Políticas de formação dos(as) profissionais da educação: construção, desmonte e (re)construção

Policies for forming education professionals: building, dismantle and (re)building

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores; Política Educacional; Diretrizes Curriculares

Resumo

O artigo discute as políticas de formação dos(das) profissionais da educação nos dois primeiros decênios do século XXI. Para tanto, situa, a partir da lei nº 9.394/1996, os principais atos normativos voltados para essa formação e os questionamentos e as proposições históricas dos movimentos dos(das) educadores(as) brasileiros(as) frente a esses atos. Ainda, tem como fontes de dados as normas definidoras dessas políticas e das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para formação dos(das) profissionais da educação, além de informações retiradas da base de dados abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. Ao longo deste estudo são demonstrados os processos de construção e desmonte das políticas examinadas, ao mesmo tempo em que se localiza as conquistas alcançadas e os desafios que persistem para o campo da formação dos(das) profissionais na Educação no Brasil.

Palavras-chave: Formação de Professores; Política Educacional; Diretrizes Curriculares

 

Abstract

This article discusses the policies for forming education professionals in the two first decades of the XXI century. For such, it places, with base in the law number 9.394/1996, the first normative acts towards this type of education and the questions and historical propositions of the movements led by the brazilian educators. The main data source are the norms that define these policies and the national curriculum guidelines for the formation of education professionals, and also the information from the open database of the Coordination of Improvement of Superior Education Staff. During the study, we demonstrate the processes of building and dismantling our reviewed policies, while also placing the victories reached and challenges that still persist on the field of forming education professionals in Brazil.

Keywords: Forming Professors, Educational Policies, Curriculum Guidelines

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Soares Pereira da Silva, Univesidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação (Unicamp). Mestre em Educação (UFG). Licenciado em Pedagogia (PUC-GO). Professor no Programa de Pós-graduação em Educação da UFU (PPGED-UFU) na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. E-mail: marcelospsilva@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7668-5673.

 

Elenita Pinheiro de Queiroz Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Doutora em Educação (UFU). Mestra em Educação (UFBA). Licenciatura Plena em Ciências – Habilitação em Biologia (UEFS). Professora Programa de Pós-graduação em Educação da UFU (PPGED-UFU) na Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática. E-mail: elenitapinheiro@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8725-7631.

 

Referências

AMARAL, Gislene Alves; SILVA, Marcelo Soares Pereira. Gênese da política nacional de formação no contexto das reconfigurações do Estado brasileiro no período de 2007 a 2010. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23 n. 3, p. 498-522, set./dez., 2019. E-ISSN: 1519-9029. DOI: 10.22633/rpge.v23i3.12526. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12526/8426. Acesso em: 10/04/2024.

ANFOPE – Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais da Educação. Documento final XII Encontro Nacional: políticas públicas de formação dos profissionais da educação: desafios para as instituições de ensino superior. Brasília-DF, Ago, 2004. Disponível em: https://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/12%C2%BA-Encontro-Documento-Final-2004.pdf. Acesso em: 12/04/2024.

ANFOPE – Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais da Educação. Documento Final XV Encontro Nacional: políticas de formação inicial e continuada de profissionais da educação no contexto dos anos 2000. Caldas Novas-Go, Nov. 2010. Disponível em: https://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/15%C2%BA-Encontro-Documental-Final-2010.pdf. Acesso em: 12/04/2024.

ANFOPE – Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais da Educação. Nota da Anfope sobre o Parecer CNE/CP Nº 4/2024. Abril de 2024. Disponível em: https://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Nota-Anfope_correcao_final.pdf. Acesso em: 12/04/2024.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 26 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 08/04/2024

BRASIL. Lei nº 13.995, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 08/04/2024

BRASIL. Ministério da Educação. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica: objetivos, diretrizes, funcionamento. Brasília, DF 2005 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livrodarede.pdf. Acesso em: 08/04/2024

FERREIRA DE JESUS, Leandro; ALVES DOS REIS, João Paulo; GUIMARÃES, Ged. O sentido da formação inicial de professores para a Educação Básica: reflexões sobre a Resolução CNE/CP nº 2/2019. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5552. Acesso em: 25/04/2024.

FREITAS, Helena Lopes Costa de. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 85, p. 1095-1124, dezembro 2003. https://www.scielo.br/j/es/a/TpMhzhVLmJvtqCGVRqPXGXx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15/04/2024.

LOCATELLI, Cleomar e DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação de profissionais da educação fóruns estaduais permanentes de apoio à formação docente: crônica de uma morte anunciada. Educação e Sociedade, Campinas, v.40, e0186542, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/X3tsLYdsX8MsvHJyrcXDhjy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15/04/2024.

MAUÉS, Olgaíses. Políticas de formação Continuada e sua relação com a Avaliação de Professores. Educação em Questão. In: Brasil. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica: objetivos, diretrizes, funcionamento. 2005 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livrodarede.pdf. Acesso em: 15/04/2024.

PEREIRA, Eliseu. Teologia do domínio: uma chave de interpretação da relação evangélico-política do bolsonarismo. Projeto História, São Paulo, v. 76, pp. 147-173, Jan.-Abr., 2023. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/60331/42102. Acesso em: 15/04/2024.

Downloads

Publicado

17/09/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 96
  • pdf downloads: 73

Como Citar

SOARES PEREIRA DA SILVA, M.; PINHEIRO DE QUEIROZ SILVA, E. Políticas de formação dos(as) profissionais da educação: construção, desmonte e (re)construção: Policies for forming education professionals: building, dismantle and (re)building. Revista Cocar, [S. l.], n. 27, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9106. Acesso em: 22 nov. 2024.