SD com a Síndrome de Asperger, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos de Aprendizagem (TA) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), discutindo os principais percalços que esses alunos e famílias enfrentam, para conseguir alcançar a equidade na escola, como previsto nas políticas públicas para a Educação Especial.
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Dupla condição; Altas habilidades/Superdotação.
Abstract
This essay aims to reflect about the most common confusions surrounding the phenomenon of Giftness, comparing and demystifying terms such as genius and prodigy, generally used to refer to gifted students. It also carried out a brief review on the rights of gifted students provided for in Brazilian legislation, and proposes a reflection on the most common double conditions found in the literature, such as combinations of Gift with Asperger Syndrome, Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder, Learning Disorders and Autism Spectrum Disorder, discussing the main obstacles that these students and families face to achieve equity in school, as provided for in public policies for Special Education.
Keywords: Inclusive Education; Twice exceptional; Giftness.
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