Saberes que vêm das águas: o brincar da criança quilombola da comunidade São Sebastião/PA

Conocimiento que viene del agua: el juego de los niños quilombolas de la comunidad de São Sebastião/PA

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Saberes, Brincar

Resumo

Este estudo analisou os saberes compartilhados pelas crianças da comunidade São Sebastião, durante o brincar no rio Genipaúba, no município de Acará-PA. A fim de desvelar tais saberes, construímos a seguinte questão problema: Quais saberes estão presentes nas brincadeiras no rio vivenciadas pelas crianças da comunidade São Sebastião? No navegar dessa viagem tivemos como intérpretes onze crianças. No percurso metodológico utilizamos abordagem qualitativa. As técnicas para coletas de dados foram: observação participante, rodas de conversa, entrevista individual, diário de campo, registros fotográficos, gravação de voz e filmagem. Na interpretação dos dados utilizamos análise de conteúdo. Dessa forma, identificamos os saberes fomentados no brincar nas águas e compreendemos que o universo lúdico de nossos intérpretes se entrelaça a processos educativos e culturais.

Palavras-chave: Crianças; Saberes; Brincar.

 

 

Resumen

Este estudio analizó los conocimientos compartidos por niños de la comunidad de São Sebastião, mientras jugaban en el río Genipaúba, en el municipio de Acará-PA. Para revelar dichos conocimientos, construimos la siguiente pregunta problema: ¿Qué conocimientos están presentes en los juegos en el río vivido por niños de la Comunidad de São Sebastião? Durante este viaje contamos con once niños como intérpretes. En el enfoque metodológico se utilizó un enfoque cualitativo. Las técnicas de recolección de datos fueron: observación participante, círculos de conversación, entrevistas individuales, diario de campo, registros fotográficos, grabación de voz y filmación. Al interpretar los datos utilizamos el análisis de contenido. De esta manera, identificamos los conocimientos que se fomentan al jugar en el agua y entendemos que el universo lúdico de nuestros intérpretes se entrelaza con procesos educativos y culturales.

Palabras clave: Niños; Conocimiento; Jugar.

 

 

 

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Biografia do Autor

Tatiane de Nazaré Rodrigues da Cunha, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Mestra em Educação (UEPA); Especialista em Educação Inclusiva (Faculdade Pan Americana); Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais, com habilitação em Biologia (UEPA); Graduada em Licenciatura Plena em Ciências da Religião (UEPA). Participa de grupos de pesquisas, como: CUMA (Culturas e Memórias Amazônicas), da Universidade do Estado do Pará, e NUPEIA (Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de Crianças em Diferentes Contextos), da Universidade Federal do Pará. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação no município de Acará/ PA e na Secretaria Municipal de Educação no município de Ananindeua/ PA.

E-mail: tatiane-rc@hotmail.com     ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5545-2686

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Publicado

04/08/2024
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Como Citar

RODRIGUES DA CUNHA, T. de N. Saberes que vêm das águas: o brincar da criança quilombola da comunidade São Sebastião/PA : Conocimiento que viene del agua: el juego de los niños quilombolas de la comunidad de São Sebastião/PA. Revista Cocar, [S. l.], n. 25, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9056. Acesso em: 21 nov. 2024.