Reflexões sobre Altas Habilidades/Superdotação em Países da América Latina
Reflections on High Abilities/Giftedness in Latin American Countries
Resumo
Apresenta-se um panorama das altas habilidades/superdotação (AH/SD) na América do Latina relacionando-o ao contexto educacional brasileiro. Trata-se de estudo qualitativo em quatro países – Argentina, Costa Rica, Peru e Uruguai. Analisou-se as respostas de docentes e gestores de programas de atendimento às AH/SD, em cinco temáticas: Legislação e Políticas Públicas dirigidas às AH/SD, Espaços de pesquisas e/ou atendimentos, Processos de identificação, Formação Docente e Censo Escolar. Verificou-se que o tema é pouco presente nos cursos de graduação -, a formação se faz pela participação em cursos de curta duração, congressos e eventos, contribuindo para que as ações na área sejam ainda pouco efetivas, o atendimento aos estudantes com AH/SD esteja restrito à oferta em alguns serviços e programas da Educação Especial e que parte dos estudantes não esteja identificado e nem em atendimento.
Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação; América Latina; Políticas de Atendimento.
Abstract
An overview of high abilities/giftedness (HA/G) in Latin America is presented, relating it to the Brazilian educational context. This is a qualitative study in four countries – Argentina, Costa Rica, Peru and Uruguay. The answers from professors and managers of assistance programs to an HA/G survey were analyzed under five themes: Legislation and Public Policies directed to HA/G, Spaces for Research and/or Practice, Identification Processes, Teacher Training and School Census. It was found that the subject is not highly discussed in undergraduate courses. Thus, training is performed through participation in short-term courses, congresses, and events – which contributes to the fact that actions towards this sector are still ineffective. The service to students with HA/G is restricted to the scarce offer in some Special Education services and programs, and part of the students is neither identified nor undergoing professional care.
Keywords: High Abilities/Giftedness; Latin America; Service Policies.
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