Reflexões sobre Altas Habilidades/Superdotação em Países da América Latina

Reflections on High Abilities/Giftedness in Latin American Countries

Autores

Resumo

Apresenta-se um panorama das altas habilidades/superdotação (AH/SD) na América do Latina relacionando-o ao contexto educacional brasileiro. Trata-se de estudo qualitativo em quatro países – Argentina, Costa Rica, Peru e Uruguai. Analisou-se as respostas de docentes e gestores de programas de atendimento às AH/SD, em cinco temáticas: Legislação e Políticas Públicas dirigidas às AH/SD, Espaços de pesquisas e/ou atendimentos, Processos de identificação, Formação Docente e Censo Escolar. Verificou-se que o tema é pouco presente nos cursos de graduação -, a formação se faz pela participação em cursos de curta duração, congressos e eventos, contribuindo para que as ações na área sejam ainda pouco efetivas, o atendimento aos estudantes com AH/SD esteja restrito à oferta em alguns serviços e programas da Educação Especial e que parte dos estudantes não esteja identificado e nem em atendimento.

Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação; América Latina; Políticas de Atendimento.

 

Abstract

An overview of high abilities/giftedness (HA/G) in Latin America is presented, relating it to the Brazilian educational context. This is a qualitative study in four countries – Argentina, Costa Rica, Peru and Uruguay. The answers from professors and managers of assistance programs to an HA/G survey were analyzed under five themes: Legislation and Public Policies directed to HA/G, Spaces for Research and/or Practice, Identification Processes, Teacher Training and School Census. It was found that the subject is not highly discussed in undergraduate courses. Thus, training is performed through participation in short-term courses, congresses, and events – which contributes to the fact that actions towards this sector are still ineffective. The service to students with HA/G is restricted to the scarce offer in some Special Education services and programs, and part of the students is neither identified nor undergoing professional care.

Keywords: High Abilities/Giftedness; Latin America; Service Policies.

 

 

 

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Biografia do Autor

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Campus de São José do Rio Preto. Docente dos Programas de Pós-graduação em Ensino e Processos Formativos, UNESP/São José do Rio Preto e Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, UNESP/Bauru. Coordenadora da Rede de Atendimento Integral ao Superdotado (RAIS). Líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS).

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5244-5402 E-mail: carina.rondini@unesp.br

 

Eliane Regina Titon, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba-PR

Pesquisadora do Laboratório de Práticas e Pesquisas Educacionais em Altas Habilidades/Superdotação (LAPEAHS). Professora da Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba-PR.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5317-8879 E-mail: eliane.titon@gmail.com

Andrezza Belota Lopes Machado, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Docente do curso de Licenciatura em Pedagogia. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Inclusiva e o Aprender na Diversidade (GEIAD/UEA) e do Laboratório de Práticas e Pesquisas Educacionais em Altas Habilidades/Superdotação (LAPEAHS). Secretária do Conselho Brasileiro para Superdotação - ConBRaSD.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7032-4324 E-mail: andrezzabelota@uea.edu.br

 

 

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Publicado

26/11/2022
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Como Citar

RONDINI, C. A. .; TITON, E. R. .; MACHADO, A. B. L. Reflexões sobre Altas Habilidades/Superdotação em Países da América Latina: Reflections on High Abilities/Giftedness in Latin American Countries . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5673. Acesso em: 19 abr. 2024.