Contrato temporário e carreira docente: um estudo com professores iniciantes

Temporary contract and teaching career: a study with beginning teachers

Autores

Palavras-chave:

Professor iniciante, Trabalho docente, Contrato temporário

Resumo

O artigo analisa aspectos distintivos da profissionalidade de professores iniciantes em regime de trabalho temporário, com ênfase nas implicações do contrato temporário para a carreira profissional. Tem por base teórica conceitos e discussões sobre profissionalidade docente, inserção profissional, e trabalho docente. Metodologicamente, opera com aplicação de questionário exploratório e realização de entrevistas com 13 professores. Os resultados indicam que o contrato temporário, ao provocar instabilidade e diferença de direitos em relação a um profissional efetivo, representa um risco à profissionalidade docente, com implicações que incidem na precarização do trabalho docente e na intensificação das tensões próprias do início da carreira, com comprometimentos à trajetória docente.

Palavras-chave:  Professor iniciante; Trabalho docente; Contrato temporário.

 

Abstract

The article analyzes distinctive aspects of the professionalism of beginning teachers in a temporary work regime, with emphasis on the implications of the temporary contract for the professional career. It is theoretically based on concepts and discussions about teaching professionalism, professional insertion, and teaching work. Methodologically, it operates with the application of an exploratory questionnaire and interviews with 13 teachers. The results indicate that the temporary contract, by causing instability and difference of rights in relation to a permanent professional, represents a risk to the teaching profession, with implications that affect the precariousness of the teaching work and the intensification of the typical tensions faced on the beginning of the career, compromising on the teaching trajectory.

Keu words: Beginning teacher; Teaching work; Temporary contract.

 

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Biografia do Autor

Aurineide Maria de Almeida Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Educação Básica, licenciada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia Clínica e institucional. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: aurineidecastro4@gmail.com ORCID: http://orcid.org/0000.0002-8671-5984.

 

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FE/UFRJ, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFRJ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores – Geped/UFRJ/CNPq. Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. E-mail: giselicruz@ufrj.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5581-427x

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Publicado

14/10/2024
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Como Citar

DE ALMEIDA CASTRO, A. M.; BARRETO DA CRUZ, G. Contrato temporário e carreira docente: um estudo com professores iniciantes: Temporary contract and teaching career: a study with beginning teachers. Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9148. Acesso em: 26 dez. 2024.

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