A governança corporativa como modelo de gestão das empresas educacionais financeirizadas: o caso do Grupo Ser Educacional S.A.

Corporate governance as a management model for financial educational companies: the case of Grupo Ser Educacional S.A.

Autores

Palavras-chave:

Financeirização; Governança corporativa; Grupo Ser Educacional S.A.

Resumo

No contexto de financeirização da economia e da presença de instituições de ensino atuando na Bolsa de Valores, este artigo tem o objetivo de analisar as estratégias de gestão da governança corporativa do Grupo Ser Educacional S.A., que repercutem nas empresas educacionais pertencentes à holding. Trata-se de uma pesquisa de base documental, a partir do exame dos documentos do Grupo. Há indícios de que a adoção da governança corporativa altera a política das IES adquiridas pelo Grupo, por meio da incorporação do ensino híbrido e das tecnologias, criando uma anatomia do ensino com consequências sobre o trabalho do professor e sua função social no processo de ensino e aprendizagem, pois as IES adquiridas passam a ser orientadas pela lógica dos acionistas e pela maximização dos lucros.

Palavras-chave: Financeirização; Governança corporativa; Grupo Ser Educacional S.A.

 

Abstract

In the context of the financialization of the economy and the presence of educational institutions operating on the Stock Exchange, this article analyses the corporate governance management strategies of Grupo Ser Educacional S.A, which have an impact on the educational companies belonging to the holding company. This is a documentary-based research based on the examination of the group’s documents. There are indications that the adoption of this management model changes the policy of the HEI acquired by the Group, based on the incorporation of the culture of blended learning and technologies, creating an anatomy for teaching with repercussions on the work of teachers and in the teaching and learning process, as the acquired HEI are guided by the logic of shareholders and the maximization of profits.

Keywords: Financialization; Corporate governance; Grupo Ser Educacional S.A.

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Biografia do Autor

Fabíola Bouth Grello Kato, UNIVERSIDADE FEDEREAL DO PARÁ

Doutora em Educação. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação Superior (GEPES), pesquisadora vinculada à ANPEd e à Rede Universitas.

E-mail: fabiola_kato@hotmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5396-9128

Tarcísio da Silva Cordeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutorando em Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Discente vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação Superior (GEPES) e à Rede Universitas.

E-mail: tarcisiocordeiro@outlook.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6256-4755

Carolina Costa da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa (UFPA). Discente vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação Superior (GEPES) e à Rede Universitas.

E-mail: carolc097@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1773-0750

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Publicado

10/11/2023
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Como Citar

BOUTH GRELLO KATO, F.; DA SILVA CORDEIRO, T.; COSTA DA COSTA, C. A governança corporativa como modelo de gestão das empresas educacionais financeirizadas: o caso do Grupo Ser Educacional S.A.: Corporate governance as a management model for financial educational companies: the case of Grupo Ser Educacional S.A. Revista Cocar, [S. l.], n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7539. Acesso em: 17 jun. 2024.