A governança corporativa como modelo de gestão das empresas educacionais financeirizadas: o caso do Grupo Ser Educacional S.A.
Corporate governance as a management model for financial educational companies: the case of Grupo Ser Educacional S.A.
Palavras-chave:
Financeirização; Governança corporativa; Grupo Ser Educacional S.A.Resumo
No contexto de financeirização da economia e da presença de instituições de ensino atuando na Bolsa de Valores, este artigo tem o objetivo de analisar as estratégias de gestão da governança corporativa do Grupo Ser Educacional S.A., que repercutem nas empresas educacionais pertencentes à holding. Trata-se de uma pesquisa de base documental, a partir do exame dos documentos do Grupo. Há indícios de que a adoção da governança corporativa altera a política das IES adquiridas pelo Grupo, por meio da incorporação do ensino híbrido e das tecnologias, criando uma anatomia do ensino com consequências sobre o trabalho do professor e sua função social no processo de ensino e aprendizagem, pois as IES adquiridas passam a ser orientadas pela lógica dos acionistas e pela maximização dos lucros.
Palavras-chave: Financeirização; Governança corporativa; Grupo Ser Educacional S.A.
Abstract
In the context of the financialization of the economy and the presence of educational institutions operating on the Stock Exchange, this article analyses the corporate governance management strategies of Grupo Ser Educacional S.A, which have an impact on the educational companies belonging to the holding company. This is a documentary-based research based on the examination of the group’s documents. There are indications that the adoption of this management model changes the policy of the HEI acquired by the Group, based on the incorporation of the culture of blended learning and technologies, creating an anatomy for teaching with repercussions on the work of teachers and in the teaching and learning process, as the acquired HEI are guided by the logic of shareholders and the maximization of profits.
Keywords: Financialization; Corporate governance; Grupo Ser Educacional S.A.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n° 9 394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/y6rvs5ud. Acesso em: 12 jun. 2023.
CHESNAIS, François. A mundialização financeira: gênese, custos e riscos. São Paulo: Xamã, 1998.
CHESNAIS, François. Mundialização: o capital financeiro no comando. Outubro Revista, n. 5, p. 7-28, fev. 2001.
COUTROT, Thomas. Organização do trabalho e financeirização das empresas: a experiência europeia. In: FERREIRA, Carla; SCHERER, André Forti (Org.). O Brasil frente à ditadura do capital financeiro: reflexões e alternativas. Lajeado: UNIVATES, 2005. p. 53-89.
DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo. São Paulo: Autonomia Literária, 2017.
DUMÉNIL, Gérard; LÉVY, Dominique. A finança capitalista: relações de produção e relações de classe. In: BRUNHOFF, Suzanne de et al. A finança capitalista. São Paulo: Alameda, 2010. p. 183-246.
GUTTMANN, Robert. Uma introdução ao capitalismo dirigido pelas finanças. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 82, p. 11-33, nov. 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA (IBGC). Código das melhores práticas de governança corporativa. 5. ed. São Paulo: IBGC, 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/59yvfjty. Acesso em: 28. jun. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA (IBGC). Origens da governança corporativa. IBGC, [on-line], [202-]. Disponível em: https://tinyurl.com/mr3u34ae. Acesso em: 28 jun. 2023
KATO, Fabíola Bouth Grello; CHAVES, Vera Lúcia Jacob; MEGUINS, Rosimê da Conceição. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Tempe, v. 28, n. 9, p. 1-24, jan. 2020.
LAPYDA, Ilan. François Chesnais. Finance capital today: corporations and banks in the lasting global slump [resenha]. Tempo Social, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 331-342, maio/ago. 2018.
LAPYDA, Ilan. Introdução à financeirização: David Harvey, François Chesnais e o capitalismo contemporâneo. São Paulo: CEFA Editorial, 2023.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
OLIVEIRA, Francisco de. O surgimento do antivalor. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 22, p. 8-28, 1988.
PAULANI, Leda. Brasil Delivery: servidão financeira e estado de emergência econômico. São Paulo: Boitempo, 2008.
PLIHON, Dominique. A Economia de fundos próprios: um novo regime de acumulação financeira. In: CHESNAIS, François; PILHON, Dominique. As armadilhas da finança mundial: diagnósticos e soluções. Lisboa: Campo da Comunicação, 2003. p. 15-34.
RABELLO, Cintia Regina Lacerda. Tecnologias digitais e ensino superior: uma experiência de desenvolvimento profissional docente na UFRJ. 2015. 262 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) –Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
SAUVIAT, Catherine; CHESNAIS, François. As transformações das relações salariais no regime de acumulação financeira. In: LASTRES, Helena M. M.; CASSIOLATO, José E.; ARROIO, Ana (Org.). Conhecimento, Sistemas de Inovação e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. p. 221-258.
SER EDUCACIONAL. Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP ) - 31/12/2013. Informações Trimestrais (ITR). Recife: Ser Educacional, 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/mrxzzenf. Acesso em: 14 jun. 2023.
SER EDUCACIONAL. Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) - 31/12/2022. Informações Trimestrais (ITR). Recife: Ser Educacional, 2022a. Disponível em: https://tinyurl.com/ynecbdzh. Acesso em: 14 jun. 2023.
SER EDUCACIONAL. Relatório de Sustentabilidade – 2021. Recife: Ser Educacional, 2022b. Disponível em: https://tinyurl.com/4p8curws. Acesso em: 14 jun. 2023.
SER EDUCACIONAL. Histórico. Ser Educacional - Relação com os Investidores, [on-line], 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/bdu779j2. Acesso em: 20 maio 2023.
SILVA JÚNIOR, João dos Reis. The new Brazilian University: a busca por resultados comercializáveis: para quem? Bauru: Canal 6, 2017.
VALE, Andréa A. do; CHAVES, Vera L. J.; CARVALHO, Cristina H. de A. Estratégias de expansão do segmento privado-mercantil do ensino superior brasileiro e suas repercussões no trabalho docente. In: CONGRESSO DE BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 16., 2013, Salvador. Anais... Brasília: SBS, 2013.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 316
- pdf downloads: 273