O sentido da formação inicial de professores para a Educação Básica: reflexões sobre a Resolução CNE/CP nº 2/2019

The meaning of initial teacher training for Basic Education: reflections on Resolution CNE/CP nº 2/2019

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Resumo

O artigo apresenta reflexões a partir da interrogação do sentido da formação inicial de professores para a Educação Básica expresso na Resolução CNE/CP nº 2/2019. Para isso, propôs-se a seguinte problemática: Que sentido da formação inicial de professores para a Educação Básica está expresso na Resolução CNE/CP nº 2/2019? Utilizou-se a análise bibliográfica e documental, apoiando-se na abordagem qualitativa em pesquisa. Interrogar e pensar a formação na universidade é buscar o primado do seu sentido enquanto instituição sociocultural de formação do ser humano, não uma formação circunscrita à qualificação técnica, operacional, instrumental. É preciso pensar uma formação de professores para além de competências, de habilidades, do mercado. É preciso pensar uma formação de seres humanos pensantes, que interrogam, refletem as ideias, as práticas da sua realidade.

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Biografia do Autor

Leandro Ferreira de Jesus, Universidade Estadual de Goiás

Graduação em Pedagogia pela UNEB (2008), Letras/Português pelo CEUCLAR (2020) e Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPGIELT/UEG). Analista de Gestão Gorvernamental na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Membro do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI/UEG).

E-mail: leoteog@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9538-200X

João Paulo Alves dos Reis, Universidade Estadual de Goiás

Graduação em Filosofia pela UEMG (2011), Teologia Católica pelo UNINTER (2021) e Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPGIELT/UEG).

E-mail: joaopaulo.mg.br@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3879-2587

 

Ged Guimarães, Universidade Estadual de Goiás

Graduação em Pedagogia pela PUC-GO (1987), Mestrado em Educação pela UFG (1993) e Doutorado em Educação pela UFMG (2004). É Pós-Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal (2013). Professor permanente da Pós-Graduação no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPGIELT) da UEG/Anápolis-GO. E-mail: ged.guimaraes@ueg.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8261-2833

 

 

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Publicado

01/02/2024
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Como Citar

FERREIRA DE JESUS, L.; ALVES DOS REIS, J. P.; GUIMARÃES, G. O sentido da formação inicial de professores para a Educação Básica: reflexões sobre a Resolução CNE/CP nº 2/2019: The meaning of initial teacher training for Basic Education: reflections on Resolution CNE/CP nº 2/2019. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5552. Acesso em: 26 dez. 2024.